Dia de Campo mostra evolução de propriedade atendida pela ATeG Bovinocultura de Corte em Entre Rios

Dia de Campo mostra evolução de propriedade atendida pela ATeG Bovinocultura de Corte em Entre Rios
FAESC
10 de Abril de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

“Produção Intensiva de Bovinos de Corte” foi o tema do recente Dia de Campo realizado em uma propriedade rural, no município de Entre Rios/SC. O evento foi promovido pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato Rural de Xanxerê.

A iniciativa reuniu mais de 130 participantes entre dirigentes de Sindicatos Rurais, produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), técnicos e supervisores do ATeG, representantes do Sistema Faesc/Senar, além de representantes das Secretarias Municipais de Agricultura, entre outros convidados.

Na abertura, o presidente do Sindicato e vice-presidente de secretaria do Sistema Faesc/Senar, Enori Barbieri, destacou a importância do Dia de Campo para fortalecer a cadeia produtiva de Bovinocultura de Corte. Também participaram da solenidade o anfitrião Cleiton Alberici (proprietário da propriedade), os supervisores regionais do Senar/SC Helder Jorge Barbosa (oeste) e Jeam Palavro (meio oeste), o supervisor técnico da ATeG, Fernando da Silveira, os técnicos de campo Dyeison da Silva Fantinel e Francisco A. Piran Filho.

A programação iniciou com a apresentação da propriedade conduzida pelo técnico de campo da ATeG, Francisco A. Piran Filho, que ressaltou a trajetória da fazenda desde o início do atendimento da Assistência Técnica e Gerencial até os dias atuais, incluindo ações executadas, resultados alcançados e metas futuras. Em seguida, foram abordados os seguintes temas Produção de forragem; Forragem conservada e Nutrição e suplementação.

ESTAÇÕES TÉCNICAS

No período da tarde, os produtores foram direcionados a formar três grupos para participar de três estações. A gira técnica compreendeu os seguintes temas: Produção de forragem; Forragem conservada e Nutrição e suplementação.

SOBRE A PROPRIEDADE

Durante a apresentação, foi mostrado como era a propriedade antes da ATeG, quais foram as ações implementadas, os resultados obtidos até o momento e os objetivos futuros. Antes do atendimento, o rebanho era composto por 150 vacas e três touros, porém, com a ocorrência de um problema sanitário, restaram apenas 35 vacas e os três touros.

Na safra 2022/2023 foram vendidos 49 bezerros com peso médio de 160 kg, na safra 2023/2024 foram comercializados 120 bezerros (peso médio de 220 kg) e para a safra 2024/2025 a propriedade possui 152 bezerros para a comercialização, com projeção de média de desmame superior a 250-260 kg. Quanto à lotação animal, a propriedade está com 8,32 unidade animal (UA)/hectare, mas já chegou a um período com 11,75 UA/hectare (primavera e verão). Para o período de outono e inverno a lotação animal é de aproximadamente 5 UA/hectare.

ATEG EM 2025

O objetivo neste ano, de acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, é dar continuidade à evolução técnica e gerencial nas propriedades, com novas turmas da ATeG e outras ações voltadas ao fortalecimento da pecuária de corte em todo o estado. Ele lembrou que desde sua criação, em 2016, a ATeG já beneficiou milhares de produtores na área de pecuária de corte.

“Os resultados vão além de números. Temos orgulho de mencionar que inúmeras famílias hoje contam com uma gestão eficaz e melhoraram a produtividade e a qualidade de seus rebanhos. Além disso, tomam decisões mais estratégicas, baseadas em dados e orientações técnicas, conquistaram mais qualidade de vida e aumentaram a renda. Vamos seguir investindo em conhecimento, tecnologia e capacitação para garantir que cada vez mais produtores tenham acesso a uma assistência de excelência e possam alcançar resultados sustentáveis para seus negócios rurais”, concluiu Pedrozo.


Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

29 de janeiro 2026

Ausência sentida JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

28 de janeiro 2026

Projeto integrado fortalecerá a cadeia de ovinos e caprinos no Extremo Oeste O Sistema Faesc/Senar/Sindicatos foi parceiro do evento promovido pelo Sebrae/SC e Governo do Estado de SC, que reuniu produtores rurais e lideranças regionais na terça-feira (27), em Dionísio Cerqueira, na fazenda Dois Irmãos. A iniciativa marcou o lançamento do Projeto Ovinocaprinocultura Regional Extremo Oeste.

FAESC

|

28 de janeiro 2026

Sul do Estado recebe Carreta Agro pelo Brasil nesta quinta e sexta Primeira parada do projeto itinerante será no Campo Agroacelerador Coperja, em Jacinto Machado. Em fevereiro, ação chega em Concórdia, Pinhalzinho e Campos Novos

FAESC

|

26 de janeiro 2026

Capacitação gratuita do SENAR PLAY orienta sobre os impactos e as estratégias da Reforma Tributária para o agro A Reforma Tributária representa uma das maiores mudanças no sistema fiscal brasileiro nas últimas décadas e promete impactar diretamente diversos setores da economia, especialmente o agronegócio.

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove mais de 350 capacitações gratuitas em fevereiro O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoverá no mês de fevereiro mais de 350 capacitações gratuitas.

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Santa Catarina consolida a exportação de maçãs com a inspeção fitossanitária na origem O setor produtivo da fruticultura catarinense consolidou nesta semana uma conquista histórica junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). As inspeções fitossanitárias para exportação de maçãs frescas seguem realizadas diretamente na origem da produção, ou seja, nos packing-houses exportadores catarinenses. A iniciativa possibilita a emissão do Certificado Fitossanitário Internacional (CFI) – documento necessário para a exportação da fruta.

FAESC

|

22 de janeiro 2026

Entenda os impactos da Reforma Tributária para os produtores rurais A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta os produtores rurais sobre as principais mudanças decorrentes da transição para o novo modelo de tributação.

FAESC

|

20 de janeiro 2026

SC terá presença da Carreta Agro pelo Brasil em quatro feiras em janeiro e fevereiro Santa Catarina será o primeiro Estado do País a receber a Carreta Agro pelo Brasil do Sistema CNA/Senar em quatro eventos consecutivos.

FAESC

|

17 de janeiro 2026

Reajuste das tabelas do tabaco será debatido em reuniões na próxima semana A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) anunciou que a definição do reajuste das tabelas de preço mínimo deve ocorrer em reuniões marcadas nos próximos dias 19 e 20 de janeiro. As definições ocorrem por empresa, no âmbito das Cadecs (Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração).

FAESC

|

16 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR abre matrículas para os aprovados nos Cursos Técnicos de três polos O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) abre, na próxima segunda-feira (19), o período de matrícula para os cursos técnicos do 1º semestre de 2026. Em Santa Catarina, as formações são conduzidas pelo Sistema Faesc/Senar em 17 polos de apoio presencial.

FAESC

|

14 de janeiro 2026

Produtor: chegou o momento de escolher a forma de tributação da Contribuição Previdenciária Rural Todo início de ano, o empregador rural pessoa física se depara com uma decisão estratégica relevante: definir a forma de tributação da Contribuição Previdenciária Rural, conhecida como Funrural. Essa escolha, que deve ser feita no mês de janeiro, é fundamental, pois impacta diretamente o regime de tributação aplicado ao longo de todo o ano-calendário, especialmente no que se refere ao recolhimento incidente sobre a comercialização da produção rural.

FAESC

|

22 de dezembro 2025

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove 275 cursos gratuitos em janeiro O Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS/SC inicia o ano com uma ampla programação de capacitações voltadas ao fortalecimento do meio rural. Em janeiro, serão realizados 275 cursos gratuitos em todas as regiões de Santa Catarina, integrando as ações de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS).