Atenção produtor rural: Sistema Faesc/Senar capacita para o uso da Nota Fiscal Eletrônica, que será obrigatória a partir de fevereiro de 2025

Atenção produtor rural: Sistema Faesc/Senar capacita para o uso da Nota Fiscal Eletrônica, que será obrigatória a partir de fevereiro de 2025
A exigência passará a valer apenas a partir de 03/02/2025 nas operações internas de produtores rurais que tiveram receita bruta acima de R$ 360 mil em 2023 ou 2024. (Foto: SEF – Ricardo Wolffenbüttel/SECOM)
FAESC
16 de Dezembro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina) alerta aos produtores rurais que o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) adiou mais uma vez a data de início para o uso obrigatório da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) em todo o País.

A exigência, que antes estava prevista para o próximo dia 2 de janeiro, agora passará a valer apenas a partir de 3 de fevereiro de 2025 nas operações internas de produtores rurais que tiveram receita bruta acima de R$ 360 mil em 2023 ou 2024. Nas demais operações internas, praticadas por produtores rurais, o uso da NFP-e será obrigatório a partir de 5 de janeiro de 2026.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca que para preparar o setor para essa mudança, o Senar/SC oferece treinamentos específicos sobre o uso da Nota Fiscal Eletrônica em parceria com a Secretaria da Fazenda. Somente em 2023, capacitamos mais de 12.000 participantes em 1.226 turmas em todo o estado. Neste ano, de janeiro a outubro, 5.905 produtores foram formados em 629 turmas, demonstrando o nosso compromisso em auxiliar o público do campo no uso das ferramentas tecnológicas para emitir a NFP-e”.

O coordenador de arrecadação do Senar/SC, Emerson Cardozo Gava, explica que os treinamentos continuam e que os interessados em participar dos cursos podem buscar informações nos Sindicatos Rurais de suas regiões ou diretamente no Senar/SC. “Esse trabalho traz resultados significativos na formação dos produtores rurais e, por isso, reforçamos o convite para quem ainda não participou de um treinamento para que aproveite essa oportunidade gratuita”.

O calendário das capacitações também pode ser consultado no link: https://sistemafaesc.com.br/senar/agenda-de-treinamentos/.

DECRETO

Com base na definição do órgão federal, o Governo de Santa Catarina editará um novo decreto internalizando a decisão. Como a publicação terá efeito retroativo, não haverá penalização aos produtores catarinenses que fizerem uso da nota de papel até a publicação da nova regra.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda

Leia também

FAESC

|

17 de dezembro 2025

Seminário de Líderes destaca resultados e planejamento para 2026 em Santa Terezinha O Sindicato Rural de Santa Terezinha realizou, no dia 11 de dezembro, o Seminário de Líderes Rurais, com a participação de membros da diretoria e convidados. O encontro contou com o apoio do Sistema Faesc/Senar-SC e teve como objetivo apresentar os resultados das ações desenvolvidas ao longo do ano, além de promover o alinhamento das estratégias para o fortalecimento do setor agropecuário no município.

FAESC

|

17 de dezembro 2025

Seminário de Líderes reúne produtores e fortalece parcerias em Rio dos Cedros O Sindicato Rural de Rio dos Cedros realizou, no mês de dezembro, o Seminário de Líderes Rurais, em parceria com o Sistema Faesc/Senar-SC. O encontro reuniu dirigentes sindicais, produtores, técnicos e representantes de entidades locais para avaliar as ações desenvolvidas ao longo do ano, promover a prestação de contas e reforçar a integração entre as instituições que atuam no fortalecimento do meio rural no município.

FAESC

|

17 de dezembro 2025

Seminário de Líderes reúne produtores e debate desafios do campo em Major Vieira O Sindicato do Produtor Rural de Major Vieira realizou, no dia 12 de dezembro, o Seminário de Líderes Rurais, reunindo produtores, dirigentes sindicais e convidados no Centro Comunitário do município. O evento contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC e foi marcado por debates relevantes sobre temas atuais do meio rural, além da assembleia geral da entidade.

FAESC

|

16 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Ponte Serrada promove encontro com mais de 120 produtores O Sindicato Rural de Ponte Serrada promoveu, com o apoio do Sistema Faesc/Senar, no último dia 11 de dezembro o Seminário de Líderes Rurais e a Assembleia Geral Extraordinária da entidade. O evento reuniu associados e produtores rurais que fazem parte da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), totalizando cerca de 120 participantes.

FAESC

|

16 de dezembro 2025

Seminário de Líderes presta contas do ano e empossa nova diretoria do Sindicato em Campo Alegre O Sindicato Rural de Campo Alegre promoveu, no dia 10 de dezembro, o Seminário de Líderes e a Assembleia Geral da entidade, reunindo associados, lideranças rurais e representantes do Sistema Faesc/Senar/SC. O encontro marcou o encerramento das atividades de 2025, com apresentação de resultados, debate sobre ações estratégicas e a divulgação dos novos membros da diretoria para o próximo mandato.

FAESC

|

15 de dezembro 2025

Encerramento em Massaranduba reforça autonomia do Sindicato e crescimento do atendimento aos produtores O Sindicato Rural de Massaranduba realizou, recentemente, o evento de encerramento do ano, com recursos próprios, uma iniciativa que simboliza não apenas organização, mas também o crescimento da entidade e a força do trabalho desenvolvido junto aos produtores rurais.

FAESC

|

12 de dezembro 2025

Webinar debate oferta e demanda global e perspectivas para os mercados de milho e soja O Sistema Faesc/Senar promove, no dia 16 de dezembro, às 19h, um Webinar especial para debater o cenário global de oferta e demanda e as perspectivas para os mercados de milho e soja — dois pilares do agronegócio brasileiro.

FAESC

|

12 de dezembro 2025

Seminário de Líderes presta contas do ano e homenageia sócio emérito em Bom Jardim da Serra O Sindicato Rural de Bom Jesus da Serra realizou o Seminário de Líderes Rurais no dia 10 de dezembro, com Assembleia Geral de Prestação de Contas e apresentação das ações para 2026.

FAESC

|

11 de dezembro 2025

Seminário de Líderes reúne associados e autoridades em confraternização em Imbuia O Sindicato Rural de Imbuia realizou, no dia 10 de dezembro, mais uma edição do Seminário de Líderes Rurais, um encontro marcado pela troca de experiências, integração e construção coletiva de ideias voltadas ao fortalecimento do setor agropecuário.

SENAR

|

11 de dezembro 2025

FAESC

|

11 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Lages evidencia papel essencial das entidades sindicais no desenvolvimento do agronegócio Um evento que marcou a avaliação das ações realizadas neste ano, debates sobre os desafios e as perspectivas do agronegócio e a celebração das conquistas do setor. Assim foi o Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Lages, realizado com o apoio do Sistema Faesc/Senar, no dia 02/12.