Dia de Campo impulsiona a pecuária leiteira em São Miguel do Oeste e região

Dia de Campo impulsiona a pecuária leiteira em São Miguel do Oeste e região
FAESC
29 de Julho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Sugestão de vídeo para redes sociais: https://we.tl/t-zTxE5pwY9q

O Dia de Campo promovido pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com o Sindicato Rural de São Miguel do Oeste reuniu 170 produtores rurais na última semana. O evento, realizado na propriedade de Junior Klein e família na Linha Barra do Guamerim, abordou temas como planejamento forrageiro, fertilidade do solo e manejo de pastagens, com o objetivo de aprimorar as técnicas de produção de leite na região.

A iniciativa, que faz parte do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/SC, contou com a presença dos presidentes dos Sindicatos Rurais Adair José Teixeira (São Miguel do Oeste), Raul Luis Meier (Dionísio Cerqueira), Marlene Morilhas Daneluz (Galvão) e Waldemar Schroeder (Itapiranga), da supervisora regional do Senar/SC Grasiane Viêra e da equipe técnica da ATeG responsável por conduzir as atividades.

O presidente do Sindicato anfitrião, Adair José Teixeira, destacou que o momento representou uma oportunidade para os produtores e equipes técnicas compartilharem práticas de manejo e inovações relacionadas à produção de leite. “Isso permite que os empresários rurais atualizem e implementem novas práticas para aumentar a eficiência e a qualidade do leite em suas propriedades”.

O produtor Junior Klein salientou que a apresentação feita pela equipe técnica da ATeG foi essencial para avaliar se o manejo vem sendo realizado de forma adequada. “Isso ajudará os produtores de leite e de gado de corte a adequar o manejo”, destacou o produtor que contou a história da propriedade e falou sobre a produção de leite, sobre a produtividade vaca/dia, sobre as novas cultivares, entre outros aspectos.

Com relação à ATeG, Junior destacou que o programa foi fundamental para avaliar melhor os custos do litro de leite, a margem de lucro, a produção mensal necessária para pagar as despesas com mão de obra, o manejo, a cria e recria de bezerras, entre outros aspectos importantes para gerenciar e aumentar a produtividade.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realçou a importância das Oficinas Técnicas para aperfeiçoar o conhecimento com a troca de experiências e as atividades práticas. “Esses eventos são essenciais para a difusão de boas práticas que impactam positivamente na produtividade, melhoria de renda e sustentabilidade da pecuária leiteira”.

ATEG PECUÁRIA DE LEITE

A ATeG Pecuária de Leite surgiu em 2016 visando oferecer ao produtor um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que prioriza a gestão de forma eficiente e permite alcançar mudanças no ambiente das empresas rurais. “O objetivo é melhorar a produtividade, a rentabilidade e a sustentabilidade das propriedades leiteiras por meio da assistência aos produtores e da adoção de boas práticas de manejo”, explicou o presidente Pedrozo.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

§ Site: https://bit.ly/faescsenar

§ Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

§ Facebook Senar-SC: https://bit.ly/facebook-senar

§ Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

§ YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

Leia também

FAESC

|

10 de fevereiro 2026

Negociação do tabaco segue sem acordo Comissão recebeu Alliance One, CTA e JTI, reafirmou o custo de produção como referência e disse que continuará buscando ajustes na tabela 2025/2026 dentro do Sistema Integrado.

FAESC

|

10 de fevereiro 2026

A verdade é aliada do agronegócio JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

SENAR

|

6 de fevereiro 2026

Santa Catarina tem dois vencedores na 6ª edição do Concurso de Vídeos Educativos do SENAR Santa Catarina conquistou dois vencedores na 6ª edição do Concurso de Vídeos Educativos de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

FAESC

|

5 de fevereiro 2026

“Mercado de carnes e leite” é tema de webinar do Sistema FAESC/SENAR e da Safras & Mercado Pelo quarto ano consecutivo, o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) mantém parceria com a Safras & Mercado, consultoria líder em agronegócio, para disseminar informações e indicadores das principais culturas de Santa Catarina.

SENAR

|

5 de fevereiro 2026

Carreta Agro pelo Brasil segue para a Tecnoeste, em Concórdia, no Oeste catarinense Evento será realizado no período de 10 a 12 de fevereiro no Parque do Instituto Federal Catarinense (IFC).

SENAR

|

4 de fevereiro 2026

Agroindústria do Extremo Oeste é certificada com o Selo Arte em seis produtos A Queijaria Empório dos Queijos, atendida pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar, conquistou um importante reconhecimento: o Selo Arte, certificação que autoriza a comercialização de produtos artesanais de origem animal em todo o território nacional.

FAESC

|

29 de janeiro 2026

Ausência sentida JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

28 de janeiro 2026

Projeto integrado fortalecerá a cadeia de ovinos e caprinos no Extremo Oeste O Sistema Faesc/Senar/Sindicatos foi parceiro do evento promovido pelo Sebrae/SC e Governo do Estado de SC, que reuniu produtores rurais e lideranças regionais na terça-feira (27), em Dionísio Cerqueira, na fazenda Dois Irmãos. A iniciativa marcou o lançamento do Projeto Ovinocaprinocultura Regional Extremo Oeste.

FAESC

|

28 de janeiro 2026

Sul do Estado recebe Carreta Agro pelo Brasil nesta quinta e sexta Primeira parada do projeto itinerante será no Campo Agroacelerador Coperja, em Jacinto Machado. Em fevereiro, ação chega em Concórdia, Pinhalzinho e Campos Novos

FAESC

|

27 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR e SAFRAS & Mercado promovem primeiro webinar de 2026 em fevereiro Pelo quarto ano consecutivo, o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) mantém parceria com a Safras & Mercado, consultoria líder em agronegócio, para disseminar informações e indicadores das principais culturas de Santa Catarina.

FAESC

|

26 de janeiro 2026

Capacitação gratuita do SENAR PLAY orienta sobre os impactos e as estratégias da Reforma Tributária para o agro A Reforma Tributária representa uma das maiores mudanças no sistema fiscal brasileiro nas últimas décadas e promete impactar diretamente diversos setores da economia, especialmente o agronegócio.