Cooperação entre o agro catarinense e goiano

Cooperação entre o agro catarinense e goiano
Representantes do Sistema Faesc/Senar e do Sistema Faeg/Senar. (Foto: Silvania Cuochinski/MB Comunicação)
FAESC
17 de Maio de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Sistema Faesc/Senar recebeu, nesta terça-feira (14), a visita dos mobilizadores – funcionários dos Sindicatos Rurais – que conquistaram o Prêmio Eficiência da Mobilização do Sistema Faeg/Senar Goiás. A comitiva veio a Santa Catarina conhecer as ações desenvolvidas em prol do agronegócio catarinense.

A programação das atividades foi cuidadosamente elaborada pelo Sistema Faesc/Senar para proporcionar aos goianos uma imersão completa na realidade do setor e nas iniciativas implementadas com sucesso em Santa Catarina.

A delegação goiana, liderada pelo diretor técnico do Senar Goiás, Flávio Henrique Silva, e sua equipe, foi recebida pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, pelo superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, e pela equipe do Sistema em Santa Catarina.

O presidente Pedrozo desejou as boas-vindas e valorizou o trabalho do Sistema Faeg/Senar ao mencionar que tem desenvolvido um trabalho primoroso no estado. Destacou que foi uma oportunidade para apresentar os potenciais do agronegócio catarinense que é reconhecido pela força produtiva e relevância econômica, pelo compromisso com a inovação, com a sustentabilidade e com o desenvolvimento social. “Também foi um momento para conhecermos o expressivo trabalho desenvolvido pela Faeg/Senar em Goiás e para consolidarmos ainda mais a cooperação existente entre as duas federações”.

Zanluchi complementou que foi uma honra receber a delegação do Sistema Faeg/Senar Goiás e poder compartilhar as ações e projetos que colocam Santa Catarina na vanguarda do setor. “Foram momentos de intercâmbio de conhecimento que possibilitaram aos dois estados conhecer experiências que poderão contribuir para elevar a qualidade dos serviços prestados”.

Flávio Henrique Silva assinalou que a missão goiana segue até o fim de semana com o propósito de conhecer melhor as potencialidades do agronegócio catarinense. “Santa Catarina tem uma estrutura agrária muito próxima a algumas regiões de Goiás, com pequenas e médias propriedades. Temos programas parecidos e é uma região do país que muitos mobilizadores não conheciam. Além disso, há toda uma relação que foi consolidada entre o presidente Pedrozo, o nosso presidente Zé Mário Schreiner e nosso superintendente Dirceu Borges”.

O diretor explicou, ainda, que o trabalho do Sistema Faeg/Senar é muito pautado na representação do produtor rural. “Nossos mobilizadores conhecem muito bem as regiões em que atuam, observam as cadeias prioritárias e trazem ao Senar as novas dores que os produtores enfrentam. Com isso, aperfeiçoamos a mão de obra, lançando novos cursos e treinamentos e investimos muito no programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), tanto que hoje temos quase 300 grupos ativos, quase 12 mil produtores rurais e buscamos integrar a ATeG com as ações de Formação Profissional Rural e de Promoção Social”.

AÇÕES DO SISTEMA FAESC/SENAR EM DESTAQUE

Durante a visita, o grupo de Goiás conheceu a estrutura do Sistema Faesc/Senar, participou de apresentações sobre os principais programas e projetos desenvolvidos no estado, além de fazer uma visita técnica à Fazenda Marinha Paraíso das Ostras. As explanações foram conduzidas pela assessora de departamento Sindical da Faesc, Andreia Barbieri Zanluchi, pela coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes e pela técnica de formação profissional do órgão, Gisele Kraieski Knabben.

Leia também

FAESC

|

21 de junho 2024

Sistema FAESC/SENAR promove reunião virtual sobre FGTS Digital O evento será direcionado às equipes de Sindicatos Rurais, produtores rurais e demais interessados.

SENAR

|

20 de junho 2024

Evento mobiliza produtores de ovinocultura de corte em Palmitos O objetivo foi apresentar a metodologia da Assistência Técnica e Gerencial, expor o cronograma de trabalho, apresentar o técnico que fará o atendimento (Cassio Lopes) e demonstrar as diretrizes da ATeG.

FAESC

|

19 de junho 2024

Investimento na melhoria genética proporciona evolução na cadeia láctea Apresentar os resultados obtidos com o melhoramento genético na bovinocultura leiteira. Com esse objetivo o Sebrae/SC e a Aurora Coop promovem nesta quinta-feira (20), uma missão técnica com visita em duas empresas rurais na região oeste catarinense. As ações de aprimoramento da cadeia láctea fazem parte do Programa Encadeamento Produtivo, que oportuniza conhecimentos e técnicas para melhorar a gestão do empreendimento, a avaliação de oportunidades e a inserção de inovações.

SENAR

|

19 de junho 2024

Processo seletivo para os cursos da rede e-Tec Brasil segue até 2 de julho Santa Catarina oferece vagas para os cursos gratuitos em cinco polos

FAESC

|

19 de junho 2024

Faesc quer aprimorar e ampliar o seguro para a atividade agrícola Seguro rural com ampla cobertura e custo acessível é uma antiga reivindicação do setor primário da economia brasileira e está na pauta do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) José Zeferino Pedrozo.

FAESC

|

17 de junho 2024

Levantados custos de produção de grãos em Campos Novos Campos Novos sediou o segundo painel do Projeto Campo Futuro 2024 em Santa Catarina, nessa quarta-feira (12), para o levantamento dos custos de produção de grãos (soja, milho 1ª safra e trigo). A iniciativa foi da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o apoio do Sistema Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais.

SENAR

|

17 de junho 2024

Programa Saúde do Homem Rural atende público do campo em Rio Rufino A iniciativa, que busca conscientizar os homens do campo sobre a importância da prevenção e o cuidado com a saúde, reuniu aproximadamente 250 pessoas, entre participantes, voluntários e lideranças.

FAESC

|

17 de junho 2024

Terceiro painel do Campo Futuro em SC levanta custos de produção de grãos em Araranguá A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o apoio do Sistema Faesc/Senar e do Sindicato dos Produtores Rurais de Araranguá, promoveu nessa quinta-feira (13) o terceiro painel do Projeto Campo Futuro 2024 em Santa Catarina. O objetivo foi levantar os custos de produção de grãos, com foco para o arroz. A programação no estado segue até agosto e envolverá seis cadeias produtivas em oito municípios.

SENAR

|

17 de junho 2024

Oficina ATeG em Itainópolis apresenta técnicas e manejos para apicultura no outono-inverno Reunir apicultores e compartilhar novas técnicas e manejos de outono e inverno para manter e melhorar as colmeias durante essa época do ano. Com esse objetivo o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado) e o Sindicato Rural de Itaiópolis, promoveram a Oficina Técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com foco para a apicultura.

FAESC

|

14 de junho 2024

FAESC apoia pedido da CNA para rejeição da MP do Equilíbrio Fiscal para o agro A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) orienta aos produtores rurais para que confiram a nota técnica, divulgada nesta quinta-feira (6), pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sobre o impacto da Medida Provisória 1.227/2024 para o agro e o produtor rural. A medida modifica a legislação tributária federal e, entre outros pontos, limita a compensação de crédito de PIS/Cofins.

FAESC

|

12 de junho 2024

Equipes dos Sindicatos Rurais aperfeiçoam conhecimentos em encontros virtuais Os dois primeiros encontros reuniram profissionais do oeste, meio-oeste e extremo-oeste, bem como do sul e da serra. O último aconteceu contou com representantes do vale do Itajaí e planalto norte.

FAESC

|

11 de junho 2024

Seguro para a atividade agrícola JOSÉ ZEFERINO PEDROZO, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)