FAESC
13 de novembro 2025
FAESC
12 de novembro 2025
FAESC
12 de novembro 2025
O Movimento Pró-Ferrovias, iniciado em 2019 é integrado por oito entidades com um único interesse de transformar o fluxo logístico por meio do modal ferroviário. A iniciativa ganhou força, pois o gargalo é um desafio nacional do comércio, da indústria, da agricultura.
A Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC), a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Centro Empresarial de Chapecó (CEC), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne) buscam o engajamento do setor privado e público como estratégia urgente para reduzir custos, aumentar a competitividade na produtividade e garantir sustentabilidade no crescimento dos setores.
Durante o 2° Simpósio de Simpósio da Integração Logística do Sul, realizado nesta sexta-feira (14), na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) em paralelo com a Fetranslog, a carta foi assinada pelas autoridades e participantes do evento.
CARTA MOVIMENTO PRÓ-FERROVIA
Aos senhores e senhoras representantes dos poderes públicos e das entidades empresariais e de classe dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
As entidades participantes do Movimento Pró-ferrovias de Santa Catarina, em conjunto com suas congêneres dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, reafirmam seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país, por meio do fortalecimento do setor produtivo e da modernização da infraestrutura nacional.
A competitividade empresarial e a eficiência logística são hoje temas estratégicos e urgentes para sustentar o crescimento dos Estados do Sul e suas interrelações com o centro-oeste brasileiro, especialmente nas cadeias do agronegócio, indústria e exportação. Essas regiões, reconhecidas por sua integração cultural, social e territorial, e por seu desenvolvimento econômico, enfrentam, contudo, uma deficiência estrutural histórica: a limitação dos modais de transporte e a dependência excessiva do modal rodoviário.
Ampliar e integrar os modais logísticos brasileiros com visão de longo prazo, sustentabilidade e sinergia regional é o propósito das entidades catarinenses que compõem o Movimento Pró-Ferrovias. O movimento defende a retomada e a ampliação do transporte ferroviário como eixo estruturante da logística nacional, garantindo a competitividade de setores estratégicos, como o agronegócio, a indústria e o comércio exterior, que enfrentam crescentes desafios frente aos custos e limitações de transporte.
Em 2025, o Movimento Pró-Ferrovias consolidou avanços significativos no cenário estadual e nacional. Ganhou força política consolidando-se como referência no debate sobre infraestrutura logística e desenvolvimento regional. Destaca-se, a participação na construção da lei estadual de ferrovias, instituída em junho de 2025 , e a iniciativa do governo estadual em reunir-se com as demais lideranças do estado do Parané e Rio Grande do Sul para criação de um grupo de trabalho com objetivo de construir a ligação da malha ferroviária entre os estados.
O trabalho iniciado em 2019, agora fortalecido por essa articulação interestadual, reflete o compromisso das entidades empresariais com um projeto de integração nacional que ultrapassa fronteiras estaduais e setoriais, mirando o desenvolvimento sustentável, a redução de custos logísticos e o fortalecimento da competitividade do Sul do Brasil.
Neste 14 de novembro de 2025, o Movimento Pró-Ferrovias — formado pela ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal; ACIC – Associação Comercial e Industrial de Chapecó; CEC – Centro Empresarial de Chapecó; FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina; FAESC – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina; FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina; OCESC – Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina; e SINDICARNE – Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Estado de Santa Catarina reafirma sua disposição de contribuir com os governos estaduais e federal na consolidação de uma nova agenda ferroviária para o país.
Os Estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul concentram milhões de empregos diretos e indiretos, e suas economias dinâmicas dependem de um sistema logístico eficiente e competitivo. Santa Catarina, por exemplo, registra atualmente a menor taxa de desemprego do país e um crescimento expressivo nas exportações, que avançaram mais de 5% em outubro de 2025. O setor produtivo catarinense, amplamente exportador e integrado internacionalmente, reforça a urgência de uma logística moderna e intermodal, capaz de sustentar o ritmo de expansão e de agregar valor às cadeias produtivas regionais.
O projeto logístico intermodal, com foco na integração ferroviária, rodoviária e marítima, permitirá o transporte mais eficiente e sustentável de insumos e produtos acabados, abrangendo setores como alimentos e bebidas, móveis, combustíveis e biocombustíveis, madeira e aço, grãos, construção civil, têxtil, metalmecânico, plástico, farmacêutico e cerâmico, entre outros.
É tempo de unir esforços políticos, empresariais e sociais para tornar a ferrovia uma realidade concreta conectando territórios, reduzindo custos logísticos e promovendo desenvolvimento econômico sustentável.
Somente com visão integrada, compromisso compartilhado e articulação permanente entre os Estados e o setor produtivo será possível assegurar o futuro logístico e econômico do Sul do Brasil.
Chapecó (SC), 14 de novembro de 2025.
ACIC – Associação Comercial e Industrial de Chapecó / Helon Antonio Rebelatto – Presidente
ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal / Ricardo José Santin – Presidente
CEC – Centro Empresarial de Chapecó / Carlos Roberto Klaus – Presidente
FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina/ Elson Otto – Presidente
FAESC – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina /José Zeferino Pedrozo – Presidente
FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina / Gilberto Seleme – Presidente
OCESC – Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina / Vanir Zanatta – Presidente
SINDICARNE – Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina / José Antônio Ribas Junior – Presidente