Conseleite SC anuncia reajuste no preço do leite padrão

Conseleite SC anuncia reajuste no preço do leite padrão
Além de definir os valores de referência do leite, a reunião discutiu soluções conjuntas em relação aos problemas comuns enfrentados pelo setor lácteo.
FAESC
01 de Outubro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Conselho Paritário Produtor/Indústria de Leite do Estado de SC (Conseleite) anunciou reajuste de 9 centavos no preço do leite padrão. A informação foi confirmada, na última sexta-feira (27), durante reunião on-line que, além de definir os valores de referência do produto, visou discutir soluções conjuntas em relação aos problemas comuns enfrentados pelo setor lácteo.

Ao abrir o encontro, o presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo e o vice-presidente do Sindileite Valter Antonio Brandalise parabenizaram a Tirol pelos 50 anos e cumprimentaram o novo presidente do Conseleite José Carlos Araújo por assumir o Conselho.

Pedrozo também comentou sobre o atual cenário do leite, destacando que ninguém revoga a lei da oferta e da procura. “Quando há muita oferta, os preços desabam como aconteceu. E isso não ocorre por culpa da produção brasileira, mas em função das importações desenfreadas que estamos sentindo os reflexos. Estamos com dificuldades em sermos competitivos à exemplo da Argentina, do Uruguai e, especialmente, da Nova Zelândia. Mas as expectativas são de que essa situação se reverta”.

Ao reforçar sobre a importância de aumentar a competitividade do setor, o dirigente trouxe alguns dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), confirmando que a região sul segue como a maior produtora de leite do Brasil. “A captação é de 2,27 bilhões de litros do montante nacional no segundo trimestre. Importante destacar que entre os três estados houve ligeira retração em Santa Catarina e expressiva queda no Rio Grande do Sul. A tragédia climática que acometeu o estado e responde por um terço da captação sulista incorreu em queda de 10% no desempenho trimestral, denotando a gravidade da situação enfrentada pelos produtores gaúchos. No acumulado do ano, a retração no volume estadual representa 114 milhões de litros”.

SOBRE O REAJUSTE

Conforme mencionado, o preço do leite padrão teve reajuste de 9 centavos. De acordo com Araújo, a expectativa é negociar com a indústria o valor de aproximadamente 10 centavos. “A captação do leite diminuiu e, até mesmo a importação foi menor. Mas, não podemos ficar tão contentes porque a situação é recente e não sabemos se isso se sustentará”, afirmou.

Araújo ressaltou, ainda, que a exposição dos professores que apresentaram o cenário do mercado do leite durante a reunião foi enriquecedora e muito bem fundamentada, ao mostrar que o aumento no preço dos produtos lácteos ao consumidor foi impulsionado pela elevação no consumo, favorecida pela geração de empregos. “O mês de agosto registrou o melhor desempenho do ano em termos de geração de postos de trabalho, o que impactou diretamente o mercado de consumo”.

Finalizou informando que o preço de referência se aplica ao leite padrão e há uma escala de ágios e deságios de preço sobre esse valor de acordo com parâmetros de qualidade e volume do leite entregue pelo produtor rural e que o Conseleite segue monitorando o cenário do leite em Santa Catarina.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Leia também

FAESC

|

19 de dezembro 2024

Sistema Faesc/Senar consolida parceria com a UDESC O Sistema Faesc/Senar mantém parceria com a UDESC e, em 2024, várias iniciativas foram realizadas em conjunto. Uma delas envolveu atividades acadêmicas com os alunos do 5º termo do curso de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da universidade.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Preço do tabaco: primeira rodada de negociação fecha sem acordo A comissão representativa dos produtores se reuniu hoje, dia 18 de dezembro, com a JTI, para analisar a proposta de preço de tabaco para safra 2024/2025. Conforme acordado com as empresas, apenas seriam recebidas as que tivessem reajustes com base no índice do custo de produção de cada fumageira.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Parceria Faesc e Safras & Mercado: última webinar do ano orienta produtores sobre o cenário global do mercado de milho e soja “Cenário global de oferta e demanda e as perspectivas de mercado para milho e soja" foi o foco da webinar promovida na terça-feira (17) pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) em parceria com a Safras & Mercado.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Seminário de Líderes Rurais de Bom Retiro marca encerramento das atividades do ano O Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Bom Retiro reuniu, na última semana, produtores, técnicos, representantes e lideranças do setor agropecuário. O evento, que visou fomentar o debate sobre os desafios e as oportunidades do agronegócio, foi conduzido pelo presidente da entidade sindical, Milton Graciano Peron.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Sindicato Rural de Alfredo Wagner celebra conquistas do ano durante Seminário de Líderes O cenário do setor agropecuário na serra catarinense, os desafios e as oportunidades do setor na região e no estado foram alguns dos destaques do Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Alfredo Wagner, que ocorreu na última sexta-feira (13). O evento, realizado com o apoio do Sistema Faesc/Senar, reuniu produtores, técnicos e lideranças do setor produtivo.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Sindicato Rural de São Martinho promove Seminário de Líderes Rurais O Sindicato Rural de São Martinho promoveu, na última semana, o Seminário de Líderes Rurais da entidade para apresentar os resultados de 2024 e celebrar as conquistas do ano. O evento reuniu cerca de 120 participantes, entre produtores rurais, lideranças sindicais e representantes do setor agropecuário.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Ituporanga avalia ações de 2024 Apresentar os resultados das ações de 2024 e celebrar as conquistas do ano foi o foco do Seminário de Líderes Rurais promovido na última semana pelo Sindicato Rural de Ituporanga. O evento, realizado com o apoio do Sistema Faesc/Senar, contou com a participação de 80 pessoas entre autoridades, parceiros e produtores rurais.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Seminário de Líderes Rurais reúne produtores em Benedito Novo O município de Benedito Novo sediou, na última semana, o Seminário de Líderes Rurais, um evento que reuniu produtores, técnicos e lideranças do setor agropecuário para abordar os desafios e as conquistas do agronegócio na região. A iniciativa contou com a presença do presidente Oscar Baade e do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Clemerson Argenton Pedrozo, entre outras lideranças.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Atenção produtor rural: Sistema Faesc/Senar capacita para o uso da Nota Fiscal Eletrônica, que será obrigatória a partir de fevereiro de 2025 O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina) alerta aos produtores rurais que o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) adiou mais uma vez a data de início para o uso obrigatório da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) em todo o País.

SENAR

|

12 de dezembro 2024

Inscrições para cursos técnicos do Senar/SC vão até o dia 17 de janeiro Produtores rurais, seus familiares e colaboradores têm prioridade na seleção. As vagas são limitadas.

SENAR

|

10 de dezembro 2024

Caso de sucesso da ATeG é destaque no Seminário Maricultura em rede, durante Fenaostra A iniciativa ocorreu em paralelo à Fenaostra, promovida pelo FloripAmanhã, e teve como objetivo fomentar a sustentabilidade e o desenvolvimento do setor, incentivando o empreendedorismo e a inovação.

FAESC

|

6 de dezembro 2024

Sindicato Rural de Campo Erê avalia ações de 2024 em Seminário de Líderes O evento reuniu produtores, técnicos e lideranças para avaliar os resultados do ano, promover a troca de experiências e alinhar as ações para 2025.