NOTÍCIAS

Informações atualizadas todos os dias

Região Sul é destaque no Seminário dos Conseleites

MB COMUNICAÇÃO 

 

“O 1º Seminário dos Conseleites com a participação de todos os Estados foi essencial para discutir o fortalecimento dessas organizações paritárias formadas por produtores de leite e agroindústria, que são essenciais para tratar mensalmente sobre a previsibilidade e melhoria da comercialização do leite”. A afirmação é do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, José Zeferino Pedrozo, ao comentar sobre o evento realizado nessa quarta-feira (14), de forma virtual, reunindo lideranças dos produtores de leite e entidades representativas dos laticínios.

 

Pedrozo comentou, ainda, que a região Sul foi destaque no encontro pelo pioneirismo na criação dos Conseleites e pelo crescimento expressivo no setor, que em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul está acima da média dos demais estados. “Santa Catarina é o quarto maior produtor brasileiro de leite e a tendência é crescer ainda mais”. 

 

Por fim, o presidente realçou a satisfação em observar o nome da Epagri mencionado no evento pela credibilidade da informação do custo de produção. “Isso é motivo de orgulho, pois demostra o reconhecimento pelo excelente trabalho que o órgão vem desenvolvendo, não somente no setor de leite, mas também nos demais produtos do agro”, completou Pedrozo.

 

O encontro foi promovido pela Secretaria de Política Agrícola e pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Embrapa Gado de Leite. O objetivo foi discutir aspectos para aprimorar os Conselhos e estruturas semelhantes já em bom funcionamento e estimular o fomento e a criação de novas iniciativas estaduais ou regionais.

 

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o secretário de Política Agrícola, César Halum, conduziram a abertura do seminário e ressaltaram a importância dos Conseleites para garantir a previsibilidade de preços para o setor lácteo.

 

A programação incluiu explanação sobre o funcionamento dos conselhos em alguns estados, metodologia e como são formados os valores de referência. Também foi destaque a importância de uma política de Estado para o setor e engajamento de produtores e demais elos da cadeia produtiva no fortalecimento do Conseleite.

 

Caracterizado como um conselho formado por produtores, laticínios, indústria, entidades ligadas ao setor e universidades, o Conseleite visa tratar de soluções conjuntas para problemas do setor lácteo, como a análise de custos de produção e estabelecimento de preços de referência que os laticínios pagam aos produtores.