Dia de Campo aborda implantação e manejo de pastagens perenes com foco no capim Tangola

Dia de Campo aborda implantação e manejo de pastagens perenes com foco no capim Tangola
FAESC
23 de Abril de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento técnico dos produtores rurais que participam da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Pecuária de Corte e fomentar práticas eficientes de manejo de pastagens, o Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Jaguaruna promoveram, neste mês, um Dia de Campo com foco na implantação e manejo de pastagens perenes, especialmente do capim Tangola. O encontro foi realizado na Fazenda Respingo, em Tubarão, na propriedade do produtor Egídio Goulart, e contou com a participação de aproximadamente 45 pessoas.

As atividades foram conduzidas pelo supervisor técnico da ATeG Pablo Ambrósio e pelo técnico de campo Guilherme T. Guarezi, que abordaram temas fundamentais para a produtividade e sustentabilidade das pastagens. Entre os principais assuntos em debate estiveram o manejo adequado na fase de implantação do capim Tangola, o custo da implantação e o manejo de condução da pastagem.

Um dos destaques foi a análise bromatológica do capim, com ênfase no ajuste de pastejo como ferramenta para o melhor desempenho. Também foi abordado o ajuste da dieta de acordo com a pretensão de ganho e conforme a qualidade da pastagem.

Durante o encontro, os participantes puderam ainda conhecer exemplos de resultados obtidos com outras variedades de forrageiras, além de analisar os diferentes níveis de suplementação recomendados conforme os níveis nutricionais de cada pastagem e os métodos de condução de cada pastejo. Outro aspecto em destaque foi a avaliação do vigor de rebrota do capim de acordo com a altura da pastagem e a pressão de pastejo.

Segundo a supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa, o Dia de Campo oportunizou troca de experiências e informações práticas que poderão ser aplicadas diretamente nas propriedades. “Os produtores avaliaram positivamente o evento e destacaram a importância dos temas abordados para fortalecer suas atividades”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressaltou que desde sua criação, em 2016, a ATeG Pecuária de Corte já beneficiou milhares de produtores rurais. “Os resultados vão além de números. Temos orgulho de mencionar que inúmeras famílias hoje contam com uma gestão eficaz, melhoraram a produtividade e a qualidade de seus rebanhos. Além disso, tomam decisões mais estratégicas, baseadas em dados e orientações técnicas, conquistaram mais qualidade de vida e aumentaram a renda. Vamos seguir investindo em conhecimento, tecnologia e capacitação para garantir que cada vez mais produtores tenham acesso a uma assistência de excelência e possam alcançar resultados sustentáveis para seus negócios rurais”, concluiu Pedrozo.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

14 de outubro 2025

Equipes da ATeG preparadas para oferecer um atendimento de excelência aos produtores rurais A capacitação das equipes técnicas da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), realizada na última semana em Chapecó, recebeu avaliações muito positivas dos participantes.

FAESC

|

13 de outubro 2025

Encontros reforçam estratégias para fortalecer o Sistema Integrado de Produção de Tabaco Mais de 1,3 mil pessoas dos três Estados do Sul participaram dos sete seminários para Fortalecimento do Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT) promovidos pelas entidades que integram o Fórum Nacional de Integração da Cadeia Produtiva do Tabaco (Foniagro) entre os dias 8 e 25 de setembro.

FAESC

|

13 de outubro 2025

Equipes dos Sindicatos Rurais participam de Treinamento sobre Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural e Legislação Tributária Aplicada “Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural e Legislação Tributária Aplicada” foi o foco do treinamento promovido pelo Sistema Faesc/Senar na última quinta-feira (9), com a participação das equipes dos Sindicatos Rurais de Santa Catarina.

FAESC

|

8 de outubro 2025

Confira atualização parcial dos leilões de touros desta semana em Santa Catarina A pecuária catarinense segue em constante desenvolvimento, impulsionada por iniciativas que valorizam a qualidade genética e a sanidade dos rebanhos.

FAESC

|

8 de outubro 2025

Webinar do Sistema Faesc/Senar e da Safras & Mercado aborda o cenário e as perspectivas de mercado do arroz” “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado do arroz” é o tema do próximo webinar gratuito promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a Safras & Mercado.

SENAR

|

7 de outubro 2025

Sistema FAESC/SENAR abre inscrições para Cursos Técnicos gratuitos em 2026 Estão abertas as inscrições para três cursos técnicos da Rede e-Tec do Sistema Faesc/Senar, em Santa Catarina. As formações, com início no primeiro semestre de 2026, são totalmente gratuitas e ofertadas na modalidade presencial e a distância.

FAESC

|

7 de outubro 2025

FAESC debate pautas estratégicas do agronegócio na região Sul As demandas estratégicas e as oportunidades do agronegócio do Sul catarinense foram destaques na reunião regional e Assembleia Geral Ordinária com os Sindicatos Rurais, realizada nesta segunda-feira (06), em Criciúma.

FAESC

|

6 de outubro 2025

Sistema FAESC/SENAR planeja ações do setor produtivo com os Sindicatos Rurais catarinenses Planejar e alinhar ações com foco no aperfeiçoamento do atendimento aos produtores rurais catarinenses e garantir excelência na prestação de serviços.

FAESC

|

2 de outubro 2025

Divulgada mais uma atualização parcial dos leilões de touros em Santa Catarina O Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Udesc divulgou, nesta quarta-feira (01/10), mais um resultado parcial dos leilões de touros em Santa Catarina.

SENAR

|

1 de outubro 2025

Sistema FAESC/SENAR promove cerca de 500 cursos gratuitos em outubro Depois do sucesso dos treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) no mês de setembro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC)

FAESC

|

30 de setembro 2025

Feira de Tecnologia impulsiona inovação no agronegócio catarinense A 1ª Feira de Tecnologia e Inovação no Agronegócio (TI Agro), realizada no Parque de Exposições Nova Vicenza, em Água Doce, foi um sucesso.

FAESC

|

30 de setembro 2025

Sistema FAESC/SENAR reúne Sindicatos para apresentar diretrizes do Projeto RetifiCAR O Sistema Faesc/Senar promoveu, com o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semae), reunião on-line para tratar do Projeto RetifiCAR – iniciativa estratégica voltada à regularização e atualização do Cadastro Ambiental Rural (CAR).