Cidasc 44 anos: Sistema Faesc/Senar reconhece o comprometimento da Companhia com a defesa agropecuária de SC

Cidasc 44 anos: Sistema Faesc/Senar reconhece o comprometimento da Companhia com a defesa agropecuária de SC
FAESC
01 de Dezembro de 2023
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A celebração dos 44 anos da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), realizada na sede da instituição situada no Itacorubi, em Florianópolis, foi prestigiada pela comunidade, autoridades e imprensa catarinense. O Sistema Faesc/Senar esteve presente e demonstrou, em seu estande, algumas das inciativas desenvolvidas em prol do setor produtivo.

Representando o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, esteve presente no estande e também no momento da cerimônia alusiva ao aniversário. O evento foi marcado por honrarias, entregas simbólicas e reconhecimento.

O evento contou com explanação do governador Jorginho Mello, da presidente da Cidasc Celles Regina de Mattos, do secretário da Agricultura Valdir Colatto, entre outras autoridades locais.

Um vídeo destacou a trajetória da Cidasc ao longo dos anos, ressaltando seu papel vital na promoção da sanidade animal, vegetal e inspeção de produtos agropecuários.

Durante a comemoração, foram entregues 15 novos veículos, 20 drones e 180 tablets para fortalecer o serviço de defesa sanitária em Santa Catarina.

A presidente Celles Regina ressaltou a importância do trabalho da Cidasc para exportação dos produtos e para o consumo interno. O evento também foi marcado por uma homenagem especial ao empregado Amauri Jesus, um profissional dedicado que contribui para a Cidasc há 44 anos. O Governador, a presidente da Cidasc e o secretário de Estado da Agricultura entregaram uma placa em reconhecimento à sua longa e valiosa contribuição.

A celebração culminou com um corte simbólico de bolo, um convite para que todos os presentes deixassem suas assinaturas em um backdrop com mensagens de carinho, desejos e lembranças que será exposto em um local especial na empresa.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, fez questão de reconhecer a importante trajetória da Cidasc e ressaltou que ao longo de sua história, a entidade vem cumprindo com excelência a sua missão de executar ações de sanidade animal e vegetal, preservar a saúde pública, bem como promover o agronegócio e o desenvolvimento sustentável do Estado. “Temos orgulho pelas importantes parcerias estabelecidas com a companhia, que é reconhecida pela credibilidade e pelo expressivo trabalho desenvolvido em prol do agro”, completou.

ESPAÇO DO SISTEMA FAESC/SENAR/SC

No espaço do Sistema Faesc/Senar, a equipe do Senar/SC (Daiana Correa, Josiane Gomes e Yasmin Vaucher) apresentou as ações da entidade. Entre as ações destacadas estiveram os Programas de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) e o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

Com a parceria dos Sindicatos Rurais e outras entidades ligadas ao agronegócio, o Senar/SC promove todos os meses cerca de 500 cursos gratuitos dos Programas de FPR e PS. A Formação Profissional Rural contempla capacitações nas áreas de agricultura, agroindústria, aquicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril e relativas à prestação de serviços, pecuária e silvicultura. Na Promoção Social são oferecidos treinamentos focados na educação, organização comunitária, saúde, alimentação e nutrição, artesanato, entre outros.

O Programa ATeG é realizado em parceria com os Sindicatos Rurais e oportuniza ao produtor explorar novas ferramentas que potencializam o crescimento de seus negócios. O acompanhamento tem duração de dois a quatro anos e visa aprimorar as técnicas e o gerenciamento, tornando a produção mais eficiente e lucrativa. As atividades são realizadas com grupos de 25 a 30 produtores organizados de acordo com a cadeia produtiva.

Atualmente, o programa beneficia 10 cadeias produtivas: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte e piscicultura.

Zanluchi frisou a importância da ATeG para obter eficiência, elevar a renda, a produtividade dos produtores, bem como fortalecer o empreendedorismo e a gestão dos negócios do campo. Também destacou a expressiva contribuição da Cidasc para garantir a excelência em sanidade agropecuária.

