Dia de Campo aborda implantação e manejo de pastagens perenes com foco no capim Tangola

Dia de Campo aborda implantação e manejo de pastagens perenes com foco no capim Tangola
FAESC
23 de Abril de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento técnico dos produtores rurais que participam da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Pecuária de Corte e fomentar práticas eficientes de manejo de pastagens, o Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Jaguaruna promoveram, neste mês, um Dia de Campo com foco na implantação e manejo de pastagens perenes, especialmente do capim Tangola. O encontro foi realizado na Fazenda Respingo, em Tubarão, na propriedade do produtor Egídio Goulart, e contou com a participação de aproximadamente 45 pessoas.

As atividades foram conduzidas pelo supervisor técnico da ATeG Pablo Ambrósio e pelo técnico de campo Guilherme T. Guarezi, que abordaram temas fundamentais para a produtividade e sustentabilidade das pastagens. Entre os principais assuntos em debate estiveram o manejo adequado na fase de implantação do capim Tangola, o custo da implantação e o manejo de condução da pastagem.

Um dos destaques foi a análise bromatológica do capim, com ênfase no ajuste de pastejo como ferramenta para o melhor desempenho. Também foi abordado o ajuste da dieta de acordo com a pretensão de ganho e conforme a qualidade da pastagem.

Durante o encontro, os participantes puderam ainda conhecer exemplos de resultados obtidos com outras variedades de forrageiras, além de analisar os diferentes níveis de suplementação recomendados conforme os níveis nutricionais de cada pastagem e os métodos de condução de cada pastejo. Outro aspecto em destaque foi a avaliação do vigor de rebrota do capim de acordo com a altura da pastagem e a pressão de pastejo.

Segundo a supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa, o Dia de Campo oportunizou troca de experiências e informações práticas que poderão ser aplicadas diretamente nas propriedades. “Os produtores avaliaram positivamente o evento e destacaram a importância dos temas abordados para fortalecer suas atividades”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressaltou que desde sua criação, em 2016, a ATeG Pecuária de Corte já beneficiou milhares de produtores rurais. “Os resultados vão além de números. Temos orgulho de mencionar que inúmeras famílias hoje contam com uma gestão eficaz, melhoraram a produtividade e a qualidade de seus rebanhos. Além disso, tomam decisões mais estratégicas, baseadas em dados e orientações técnicas, conquistaram mais qualidade de vida e aumentaram a renda. Vamos seguir investindo em conhecimento, tecnologia e capacitação para garantir que cada vez mais produtores tenham acesso a uma assistência de excelência e possam alcançar resultados sustentáveis para seus negócios rurais”, concluiu Pedrozo.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

SENAR

|

2 de setembro 2026

Sistema FAESC/SENAR e Capitania dos Portos formam 18 novos Pescadores Profissionais Nível 1 Formandos receberam certificado de conclusão e a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), documento que os habilita como aquaviários profissionais

FAESC

|

1 de setembro 2026

Sistema FAESC/SENAR e SEBRAE/SC alinham parceria para orientar produtores sobre a Reforma Tributária Parceria prevê a produção de um guia com informações práticas sobre as novas regras para auxiliar produtores e profissionais do setor agropecuário na adaptação ao novo sistema tributário.

FAESC

|

1 de setembro 2026

Santa Cecília forma 24 novos técnicos em Zootecnia pelo Sistema FAESC/SENAR e Sindicato Rural Curso oferecido em parceria com o Sindicato Rural prepara profissionais para atuar na produção pecuária e no processamento de alimentos de origem animal

FAESC

|

1 de setembro 2026

Programa Lar Legal Rural entrega 56 títulos de propriedades em Cunha Porã Cinquenta e seis produtores rurais de Cunha Porã, Extremo-Oeste de Santa Catarina, celebraram a regularização de áreas que, em alguns casos, aguardavam há anos pela documentação definitiva.

FAESC

|

1 de setembro 2026

Produtores de Faxinal dos Guedes recebem títulos do Programa Lar Legal Rural Produtores rurais de Faxinal dos Guedes receberam na sexta-feira (28) os títulos de seus imóveis por meio do programa Lar Legal Rural, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) e com a Prefeitura de Faxinal dos Guedes.

FAESC

|

31 de agosto 2026

Produtos de Santa Catarina são apresentados ao público na Casa do Produtor Catarinense, na Expointer No último sábado, 29 de agosto, iniciou a 49ª Expointer, considerada uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O evento prossegue até o dia 6 de setembro, com atrações culturais, mais de 5.700 animais em exibição e muitas oportunidades de negócios.

FAESC

|

31 de agosto 2026

Equipes dos Sindicatos Rurais do Grande Oeste catarinense recebem capacitação sobre DITR 2026 e Ganho de Capital Profissionais dos Sindicatos Rurais do Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina participaram, na última semana (de 25 a 27 de agosto), em Chapecó, do segundo treinamento promovido neste ano pelo Sistema Faesc/Senar sobre Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2026 e Ganho de Capital.

FAESC

|

31 de agosto 2026

Equipes dos Sindicatos Rurais do Grande Oeste catarinense recebem capacitação sobre DITR 2026 e Ganho de Capital Profissionais dos Sindicatos Rurais do Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina participaram, na última semana (de 25 a 27 de agosto), em Chapecó, do segundo treinamento promovido neste ano pelo Sistema Faesc/Senar sobre Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2026 e Ganho de Capital.

SENAR

|

31 de agosto 2026

Sistema FAESC/SENAR promove cerca de 520 treinamentos gratuitos em setembro Novas oportunidades de qualificação profissional e desenvolvimento social estarão disponíveis ao público do campo catarinense ao longo de setembro.

FAESC

|

31 de agosto 2026

Evento em Chapecó destaca a força das mulheres no agronegócio Agropocket Grande Oeste reuniu produtoras e lideranças em Chapecó para debater conhecimento, gestão e protagonismo feminino no setor.

FAESC

|

28 de agosto 2026

Sistema FAESC/SENAR e Capitania dos Portos formam 18 novos Pescadores Profissionais Nível 1 Formandos receberam certificado de conclusão e a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), documento que os habilita como aquaviários profissionais

FAESC

|

28 de agosto 2026

Leilões de touros movimentam mercado de genética bovina em Santa Catarina Terceiro levantamento parcial do GMG/Udesc, com o apoio da FAESC, acompanha preços de sete raças comercializadas em diferentes regiões do Estado.