FAESC é homenageada pela parceria ao longo dos 50 anos da Embrapa Suínos e Aves

FAESC é homenageada pela parceria ao longo dos 50 anos da Embrapa Suínos e Aves
FAESC
12 de Novembro de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/SENAR

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) foi uma das entidades homenageadas pela parceria de 50 anos com a Embrapa Suínos e Aves, sediada em Concórdia, em prol do fortalecimento da agricultura em Santa Catarina. A sessão solene, promovida na segunda-feira (10) pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), foi proposta pelo presidente da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Alesc, deputado Altair Silva (PP).

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, recebeu a honraria e destacou a importância da parceria e realçou a satisfação em estar presente na celebração dos 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, unidade de Concórdia. “A instituição representa o que há de mais avançado em ciência, inovação e compromisso com o desenvolvimento sustentável da agropecuária brasileira. Estamos aqui para reconhecer uma trajetória marcada por excelência técnica e impacto social, de um órgão que foi agente transformador, antecipando tendências, qualificando práticas e promovendo o crescimento de milhares de produtores em todo o país”, afirmou.

Pedrozo ressaltou, ainda, que iniciativas como o software BiosSui, a exposição “50 Anos – No Caminho da Suinocultura e da Avicultura” e o evento “Elas no Agro” são expressões vivas da capacidade da Embrapa de inovar com propósito e incluir com sensibilidade. “A homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, por iniciativa do deputado Altair Silva, reforça o reconhecimento público da relevância institucional da Embrapa. E nós, que participamos desta Sessão Solene, nos somamos a esse reconhecimento, reafirmando nosso compromisso com a valorização da ciência, da produção rural e da governança que transforma”, concluiu.

LEGADO DA PESQUISA AGROPECUÁRIA

Criada em 1975, a Embrapa Suínos e Aves contribuiu para o crescimento das cadeias produtivas de suínos e aves. Ao longo das cinco décadas, proporcionou avanços em melhoramento genético, sanidade animal, nutrição e capacitação.

Além da Faesc, foram homenageadas outras instituições e personalidades ligadas à trajetória da Embrapa Suínos e Aves. Confira todos os homenageados:

HOMENAGEADOS

  • Embrapa Suínos e Aves.
  • Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina.
  • Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).
  • Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
  • Federação das Cooperativas Agrícolas de Santa Catarina (Fecoagro).
  • Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc).
  • Associação Catarinense de Avicultura (Acav).
  • Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS).
  • Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne).
  • Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa).
  • Moacir Sopelsa — deputado estadual de 1999 a 2023; secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura de 2003 a 2006; secretário da Agricultura e Pesca de 2015 a 2018.
  • Odacir Zonta — deputado federal por Santa Catarina de 2003 a 2011; deputado estadual de 1995 a 2003; secretário da Agricultura do Estado de Santa Catarina nos períodos de 1985 a 1987 e de 1999 a 2002.
  • Luiz Fernando Furlan — ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio de 2003 a 2007; presidente do Conselho de Administração do Grupo Sadia de 1993 a 2003 e de 2008 a 2011.
  • Neivor Canton — presidente da Copérdia de 1995 a 2007; atual presidente da Aurora Alimentos e vice-presidente para Assuntos Estratégicos da Fiesc.
  • Mário Faccin - CEO da Master Agroindustrial.
  • Ivomar Oldoni - diretor do Centro de Inteligência e Excelência Operacional da BRF.
  • Irani Pamplona Peters - diretora-presidente da Pamplona Alimentos S.A.
  • Amálio Nobre Júnior - inspetor do Sistema de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
  • Osório Dal Bello — integrante do Conselho Assessor Externo da Embrapa Suínos e Aves de 2010 a 2011; presidente do Sindicarne-SC de 2009 a 2015; diretor global de Excelência e Inovação Agropecuária na JBS desde 2019.
  • Paulo Tramontini — um dos autores da mobilização para criação da Embrapa Suínos e Aves em 1975; presidente da ACCS de 1969 a 1986 e de 1995 a 2003.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Alesc

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Leia também

SENAR

|

5 de novembro 2025

Programa voltado à saúde feminina atende mais de 250 mulheres em Macieira Promover a saúde e a qualidade de vida das mulheres do meio rural, com ações educativas, preventivas e de diagnóstico.

SENAR

|

5 de novembro 2025

Ação dos Programas Saúde do Homem e da Mulher Rural são promovidos com sucesso em São Pedro de Alcântara O município de São Pedro de Alcântara foi cenário de uma importante ação voltada à promoção da saúde e qualidade de vida da população do campo. O evento integrou os Programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher Rural, iniciativas do Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural local e a Prefeitura Municipal.

FAESC

|

4 de novembro 2025

Seminário de Líderes discute os desafios e os avanços do Sindicato Rural de Braço Do Norte O município de Braço do Norte sediou, no dia 24 de outubro, o Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Braço do Norte, reunindo cerca de 800 participantes entre produtores, dirigentes sindicais e representantes de instituições parceiras.

FAESC

|

31 de outubro 2025

CNA debate investigação de dumping nas importações de leite em pó do Mercosul A CNA participou, na terça (28), de uma reunião com parlamentares integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para discutir a investigação de dumping nas importações de leite em pó do Mercosul.

SENAR

|

30 de outubro 2025

Vargem Bonita reúne 150 mulheres do campo em ação voltada à saúde do público feminino O evento do Programa Saúde da Mulher Rural, realizado no dia 21 de outubro, em Vargem Bonita, reuniu 150 mulheres para um dia inteiramente voltado ao bem-estar, à prevenção e à valorização da mulher do campo. A iniciativa, do Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural de Catanduvas em parceria com a Prefeitura Municipal de Vargem Bonita, contou com o apoio de diversas instituições locais, que contribuíram para o sucesso das atividades.

SENAR

|

30 de outubro 2025

Mais de 300 pessoas presentes na ação do Programa Saúde da Mulher Rural em Santa Terezinha O Programa Saúde da Mulher Rural, recém-promovido pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Terezinha e a Prefeitura Municipal, foi um sucesso.

FAESC

|

29 de outubro 2025

Webinar do Sistema FAESC/SENAR e Safras & Mercado aborda os desafios do mercado do arroz O penúltimo webinar do ano, promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a Safras & Mercado, teve como tema “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado do arroz”.

FAESC

|

28 de outubro 2025

Faesc e Conseleite cobram ações do governo para frear crise na cadeia produtiva do leite Lideranças da cadeia produtiva do leite se reuniram para discutir os entraves que têm impactado produtores rurais e laticínios, como o desequilíbrio entre oferta e demanda, o aumento das importações e o fato de os custos de produção superarem o valor pago pelo litro de leite.

FAESC

|

27 de outubro 2025

Prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais traz alívio aos produtores A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) avalia de forma positiva a prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais.

SENAR

|

24 de outubro 2025

Ação do Programa Saúde da Mulher Rural é promovida com sucesso em Capinzal A ação do Programa “Saúde da Mulher Rural”, realizado recentemente, no município de Capinzal, no Meio Oeste, reuniu aproximadamente 140 mulheres do meio rural.

FAESC

|

23 de outubro 2025

CNA E FAESC orientam produtores sobre transição da Reforma Tributária Encontro regional reuniu, de forma presencial e online, cerca de 250 participantes

SENAR

|

23 de outubro 2025

Programa Saúde da Mulher Rural atende cerca de 250 pessoas em Lebon Régis O município de Lebon Régis reuniu, no dia 15 de outubro, aproximadamente 250 mulheres rurais em uma ação do Programa Saúde da Mulher Rural. A iniciativa, promovida pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Lebon Régis e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, teve como objetivo promover a educação para o cuidado com a saúde, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças que afetam a população feminina.