Dia de Campo impulsiona a pecuária leiteira em São Miguel do Oeste e região

Dia de Campo impulsiona a pecuária leiteira em São Miguel do Oeste e região
FAESC
29 de Julho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Sugestão de vídeo para redes sociais: https://we.tl/t-zTxE5pwY9q

O Dia de Campo promovido pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com o Sindicato Rural de São Miguel do Oeste reuniu 170 produtores rurais na última semana. O evento, realizado na propriedade de Junior Klein e família na Linha Barra do Guamerim, abordou temas como planejamento forrageiro, fertilidade do solo e manejo de pastagens, com o objetivo de aprimorar as técnicas de produção de leite na região.

A iniciativa, que faz parte do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/SC, contou com a presença dos presidentes dos Sindicatos Rurais Adair José Teixeira (São Miguel do Oeste), Raul Luis Meier (Dionísio Cerqueira), Marlene Morilhas Daneluz (Galvão) e Waldemar Schroeder (Itapiranga), da supervisora regional do Senar/SC Grasiane Viêra e da equipe técnica da ATeG responsável por conduzir as atividades.

O presidente do Sindicato anfitrião, Adair José Teixeira, destacou que o momento representou uma oportunidade para os produtores e equipes técnicas compartilharem práticas de manejo e inovações relacionadas à produção de leite. “Isso permite que os empresários rurais atualizem e implementem novas práticas para aumentar a eficiência e a qualidade do leite em suas propriedades”.

O produtor Junior Klein salientou que a apresentação feita pela equipe técnica da ATeG foi essencial para avaliar se o manejo vem sendo realizado de forma adequada. “Isso ajudará os produtores de leite e de gado de corte a adequar o manejo”, destacou o produtor que contou a história da propriedade e falou sobre a produção de leite, sobre a produtividade vaca/dia, sobre as novas cultivares, entre outros aspectos.

Com relação à ATeG, Junior destacou que o programa foi fundamental para avaliar melhor os custos do litro de leite, a margem de lucro, a produção mensal necessária para pagar as despesas com mão de obra, o manejo, a cria e recria de bezerras, entre outros aspectos importantes para gerenciar e aumentar a produtividade.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realçou a importância das Oficinas Técnicas para aperfeiçoar o conhecimento com a troca de experiências e as atividades práticas. “Esses eventos são essenciais para a difusão de boas práticas que impactam positivamente na produtividade, melhoria de renda e sustentabilidade da pecuária leiteira”.

ATEG PECUÁRIA DE LEITE

A ATeG Pecuária de Leite surgiu em 2016 visando oferecer ao produtor um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que prioriza a gestão de forma eficiente e permite alcançar mudanças no ambiente das empresas rurais. “O objetivo é melhorar a produtividade, a rentabilidade e a sustentabilidade das propriedades leiteiras por meio da assistência aos produtores e da adoção de boas práticas de manejo”, explicou o presidente Pedrozo.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

§ Site: https://bit.ly/faescsenar

§ Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

§ Facebook Senar-SC: https://bit.ly/facebook-senar

§ Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

§ YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

Leia também

FAESC

|

27 de outubro 2026

Mercado do arroz apresenta sinais de recuperação Webinar do Sistema Faesc/Senar e da Safras & Mercado analisou preços, comércio exterior, consumo, câmbio e perspectivas para a nova safra

FAESC

|

26 de outubro 2026

Programa Novos Caminhos homenageia jovens em Santa Catarina Sistema Faesc/Senar participa das cerimônias que reconhecem conquistas e valorizam a educação e qualificação profissional para crianças, adolescentes e jovens

FAESC

|

22 de outubro 2026

Levantamento atualiza preços de touros comercializados em Santa Catarina 11ª atualização parcial reúne dados de oito raças e oferece referências sobre valores praticados nos leilões realizados no Estado

SENAR

|

22 de outubro 2026

Sistema FAESC/SENAR oferece 516 treinamentos gratuitos em todas as regiões de SC em novembro Melhorar a produtividade, modernizar a gestão das propriedades e ampliar as oportunidades de renda estão entre os objetivos dos 516 treinamentos gratuitos que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC

FAESC

|

22 de outubro 2026

Programa do SENAR/SC fortalece preparo profissional de jovens em Xanxerê O início da vida profissional representa uma etapa de descobertas, responsabilidades e adaptação às exigências do mercado de trabalho. Em Xanxerê, jovens têm a oportunidade de viver essa experiência por meio do Programa Jovem Aprendiz Cotista (JAC), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC

FAESC

|

21 de outubro 2026

Dia Internacional da Maçã: Santa Catarina tem na fruta uma força econômica e cultural São Joaquim é um dos principais exemplos dessa vocação. Maior produtor nacional de maçã, o município reúne características climáticas que favorecem o desenvolvimento dos pomares e a qualidade da fruta.

FAESC

|

20 de outubro 2026

ATeG celebra dez anos de transformação no campo e inicia nova fase de excelência em Santa Catarina Encontro estadual reuniu aproximadamente 300 profissionais e lideranças em Florianópolis, reconheceu uma década de resultados e apresentou novas diretrizes para ampliar a eficiência e a rentabilidade das propriedades rurais.

FAESC

|

20 de outubro 2026

Orçamento para rodovias federais de SC e fim da escala 6X1 preocupam setor produtivo Incerteza em relação aos recursos para obras em 2027 e impactos para as empresas com a aprovação do fim da escala 6X1 foram temas discutidos na reunião do Conselho das Federações Empresariais de SC, nesta segunda, dia 19, na FIESC, em Florianópolis.

FAESC

|

20 de outubro 2026

Licenciamento ambiental da rizicultura ameaça produção de arroz As entidades representativas do setor agropecuário catarinense — Sistema OCESC, FAESC, FETAESC e SindArroz-SC — manifestam profunda preocupação com a possibilidade de retorno da imposição de licenciamento ambiental para o cultivo de arroz

FAESC

|

16 de outubro 2026

Pra que serve um Sindicato? José Zeferino Pedrozo Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

SENAR

|

16 de outubro 2026

Mulheres conhecem técnicas de criação de gado de corte em Jaguaruna Da gestão da propriedade à escolha dos reprodutores e ao manejo das pastagens, a criação de gado de corte exige conhecimento técnico, planejamento, gestão adequada e atenção diária aos animais. Para conhecer de perto essa rotina, um grupo de mulheres de Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina