Cidasc 44 anos: Sistema Faesc/Senar reconhece o comprometimento da Companhia com a defesa agropecuária de SC

Cidasc 44 anos: Sistema Faesc/Senar reconhece o comprometimento da Companhia com a defesa agropecuária de SC
FAESC
01 de Dezembro de 2023
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A celebração dos 44 anos da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), realizada na sede da instituição situada no Itacorubi, em Florianópolis, foi prestigiada pela comunidade, autoridades e imprensa catarinense. O Sistema Faesc/Senar esteve presente e demonstrou, em seu estande, algumas das inciativas desenvolvidas em prol do setor produtivo.

Representando o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, esteve presente no estande e também no momento da cerimônia alusiva ao aniversário. O evento foi marcado por honrarias, entregas simbólicas e reconhecimento.

O evento contou com explanação do governador Jorginho Mello, da presidente da Cidasc Celles Regina de Mattos, do secretário da Agricultura Valdir Colatto, entre outras autoridades locais.

Um vídeo destacou a trajetória da Cidasc ao longo dos anos, ressaltando seu papel vital na promoção da sanidade animal, vegetal e inspeção de produtos agropecuários.

Durante a comemoração, foram entregues 15 novos veículos, 20 drones e 180 tablets para fortalecer o serviço de defesa sanitária em Santa Catarina.

A presidente Celles Regina ressaltou a importância do trabalho da Cidasc para exportação dos produtos e para o consumo interno. O evento também foi marcado por uma homenagem especial ao empregado Amauri Jesus, um profissional dedicado que contribui para a Cidasc há 44 anos. O Governador, a presidente da Cidasc e o secretário de Estado da Agricultura entregaram uma placa em reconhecimento à sua longa e valiosa contribuição.

A celebração culminou com um corte simbólico de bolo, um convite para que todos os presentes deixassem suas assinaturas em um backdrop com mensagens de carinho, desejos e lembranças que será exposto em um local especial na empresa.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, fez questão de reconhecer a importante trajetória da Cidasc e ressaltou que ao longo de sua história, a entidade vem cumprindo com excelência a sua missão de executar ações de sanidade animal e vegetal, preservar a saúde pública, bem como promover o agronegócio e o desenvolvimento sustentável do Estado. “Temos orgulho pelas importantes parcerias estabelecidas com a companhia, que é reconhecida pela credibilidade e pelo expressivo trabalho desenvolvido em prol do agro”, completou.

ESPAÇO DO SISTEMA FAESC/SENAR/SC

No espaço do Sistema Faesc/Senar, a equipe do Senar/SC (Daiana Correa, Josiane Gomes e Yasmin Vaucher) apresentou as ações da entidade. Entre as ações destacadas estiveram os Programas de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) e o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

Com a parceria dos Sindicatos Rurais e outras entidades ligadas ao agronegócio, o Senar/SC promove todos os meses cerca de 500 cursos gratuitos dos Programas de FPR e PS. A Formação Profissional Rural contempla capacitações nas áreas de agricultura, agroindústria, aquicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril e relativas à prestação de serviços, pecuária e silvicultura. Na Promoção Social são oferecidos treinamentos focados na educação, organização comunitária, saúde, alimentação e nutrição, artesanato, entre outros.

O Programa ATeG é realizado em parceria com os Sindicatos Rurais e oportuniza ao produtor explorar novas ferramentas que potencializam o crescimento de seus negócios. O acompanhamento tem duração de dois a quatro anos e visa aprimorar as técnicas e o gerenciamento, tornando a produção mais eficiente e lucrativa. As atividades são realizadas com grupos de 25 a 30 produtores organizados de acordo com a cadeia produtiva.

Atualmente, o programa beneficia 10 cadeias produtivas: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte e piscicultura.

Zanluchi frisou a importância da ATeG para obter eficiência, elevar a renda, a produtividade dos produtores, bem como fortalecer o empreendedorismo e a gestão dos negócios do campo. Também destacou a expressiva contribuição da Cidasc para garantir a excelência em sanidade agropecuária.

