SENAR
19 de novembro 2024
FAESC
14 de novembro 2024
Dois dias de muito conhecimento, interação e homenagens. Assim foi o 2º Encontro Estadual de Colaboradores dos Sindicatos Rurais, realizado na última quinta e sexta-feira (7 e 8), em São José, na Grande Florianópolis. A iniciativa foi da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC).
O objetivo foi compartilhar boas práticas, promover a atualização e a capacitação dos recursos humanos dos Sindicatos Rurais, com foco em uma atuação eficaz, integrada e engajada. Além disso, foi uma oportunidade para criar um ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências e, dessa forma, aprimorar o atendimento aos produtores rurais.
Na quinta-feira (07), as atividades iniciaram com a explanação do vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, que deu as boas-vindas ao público e ressaltou a importância da iniciativa para fortalecer a atuação e manter um trabalho alinhado entre o Sistema Faesc/Senar e os Sindicatos de todo o estado. “Sempre saímos enriquecidos de encontros como esses. A participação de palestrantes renomados e das profissionais do Senar Nacional é fundamental para que possamos aprimorar nossos conhecimentos e práticas, garantindo que as demandas e os desafios do setor sejam atendidos de forma eficiente”.
Em seguida, o especialista em Gestão do Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Celso Garcia, conduziu o workshop de “Desenvolvimento dos colaboradores dos Sindicatos Rurais”. Segundo ele, é fundamental pensar no Sindicato em duas instâncias: o desenvolvimento da organização e o desenvolvimento das pessoas e da relação entre esses dois aspectos. “Afinal de contas, essas pessoas influenciam o Sindicato e o Sindicato influencia as pessoas. Na minha visão, o ponto de partida para estruturar o Sindicato é o foco em comportamento e desenvolvimento humano. Ao melhorarmos a gestão, estamos mais próximos daquilo que é o objetivo de existirmos enquanto instituição”, afirmou Garcia.
Na sexta-feira (8), a programação retomou com fotografia oficial do grupo, seguida pela abertura oficial do evento, com a presença do presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, do vice-presidente de secretaria da Faesc, Enori Barbieri, do superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, da assessora jurídica sindical e coordenadora do evento Andreia Barbieri Zanluchi, e da diretora adjunta da Diretoria de Educação Profissional do Senar Fabíola Bomtempo, entre outras lideranças.
Em seu discurso, o presidente Pedrozo valorizou o trabalho essencial desenvolvido nas bases pelos colaboradores dos Sindicatos Rurais. “A dedicação das nossas equipes é o que fortalece a nossa entidade e garante um atendimento de excelência aos produtores. A capacitação e o acesso à informação são fundamentais para que possamos trazer ao setor rural as melhores práticas e é por isso que momentos como esse são tão importantes. Neste segundo encontro, reafirmamos nosso compromisso com a qualidade e com o desenvolvimento do agronegócio catarinense, reforçando os valores e a missão do Sistema CNA/Faesc/Senar”.
PALESTRAS
A agenda também contemplou palestras sobre “Legislação Previdenciária”, com o advogado Tássio Gutierre e sobre a “Metodologia da mobilização e apresentação das inovações tecnológicas nas ações do Senar pela Administração Central”, com a diretora adjunta da Diretoria de Educação Profissional do Senar Fabíola Bomtempo e a assessora técnica da Administração Central do Senar Carolina Pereira. O evento encerrou com o administrador de empresas, conferencista no Brasil e no exterior, professor Gretz que abordou “A força do entusiasmo”.
HOMENAGENS
O evento contou, ainda, com homenagens àqueles que deram extraordinária contribuição ao fortalecimento do Sistema Sindical Patronal Rural de Santa Catarina, na defesa dos produtores rurais e no fortalecimento do setor primário da economia catarinense.
Após registrar a funcionária do Sindicato Rural de Lages, Vânia Margarete Bueno Peletti, homenageada em 2023, como a profissional com mais tempo de atuação em uma entidade sindical do Sistema (41 anos), também foram homenageados os colaboradores com mais de 20, 15 e 10 anos.
Celita Panatto Neto, que atua no Sindicato Rural de Timbé do Sul há 27 anos, e Angela Maria Ruthes que está no Sindicato Rural de Mafra há 26 anos, não puderam participar do evento no ano passado e receberam a homenagem referente ao ano de 2023.
HOMENAGEADOS 2024
CATEGORIA MAIS DE 20 ANOS
CATEGORIA “MAIS DE 15 ANOS
CATEGORIA MAIS DE 10 ANOS