NOTÍCIAS
Informações atualizadas todos os dias
Setores de aves e de suínos aplaudem aprovação da Desoneração da Folha na CCJ

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) aplaudiu hoje a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara do Projeto de Lei n° 2541/2021, de autoria dos Deputados Federais Efraim Filho e Dagoberto Nogueira, que altera a Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, para prorrogar o prazo quanto à contribuição previdenciária sobre a receita bruta – chamada “desoneração da folha de pagamento” – até 2023.
A lei tem por objetivo estimular a geração de emprego e renda em cadeias produtivas de setores intensivos em mão de obra, como é o caso da cadeia agroindustrial da avicultura e da suinocultura e outros setores.
Na avaliação da ABPA, a aprovação na Câmara é uma vitória para o País, já que preserva temporariamente o modelo tributário em vigor desde a instalação da Lei 12.546, de 2011, para os 17 setores que mais empregam em todo o país.
Uma eventual reoneração, alerta a ABPA, poderia causar impactos diretos nos custos de produção, agravando o quadro inflacionário dos alimentos decorrente das altas de insumos, além da suspensão imediata das contratações e um provável risco de perda de mão de obra em meio à retomada econômica.
Por este motivo, a ABPA agora trabalhará para sensibilizar senadores acerca da importância da celeridade da aprovação da matéria no âmbito do Senado Federal, para encaminhamento urgente para sanção presidencial, evitando a perda do prazo para a manutenção do benefício.
Hoje, a avicultura e a suinocultura do Brasil empregam 4 milhões de trabalhadores direta e indiretamente. Cerca de 500 mil postos de trabalho são gerados apenas nas plantas frigoríficas. Apenas durante o ano de 2020, em meio à pandemia, as agroindústrias do setor contrataram mais de 20 mil trabalhadores, com o aumento da produção de alimentos para o abastecimento interno.
16/08/2022 Sistema Faesc/Senar-SC promove curso sobre eSocial, Nota Fiscal Eletrônica e Declaração do ITR
16/08/2022 Mais de 70 lideranças catarinense participam do Encontro Nacional do Agro em Brasília
11/08/2022 Produtores de leite de Concórdia participam do CIRCUITO AGRO BB
11/08/2022 CIRCUITO AGRO BB reúne produtores de leite em Seara
10/08/2022 Sistema Faesc/Senar-SC participa do Encontro Nacional do Agro em Brasília
09/08/2022 Saiba como se proteger da VENDA CASADA no momento de contratar crédito rural
04/08/2022 CIRCUITO AGRO BB reúne produtores de leite em Ituporanga
02/08/2022 ID AGRO aumenta a segurança no registro de máquinas agrícolas
02/08/2022 Prazo para envio da DITR 2022 começa no dia 15 de agosto e vai até 30 de setembro
02/08/2022