Leia também

SENAR

|

5 de dezembro 2023

Transformando vidas: Senar/SC forma primeira turma do Curso Técnico em Fruticultura do Estado em São Joaquim A solenidade ocorreu no último fim de semana no auditório do Sindicato Rural de São Joaquim, reunindo lideranças, professores, parceiros e familiares dos formandos.

FAESC

|

1 de dezembro 2023

Cidasc 44 anos: Sistema Faesc/Senar reconhece o comprometimento da Companhia com a defesa agropecuária de SC Representando o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, esteve presente no estande e também no momento da cerimônia alusiva ao aniversário. O evento foi marcado por honrarias, entregas simbólicas e reconhecimento.

FAESC

|

20 de outubro 2023

Grupo Pró-Ferrovias define metodologia de trabalho ABPA, Acic, CEC, Facisc, Faesc, Fiesc, Ocesc e Sindicarne lideram o movimento em Santa Catarina

SENAR

|

20 de outubro 2023

Oficina Técnica aborda planejamento forrageiro e manejo de pastagens em Nova Erechim Planejamento forrageiro e manejo de pastagens foi o tema da Oficina Técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Pecuária de Corte, realizada recentemente, na propriedade de Angelin Scalon, na Linha Guabiroba, em Nova Erechim (SC). A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Pinhalzinho.

FAESC

|

4 de outubro 2023

Jantar do Agro reúne lideranças do setor na Efapi Para valorizar o setor como impulsionador do desenvolvimento nacional e reconhecer as lideranças e instituições, o Sindicato Rural de Chapecó promoverá na próxima quarta-feira (dia 11), às 19 horas, na Casa do Criador (Parque da Efapi) o 1º JANTAR DO AGRO.

FAESC

|

3 de outubro 2023

Presidente do Sistema Faesc/Senar recebe sugestões de participantes do programa CNA Jovem No domingo (1º), os participantes receberam a visita do presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, para quem apresentaram sugestões de iniciativas e ações para o desafio que havia sido proposto pelo sistema ao longo das últimas etapas. O dirigente não poupou elogios ao trabalho desenvolvido e se comprometeu em levar as ideias adiante, para que sejam executadas.

SENAR

|

3 de outubro 2023

Senar/SC promove diversas ações dos Programas Saúde do Homem e da Mulher em Santa Catarina A programação conta com a parceria dos Sindicatos Rurais e das Prefeituras por meio das Secretarias Municipais de Saúde e das Secretarias da Agricultura.

FAESC

|

3 de outubro 2023

Atualização metodológica: Senar/SC capacita equipes do Programa de Assistência Técnica e Gerencial O primeiro evento reuniu técnicos da ATeG das regiões Norte, Vale do Itajaí e Serra. A segunda turma contou com a participação de técnicos do Sul e do Meio-Oeste. Nos dias 10 e 11 de outubro a capacitação ocorrerá em Chapecó com o público-alvo do Oeste e Extremo-Oeste.

FAESC

|

3 de outubro 2023

Sistema Faesc/Senar promove 1º Encontro Estadual dos colaboradores dos Sindicatos Rurais O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de SC) promove o 1º Encontro Estadual de Colaboradores dos Sindicatos Rurais nos dias 09 e 10 de novembro de 2023, às 08 horas, no Favorita Golden Hotel & Eventos, em São José (SC).

FAESC

|

29 de setembro 2023

Sistema Faesc/Senar promove palestra sobre Planejamento Previdenciário Rural As inscrições podem ser feitas no site do Sistema Faesc/Senar (https://sistemafaesc.com.br/ https://sistemafaesc.com.br/faesc ou https://sistemafaesc.com.br/senar).

FAESC

|

28 de setembro 2023

ATeG Bovinocultura de Corte encerra turma em Xanxerê A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Xanxerê.

SENAR

|

27 de setembro 2023

Assistência Técnica e Gerencial: oficina Técnica aborda Sistemas de irrigação para a cultura da macieira em São Joaquim O evento reuniu 44 fruticultores que fazem parte dos grupos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) atendidos com a parceria dos Sindicatos Rurais de São Joaquim e Urupema.