Leia também

SENAR

|

16 de julho 2024

Alunos do novo Polo do Senar Santa Catarina encerram semestre com visita em Viveiro Florestal A primeira turma do curso Técnico em Florestas da rede e-Tec Brasil, no novo Polo do Sistema Faesc/Senar situado em Santa Cecília, na serra catarinense, encerrou o semestre com êxito. Entre as atividades que marcaram esses primeiros meses de aula esteve a recente visita técnica ao Viveiro Florestal Duffatto, localizado em Monte Castelo. Essa jornada imersiva foi essencial para o aprendizado na prática dos conceitos aprendidos na disciplina de Fundamentos do Agronegócio.

FAESC

|

16 de julho 2024

FGTS Digital e Domicílio Eletrônico Trabalhista são destaques em evento promovido pelo Sistema Faesc/Senar A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de SC).

SENAR

|

16 de julho 2024

Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos apresenta balanço positivo das atividades O Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos promoveu, recentemente, Assembleia Ordinária, reunindo associados para discutir as atividades e apresentar o exercício financeiro do ano de 2023. O evento representou uma oportunidade importante para a prestação de contas e o diálogo transparente com o setor produtivo.

FAESC

|

16 de julho 2024

Sindicato Rural de Canoinhas demonstra consolidação das atividades durante Seminário de Líderes A explanação ocorreu durante recente Seminário de Líderes Rurais e Assembleia Geral Ordinária da entidade sindical, na sede da Assemca, no Bairro Alto das Palmeiras.

FAESC

|

12 de julho 2024

FAESC reforça aos produtores para que confiram nota técnica do Plano Agrícola e Pecuário 2024/2025, divulgada pela CNA A nota técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) analisa o Plano Agrícola e Pecuário 2024/2025, divulgado no dia 3 de julho de 2024, pelos Ministérios da Agricultura e Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

SENAR

|

12 de julho 2024

Oficina Técnica aborda manejo e criação de bezerras em Papanduva O evento contou com a participação de 40 produtores e as atividades foram realizadas na propriedade do produtor Luiz Octávio Pechebelo.

FAESC

|

12 de julho 2024

Faculdade CNA com inscrições abertas até o dia 7 de agosto Santa Catarina conta com polos em Braço do Norte, São Miguel do Oeste, São Joaquim e Seara

FAESC

|

10 de julho 2024

FAESC e CNRTPS da CNA promovem encontro on-line sobre requerimento de benefícios previdenciários A videoconferência ocorreu na última sexta-feira (5) e contou com a participação de presidentes, membros de diretorias, equipes dos Sindicatos Rurais e produtores rurais.

FAESC

|

8 de julho 2024

Sistema FAESC/SENAR apoia novas entregas de alimentos para animais ao RS A iniciativa faz parte de uma campanha da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) que mobilizou os 92 Sindicatos Rurais catarinenses para diminuir o sofrimento animal e impedir o agravamento da crise que afeta o estado.

SENAR

|

4 de julho 2024

Planejamento do agronegócio, alimentos e bebidas de SC é debatido em Chapecó Como exemplo de ação que impulsiona o agro catarinense, o vice-presidente citou o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), desde 2016, que conta com a parceria do Sebrae em duas cadeias produtivas. “No melhoramento genético da pecuária de corte ocorreu uma verdadeira transformação, com um salto de qualidade importante.

FAESC

|

4 de julho 2024

Santa Catarina presente no Primeiro Fórum da Liderança Sindical Feminina promovido pela CNA, em Brasília O estado de Santa Catarina esteve representado no primeiro Fórum da Liderança Sindical Feminina, organizado pela Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA. O evento ocorreu, nesta quarta-feira (03), na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, em Brasília, com representantes do agro de todas as regiões do país.

FAESC

|

4 de julho 2024

FAESC e CNRTPS da CNA promovem encontro on-line sobre requerimento de benefícios previdenciários e administrativo A videoconferência, com o tema “Requerimento de benefícios previdenciários e administrativo”, está programada para esta sexta-feira, dia 05 de julho, às 09 horas.