Atenção produtor rural: Sistema Faesc/Senar capacita para o uso da Nota Fiscal Eletrônica, que será obrigatória a partir de fevereiro de 2025

Atenção produtor rural: Sistema Faesc/Senar capacita para o uso da Nota Fiscal Eletrônica, que será obrigatória a partir de fevereiro de 2025
FAESC
21 de Janeiro de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina) reforça aos produtores rurais para que fiquem atentos à data de início do uso obrigatório da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) – adiada recentemente pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

A exigência, que antes estava prevista para começar no último dia 2 de janeiro, agora vale a partir de 3 de fevereiro de 2025 nas operações internas de produtores rurais que tiveram receita bruta acima de R$ 360 mil em 2023 ou 2024. Nas demais operações internas, praticadas por produtores rurais, o uso da NFP-e será obrigatório a partir de 5 de janeiro de 2026.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca que para preparar o setor para essa mudança, o Senar/SC oferece treinamentos específicos sobre o uso da Nota Fiscal Eletrônica em parceria com a Secretaria da Fazenda. Somente em 2023, capacitamos mais de 12.000 participantes em 1.226 turmas em todo o estado. Neste ano, de janeiro a outubro, 5.905 produtores foram formados em 629 turmas, demonstrando o nosso compromisso em auxiliar o público do campo no uso das ferramentas tecnológicas para emitir a NFPe”.

O coordenador de arrecadação do Senar/SC, Emerson Cardozo Gava, explica que os treinamentos continuam e que os interessados em participar dos cursos podem buscar informações nos Sindicatos Rurais de suas regiões ou diretamente no Senar/SC. “Esse trabalho está trazendo resultados significativos na formação dos produtores rurais e, por isso, reforçamos o convite para quem ainda não participou de um treinamento para aproveite essa oportunidade gratuita disponível aos produtores”.

A programação dos treinamentos também pode ser consultada no link: https://sistemafaesc.com.br/senar/agenda-de-treinamentos/.

DECRETO

Com base na definição do órgão federal, o Governo de Santa Catarina editará um novo decreto internalizando a decisão. Como a publicação terá efeito retroativo, não haverá penalização aos produtores catarinenses que fizerem uso da nota de papel até a publicação da nova regra.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda


Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Leia também

SENAR

|

5 de maio 2026

Inscrições para cursos técnicos gratuitos do Sistema FAESC/SENAR vão até 26 de maio O Sistema Faesc/Senar está com as inscrições abertas para cinco turmas de Cursos Técnicos gratuitos da Rede e-Tec. As formações, com início previsto para o segundo semestre de 2026, são ofertadas nas modalidades presencial e a distância.

FAESC

|

5 de maio 2026

Programa Lar Legal Rural entrega 47 títulos de propriedades em São Domingos Quarenta e sete produtores rurais de São Domingos iniciaram a semana com a regularização de áreas de terra que há anos aguardavam documentação definitiva.

FAESC

|

4 de maio 2026

Vice-Presidente Clemerson Argenton Pedrozo alerta sobre Imposto de Renda A Faesc reforça um alerta importante sobre o Imposto de Renda 2026 (ano-calendário 2025). O prazo para a entrega da declaração vai até 29 de maio.

FAESC

|

30 de abril 2026

Programa Lar Legal Rural entregará 50 títulos em São Domingos nesta segunda-feira Mais uma cerimônia de entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural, iniciativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), será realizada no Estado.

FAESC

|

29 de abril 2026

Especialista aborda os desafios e as perspectivas do mercado de milho e soja em webinar da FAESC e Safras & Mercado Os desafios e as perspectivas para os mercados de milho e soja foram destaques no segundo webinar do ano promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a consultoria Safras & Mercado, realizado nesta terça-feira (28).

SENAR

|

29 de abril 2026

Sistema Faesc/Senar/SC promove mais de 500 treinamentos para maio em todo o Estado O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), intensifica, no mês de maio, a oferta de capacitações gratuitas voltadas ao meio rural.

SENAR

|

28 de abril 2026

Ações do Programa Saúde no Campo iniciam em três regiões de Santa Catarina As visitas do Programa Saúde no Campo começaram recentemente com atendimentos a três grupos de diferentes regiões de Santa Catarina: Norte, Sul e Oeste. A ação marca o início de uma nova fase de expansão da iniciativa no Estado.

SENAR

|

28 de abril 2026

Sistema FAESC/SENAR estará presente no CONBRAPI, em Florianópolis O Sistema Faesc/Senar marcará presença no Congresso Brasileiro de Apicultura e Congresso Brasileiro de Meliponicultura (CONBRAPI), que ocorrerá de 13 a 16 de maio, em Florianópolis.

SENAR

|

27 de abril 2026

Agroindústria familiar do Oeste conquista Selo Arte com apoio do Sistema Faesc/Senar O Apiário Três Coqueiros, do produtor Verno Luiz Lunesburger e família, de Maravilha, conquistou o Selo Arte – iniciativa que marca mais um avanço da agroindústria familiar no oeste catarinense.

FAESC

|

27 de abril 2026

Faesc alerta sobre impacto do Prodes no crédito rural A Faesc, alinhada com a CNA, manifesta preocupação com os efeitos do Programa de Monitoramento do Desmatamento por Satélite (Prodes) para os produtores rurais.