Dia de Campo mostra evolução de propriedade atendida pela ATeG Bovinocultura de Corte em Entre Rios

Dia de Campo mostra evolução de propriedade atendida pela ATeG Bovinocultura de Corte em Entre Rios
FAESC
10 de Abril de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

“Produção Intensiva de Bovinos de Corte” foi o tema do recente Dia de Campo realizado em uma propriedade rural, no município de Entre Rios/SC. O evento foi promovido pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato Rural de Xanxerê.

A iniciativa reuniu mais de 130 participantes entre dirigentes de Sindicatos Rurais, produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), técnicos e supervisores do ATeG, representantes do Sistema Faesc/Senar, além de representantes das Secretarias Municipais de Agricultura, entre outros convidados.

Na abertura, o presidente do Sindicato e vice-presidente de secretaria do Sistema Faesc/Senar, Enori Barbieri, destacou a importância do Dia de Campo para fortalecer a cadeia produtiva de Bovinocultura de Corte. Também participaram da solenidade o anfitrião Cleiton Alberici (proprietário da propriedade), os supervisores regionais do Senar/SC Helder Jorge Barbosa (oeste) e Jeam Palavro (meio oeste), o supervisor técnico da ATeG, Fernando da Silveira, os técnicos de campo Dyeison da Silva Fantinel e Francisco A. Piran Filho.

A programação iniciou com a apresentação da propriedade conduzida pelo técnico de campo da ATeG, Francisco A. Piran Filho, que ressaltou a trajetória da fazenda desde o início do atendimento da Assistência Técnica e Gerencial até os dias atuais, incluindo ações executadas, resultados alcançados e metas futuras. Em seguida, foram abordados os seguintes temas Produção de forragem; Forragem conservada e Nutrição e suplementação.

ESTAÇÕES TÉCNICAS

No período da tarde, os produtores foram direcionados a formar três grupos para participar de três estações. A gira técnica compreendeu os seguintes temas: Produção de forragem; Forragem conservada e Nutrição e suplementação.

SOBRE A PROPRIEDADE

Durante a apresentação, foi mostrado como era a propriedade antes da ATeG, quais foram as ações implementadas, os resultados obtidos até o momento e os objetivos futuros. Antes do atendimento, o rebanho era composto por 150 vacas e três touros, porém, com a ocorrência de um problema sanitário, restaram apenas 35 vacas e os três touros.

Na safra 2022/2023 foram vendidos 49 bezerros com peso médio de 160 kg, na safra 2023/2024 foram comercializados 120 bezerros (peso médio de 220 kg) e para a safra 2024/2025 a propriedade possui 152 bezerros para a comercialização, com projeção de média de desmame superior a 250-260 kg. Quanto à lotação animal, a propriedade está com 8,32 unidade animal (UA)/hectare, mas já chegou a um período com 11,75 UA/hectare (primavera e verão). Para o período de outono e inverno a lotação animal é de aproximadamente 5 UA/hectare.

ATEG EM 2025

O objetivo neste ano, de acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, é dar continuidade à evolução técnica e gerencial nas propriedades, com novas turmas da ATeG e outras ações voltadas ao fortalecimento da pecuária de corte em todo o estado. Ele lembrou que desde sua criação, em 2016, a ATeG já beneficiou milhares de produtores na área de pecuária de corte.

“Os resultados vão além de números. Temos orgulho de mencionar que inúmeras famílias hoje contam com uma gestão eficaz e melhoraram a produtividade e a qualidade de seus rebanhos. Além disso, tomam decisões mais estratégicas, baseadas em dados e orientações técnicas, conquistaram mais qualidade de vida e aumentaram a renda. Vamos seguir investindo em conhecimento, tecnologia e capacitação para garantir que cada vez mais produtores tenham acesso a uma assistência de excelência e possam alcançar resultados sustentáveis para seus negócios rurais”, concluiu Pedrozo.


Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

SENAR

|

2 de setembro 2026

FAESC participa de encontro que reúne 5,7 mil mulheres do agro em São Paulo A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) participou do 4º Encontro Estadual de Mulheres do Agro, realizado na sexta-feira (28), em Ribeirão Preto (SP). Promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), o evento reuniu 5,7 mil participantes e colocou em debate empreendedorismo, governança, qualificação profissional e liderança feminina no agronegócio.

SENAR

|

2 de setembro 2026

Sistema FAESC/SENAR e Capitania dos Portos formam 18 novos Pescadores Profissionais Nível 1 Formandos receberam certificado de conclusão e a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), documento que os habilita como aquaviários profissionais

FAESC

|

1 de setembro 2026

Sistema FAESC/SENAR e SEBRAE/SC alinham parceria para orientar produtores sobre a Reforma Tributária Parceria prevê a produção de um guia com informações práticas sobre as novas regras para auxiliar produtores e profissionais do setor agropecuário na adaptação ao novo sistema tributário.

FAESC

|

1 de setembro 2026

Santa Cecília forma 24 novos técnicos em Zootecnia pelo Sistema FAESC/SENAR e Sindicato Rural Curso oferecido em parceria com o Sindicato Rural prepara profissionais para atuar na produção pecuária e no processamento de alimentos de origem animal

FAESC

|

1 de setembro 2026

Programa Lar Legal Rural entrega 56 títulos de propriedades em Cunha Porã Cinquenta e seis produtores rurais de Cunha Porã, Extremo-Oeste de Santa Catarina, celebraram a regularização de áreas que, em alguns casos, aguardavam há anos pela documentação definitiva.

FAESC

|

1 de setembro 2026

Produtores de Faxinal dos Guedes recebem títulos do Programa Lar Legal Rural Produtores rurais de Faxinal dos Guedes receberam na sexta-feira (28) os títulos de seus imóveis por meio do programa Lar Legal Rural, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) e com a Prefeitura de Faxinal dos Guedes.

FAESC

|

31 de agosto 2026

Produtos de Santa Catarina são apresentados ao público na Casa do Produtor Catarinense, na Expointer No último sábado, 29 de agosto, iniciou a 49ª Expointer, considerada uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O evento prossegue até o dia 6 de setembro, com atrações culturais, mais de 5.700 animais em exibição e muitas oportunidades de negócios.

FAESC

|

31 de agosto 2026

Equipes dos Sindicatos Rurais do Grande Oeste catarinense recebem capacitação sobre DITR 2026 e Ganho de Capital Profissionais dos Sindicatos Rurais do Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina participaram, na última semana (de 25 a 27 de agosto), em Chapecó, do segundo treinamento promovido neste ano pelo Sistema Faesc/Senar sobre Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2026 e Ganho de Capital.

FAESC

|

31 de agosto 2026

Equipes dos Sindicatos Rurais do Grande Oeste catarinense recebem capacitação sobre DITR 2026 e Ganho de Capital Profissionais dos Sindicatos Rurais do Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina participaram, na última semana (de 25 a 27 de agosto), em Chapecó, do segundo treinamento promovido neste ano pelo Sistema Faesc/Senar sobre Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2026 e Ganho de Capital.

SENAR

|

31 de agosto 2026

Sistema FAESC/SENAR promove cerca de 520 treinamentos gratuitos em setembro Novas oportunidades de qualificação profissional e desenvolvimento social estarão disponíveis ao público do campo catarinense ao longo de setembro.

FAESC

|

31 de agosto 2026

Evento em Chapecó destaca a força das mulheres no agronegócio Agropocket Grande Oeste reuniu produtoras e lideranças em Chapecó para debater conhecimento, gestão e protagonismo feminino no setor.

FAESC

|

28 de agosto 2026

Sistema FAESC/SENAR e Capitania dos Portos formam 18 novos Pescadores Profissionais Nível 1 Formandos receberam certificado de conclusão e a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), documento que os habilita como aquaviários profissionais