Contribuição Sindical Rural pode ser paga até o dia 22 de maio

Contribuição Sindical Rural pode ser paga até o dia 22 de maio
(Divulgação)
FAESC
26 de Abril de 2023
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC E CNA

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta os produtores rurais que o pagamento da Contribuição Sindical Rural pode ser feito até o dia 22 de maio. A contribuição é voluntária, no entanto, é fundamental que os produtores rurais, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, façam o pagamento desse importante imposto sindical.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC e vice-presidente de Finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo destaca que em países de primeiro mundo essa contribuição também é facultativa, no entanto, todas as categorias profissionais e econômicas cumprem com essa medida facultativa. “Para termos Sindicatos fortes, estruturados e preparados para defender os interesses da classe produtiva é importante que todos contribuam espontaneamente”.

De acordo com Pedrozo, no caso do Sistema Sindicatos Rurais/Faesc/CNA, que tem como entidade de cúpula a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), os recursos advindos da Contribuição Sindical permitem manter uma variada gama de serviços e atividades em favor dos produtores rurais e do setor primário da economia.

A Contribuição Sindical Rural existe desde 1943 e é paga pelos produtores rurais, pessoa física ou jurídica, nos termos do Decreto-Lei nº 1.166, de 15 de abril de 1971. O cálculo é efetuado com base nas informações prestadas pelo proprietário rural ao Cadastro Fiscal de Imóveis Rurais (CAFIR), administrado pela Secretaria da Receita Federal.

O sistema sindical rural é suprido por duas fontes de recursos que proporcionam as necessárias condições para atuar em nome dos produtores rurais, defendendo seus interesses e reivindicações. A mais expressiva delas é a Contribuição Sindical. A segunda forma de custeio são as mensalidades espontâneas dos associados aos Sindicatos Rurais.

A orientação de Pedrozo é que os produtores procurem o Sindicato Rural de sua região e conheçam as ações desenvolvidas pelo Sistema Sindical, representado pelas entidades sindicais, Faesc e CNA.

“É importante esclarecer que contribuição é fundamental para a conquista dos direitos, interesses e reivindicações, independentemente do ramo de atividade ou do tamanho do estabelecimento rural”. Para fazer o pagamento da contribuição, o produtor rural recebe da CNA uma guia bancária, já preenchida, com o valor da CSR. Caso não receber, a segunda via do boleto em Santa Catarina pode solicitada à Faesc pelo telefone (48) 3331-9700.


Leia também

SENAR

|

23 de abril 2024

Alunos do Polo do Senar/SC Joaçaba conhecem inovações durante visitas técnicas em duas propriedades catarinenses A formação, da Rede e-Tec Brasil, é ministrada por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Joaçaba.

FAESC

|

23 de abril 2024

CNA e federações conhecem a excelência no processo produtivo de ostras em Fazenda Marinha de SC A Comitiva, formada por representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e de outras federações do país, pôde conhecer todo o processo produtivo dessa cultura que representa uma importante fonte de renda ao estado.

FAESC

|

22 de abril 2024

SC sedia 2ª Reunião do Conselho Jurídico e da Comissão de Relações do Trabalho e Previdência Social da CNA O evento ocorreu na última quinta-feira (18), em Florianópolis, e teve por objetivo discutir assuntos de interesse do setor produtivo.

FAESC

|

19 de abril 2024

Produtores rurais comemoram resultados da Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faesc/Senar Mais de 8.700 propriedades rurais foram atendidas pelo programa em 2023 no estado

FAESC

|

19 de abril 2024

Entidades querem restringir a importação de leite Mobilização contra o aumento do volume de importação de leite subsidiado, principalmente da Argentina, está sendo estimulada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc).

FAESC

|

18 de abril 2024

Videoconferência do Sistema Faesc/Senar elenca contribuições para a Resolução de circulação de tratores e máquinas agrícolas O evento reuniu dirigentes e equipes dos Sindicatos Rurais, produtores rurais, técnicos e especialistas do agronegócio.

SENAR

|

18 de abril 2024

Formada 7ª turma do Curso Técnico em Agronegócio do Polo do Senar/SC de São Joaquim A iniciativa conta com a parceria do Sindicato Rural do município e região e a colação de grau da turma 2022/01 na ocorreu na última sexta-feira (12), na sede da entidade sindical.

FAESC

|

12 de abril 2024

Senar/SC forma turma do Curso Técnico em Agronegócio no Polo de São Joaquim A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural do município.

FAESC

|

12 de abril 2024

Uma vitória da sociedade Por: José Zeferino Pedrozo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC).

FAESC

|

11 de abril 2024

Sistema Faesc/Senar conscientiza e capacita Sindicatos Rurais sobre Lei Geral de Proteção de Dados O evento reuniu dirigentes e equipes dos Sindicatos Rurais de todo o estado.

SENAR

|

10 de abril 2024

Formada 3ª turma do Curso Técnico em Agronegócio no polo do Senar/SC de Araranguá A formação conta com a parceria do Sindicato Rural do município e região e a colação de grau da turma que iniciou no primeiro semestre de 2022 ocorreu no último sábado (06), no Namastê Produções e Eventos.

FAESC

|

10 de abril 2024

Setor da proteína animal precisa observar as mudanças do mercado para ser competitivo O evento é promovido anualmente pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) e prossegue até quinta-feira (11), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó.