Curso Derivados do Leite incentiva inovação entre as produtoras rurais de SC

Curso Derivados do Leite incentiva inovação entre as produtoras rurais de SC
FAESC
04 de Outubro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado Faesc, oferece uma variedade de cursos gratuitos voltados ao meio rural. A iniciativa capacita produtores e trabalhadores rurais para agregar valor às suas atividades, aumentando a qualidade e a eficiência na produção.

Os cursos, implementados em parceria com os Sindicatos Rurais, abrangem várias áreas da agropecuária e atendem todas as regiões do estado. Um exemplo recente dessa iniciativa foi o curso de Derivados do Leite, realizado no Parque Remate, em São José do Cerrito. Promovido em parceria com o Sindicato Rural local e o Sicoob, o treinamento foi ministrado pela instrutora Simone Burím de Oliveira e contou com a participação de um grupo de mulheres produtoras da região.

Com carga horária de 16 horas, a capacitação visou ensinar técnicas de aproveitamento do leite para a produção de queijos e outros derivados. As participantes aprenderam, por exemplo, a realizar o corte correto da massa de coalhada, o que é fundamental para que o queijo aumente o rendimento em até 20%, entre várias outras técnicas para aperfeiçoar toda a produção.

As receitas trabalhadas nas aulas envolveram queijo muçarela, queijo colonial, queijo minas frescal, queijo quark, ricota, queijo petit suisse, iogurte, bebida láctea não fermentada, leite condensado, geleia de soro, leite condensado, além de doce de leite nos sabores abacaxi, ameixa, chocolate e coco.

O presidente Sindicato Rural de São José do Cerrito, Zito Rogério Bittencourt, ressaltou que as participantes saíram do curso realizadas com todo o processo de aprendizagem e destacaram que as técnicas serão aplicadas em suas propriedades.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, frisou que além de agregar valor aos produtos rurais, capacitações como essa incentivam a inovação e a adoção de novas práticas nas propriedades. “Esse é apenas um dos inúmeros exemplos de cursos gratuitos que têm trazido impactos positivos em todo o estado, transformando a vida dos produtores e fortalecendo o setor agropecuário”, afirmou.

SOBRE OS CURSOS

Somente neste mês de outubro, o Senar/SC oferecerá cerca de 430 cursos gratuitos para produtores e trabalhadores rurais durante o mês de outubro. A iniciativa, realizada em parceria com os Sindicatos Rurais catarinenses, visa aprimorar e modernizar as atividades no campo.

As capacitações fazem parte da Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS) e abrangem diversas áreas. A FPR envolve cursos nas áreas de agricultura, agroindústria, aquicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril e relativas à prestação de serviços, pecuária e silvicultura. Na Promoção Social são oferecidos treinamentos focados na educação, organização comunitária, saúde, alimentação e nutrição, além de artesanato.

A lista completa de cursos, com informações sobre datas e locais, pode ser consultada no site: https://sistemafaesc.com.br/senar/agenda-de-treinamentos/. As inscrições estão disponíveis nos Sindicatos Rurais da sua região.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

§ Site: https://bit.ly/faescsenar

§ Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

§ Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

§ Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

§ YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

§ Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/.

Leia também

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove mais de 350 capacitações gratuitas em fevereiro O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoverá no mês de fevereiro mais de 350 capacitações gratuitas.

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Santa Catarina consolida a exportação de maçãs com a inspeção fitossanitária na origem O setor produtivo da fruticultura catarinense consolidou nesta semana uma conquista histórica junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). As inspeções fitossanitárias para exportação de maçãs frescas seguem realizadas diretamente na origem da produção, ou seja, nos packing-houses exportadores catarinenses. A iniciativa possibilita a emissão do Certificado Fitossanitário Internacional (CFI) – documento necessário para a exportação da fruta.

FAESC

|

22 de janeiro 2026

Entenda os impactos da Reforma Tributária para os produtores rurais A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta os produtores rurais sobre as principais mudanças decorrentes da transição para o novo modelo de tributação.

FAESC

|

20 de janeiro 2026

SC terá presença da Carreta Agro pelo Brasil em quatro feiras em janeiro e fevereiro Santa Catarina será o primeiro Estado do País a receber a Carreta Agro pelo Brasil do Sistema CNA/Senar em quatro eventos consecutivos.

FAESC

|

17 de janeiro 2026

Reajuste das tabelas do tabaco será debatido em reuniões na próxima semana A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) anunciou que a definição do reajuste das tabelas de preço mínimo deve ocorrer em reuniões marcadas nos próximos dias 19 e 20 de janeiro. As definições ocorrem por empresa, no âmbito das Cadecs (Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração).

FAESC

|

16 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR abre matrículas para os aprovados nos Cursos Técnicos de três polos O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) abre, na próxima segunda-feira (19), o período de matrícula para os cursos técnicos do 1º semestre de 2026. Em Santa Catarina, as formações são conduzidas pelo Sistema Faesc/Senar em 17 polos de apoio presencial.

FAESC

|

14 de janeiro 2026

Produtor: chegou o momento de escolher a forma de tributação da Contribuição Previdenciária Rural Todo início de ano, o empregador rural pessoa física se depara com uma decisão estratégica relevante: definir a forma de tributação da Contribuição Previdenciária Rural, conhecida como Funrural. Essa escolha, que deve ser feita no mês de janeiro, é fundamental, pois impacta diretamente o regime de tributação aplicado ao longo de todo o ano-calendário, especialmente no que se refere ao recolhimento incidente sobre a comercialização da produção rural.

FAESC

|

22 de dezembro 2025

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove 275 cursos gratuitos em janeiro O Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS/SC inicia o ano com uma ampla programação de capacitações voltadas ao fortalecimento do meio rural. Em janeiro, serão realizados 275 cursos gratuitos em todas as regiões de Santa Catarina, integrando as ações de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS).

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Seminário de Líderes debate mercado agrícola em Xanxerê Em Xanxerê, o Seminário de Líderes Rurais, realizado no dia 12 de dezembro, debateu o mercado agrícola para 2026, com avaliação da produtividade de grãos e de leite, fortes na região. O evento ocorreu na sede da AABB e contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC.

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Seminário de Líderes encerra ações do ano em Concórdia O Seminário de Líderes Rurais encerrou o ano no dia 11 de dezembro, em Concórdia, reunindo produtores rurais, dirigentes sindicais e convidados em um momento de avaliação do ano e troca de experiências. O evento aconteceu no Salão Social da ABC Piscina Clube e contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC.

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Sistema FAESC/SENAR alerta para o prazo da obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica A partir de 5 de janeiro de 2026, a emissão de Nota Fiscal Eletrônica passa a ser regra para todos os produtores rurais.

FAESC

|

18 de dezembro 2025

Seminário de Líderes presta contas e comemora conquistas em São José do Cerrito O Sindicato do Produtor Rural de São José do Cerrito realizou, no dia 12 de dezembro, o Seminário de Líderes Rurais, reunindo a diretoria, além de associados, familiares e autoridades locais. O evento apresentou a prestação de contas das ações desenvolvidas ao longo de 2025 e antecipou projetos previstos para 2026.