NOTÍCIAS

Informações atualizadas todos os dias

CIRCUITO AGRO BB reúne produtores de leite em Ituporanga

MB Comunicação

Levar informação, capacitação e treinamento são os objetivos do Circuito Agro BB – Gestão das Propriedades Rurais. O projeto é do SENAR Nacional em parceria com o Banco do Brasil e, em Santa Catarina, é desenvolvido pelo SENAR/SC juntamente com os Sindicatos Rurais.

Depois dos eventos realizados em Irineópolis, São Joaquim, Pinhalzinho, Tangará, Joaçaba, Araranguá, Meleiro e Rio do Oeste, a ação está programada para esta terça-feira (2), em Ituporanga, no vale do Itajaí, tendo como foco a bovinocultura de leite. As atividades serão realizadas, das 9 às 16 horas, no Clasen Hotel.

O objetivo dessa parceria é levar informações técnicas, gerenciais e de crédito rural aos produtores rurais para melhorar a gestão da atividade e, com isso, aumentar os resultados econômicos, realça o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC José Zeferino Pedrozo.

Ao todo, são 15 eventos e cada edição do circuito tem duração de aproximadamente oito horas, com turmas entre 25 a 30 participantes. O conteúdo programático está distribuído nos módulos técnico, gerencial e crédito rural conforme informado pela coordenadora estadual Paula Coimbra Nunes. 

O público-alvo do Circuito Agro BB é formado por produtores rurais em geral e por aqueles que participam ou participaram do programa de assistência técnica e gerencial (ATeG) ministrado pelo SENAR. A formatação do Circuito de Treinamento Agro obedece a um plano instrucional que delineará todo o conteúdo programático a ser discorrido durante o evento, assim como as cargas horárias de cada módulo, informa o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi.

Dessa forma, o evento é divido em três módulos distribuídos no decorrer da carga horária. O Módulo Técnico compreende as principais cadeias produtivas da região onde ocorre o evento.

O Módulo Gerencial, com duas horas de duração, aborda as questões de gerenciamento da atividade rural, com foco em receitas, componentes do custo (custo operacional efetivo, custo operacional total e custo total), entendendo o fluxo de caixa, diferenças entre os custos de produção e o fluxo de caixa. Também entra na pauta a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) prestada pelo SENAR em Santa Catarina. Esses dois primeiros módulos são ministrados pelo técnico Henrique Rodrigues da Fonseca.

O Módulo Crédito Rural aborda, nas duas horas finais, o que o produtor rural precisa para acessar o crédito rural e quais as principais linhas de crédito disponíveis.

O evento em Ituporanga é organizado pelo Sindicato Rural do município e pelo supervisor regional do SENAR/SC Darci. A. Wollmann com apoio dos técnicos de campo da ATeG, Ane Fernanda Hoffmann e Lucas José Oberosler, e do supervisor técnico Gerson Cunha.

CALENDÁRIO DEFINIDO

 

CIRCUITO AGRO BB

Cidade

Região

Supervisor

Data

Cadeia Produtiva

Major Vieira

Norte

Carine Weiss

03/ago

Bovinocultura de leite

Ituporanga

Vale do Itajaí

Darci. A. Wollmann

02/ago

Bovinocultura de leite

Seara

Oeste

Helder Jorge Barbosa

10/ago

Bovinocultura de leite

Concórdia

Oeste

Helder Jorge Barbosa

11/ago

Bovinocultura de leite

Itapiranga

Extremo Oeste

Grasiane Bittencourt

23/ago

Bovinocultura de leite

São Miguel do Oeste

Extremo Oeste

Grasiane Bittencourt

24/ago

Bovinocultura de leite