Entidades do agronegócio reforçam pedido para equilíbrio do ICMS, durante reunião com o governador em exercício

Entidades do agronegócio reforçam pedido para equilíbrio do ICMS, durante reunião com o governador em exercício
FAESC
08 de Julho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

Dirigentes e representantes das principais entidades do agronegócio de Santa Catarina estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (08), na Casa d'Agronômica, residencial oficial do chefe do Poder Executivo, onde foram recebidas pelo governador em exercício, Mauro De Nadal, para tratar de assuntos de interesse do setor. Nadal, que é presidente da Alesc, permanece no comando do Estado até o próximo domingo (14).

Durante o encontro, o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, pediu para que se equacione e equilibre os créditos de ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) entre os estados. Argumentou que Santa Catarina sempre sai perdendo e que, “com diálogo e cooperação, será possível traçar caminhos para a adequada gestão dos créditos de ICMS”.

O presidente da Ocesc, Vanir Zanatta, reforçou o pedido para agilizar a questão do uso dos 20% do ICMS presumido pelas cooperativas de eletrificação para que reinvistam em infraestrutura e redes de PCH. Defendeu também para que seja revisto o uso do ICMS para os chamados silos solteiros (somente para armazenagem), pois além de serem caros, não são focados na industrialização.

O gerente executivo do Sindicarne, Jorge Luiz de Lima, focou no aspecto relacionado ao crédito presumido de ICMS que não foi regulamentado no Governo passado e, com isso, os insumos ficaram todos avulsos. Dessa forma, haverá grande impacto no ano que vem. A estimativa é de que o Governo terá que injetar mais de 100 milhões de reais nos planos e programas.

O diretor executivo da Fecoagro, Ivan Ramos, cobrou agilidade na liberação dos recursos para a construção de uma passarela que havia sido acertada no Governo passado, porém, como é ano eleitoral, talvez ocorra atraso.

O governador em exercício anotou as demandas e confirmou que levará adiante. Nesta quarta-feira (10), haverá um esforço concentrado nas comissões para a votação da Lei Cadastro Ambiental Rural (CAR). Atualmente, o CAR está no âmbito da Secretaria do Meio Ambiente e a sugestão é que a responsabilidade seja transferida para a Secretaria da Agricultura, que dispõe de corpo técnico na Epagri e na Cidasc para fazer o cadastro.

As entidades do agro de Santa Catarina (Faesc, Fetaesc, Ocesc, Fecoagro, Sindicarne, Sicoob e Sindileite) já haviam manifestado preocupação com a demora na implantação do CAR em Santa Catarina, durante audiência com o governador Jorginho Mello no dia 14 de junho. O principal impacto é a falta de liberação dos financiamentos agrícolas para o plantio de verão e demais atividades agropecuárias para os agricultores sem o CAR.

O presidente Pedrozo destacou a importância de agilizar a implantação do CAR ao mencionar que cadastro é o primeiro passo para a regularização ambiental da propriedade rural e representa um pré-requisito para financiamentos e outros benefícios. “Sem o CAR regularizado, os produtores rurais ficam impossibilitados de acessar linhas de crédito e outros programas de incentivo governamental, o que traz consequências para seus negócios. O acesso a financiamentos é fundamental para o desenvolvimento e a competitividade do setor produtivo”.

Leia também

FAESC

|

1 de junho 2026

FAESC manifesta preocupação com suspensão de medidas contra importação de leite em pó com prática de dumping A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) recebeu com preocupação a decisão do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex) de suspender a aplicação imediata de medidas antidumping sobre as importações de leite em pó provenientes da Argentina e do Uruguai.

FAESC

|

29 de maio 2026

Levantamento aponta estabilização dos preços de terneiros em duas regiões e queda em outras duas O mercado pecuário catarinense contabilizou, até o dia 27 de maio, 75 leilões em diferentes regiões do Estado, segundo o 12º levantamento parcial de preços dos leilões de terneiros e terneiras em Santa Catarina. O estudo, divulgado pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), conta com o apoio do Sistema Faesc/Senar e integra o programa de extensão Conexão Udesc e a Produção Animal.

SENAR

|

27 de maio 2026

Seminário da Assistência Técnica e Gerencial debate sustentabilidade e inovação na apicultura catarinense Evento reuniu produtores, técnicos, instituições parceiras e especialistas do setor para debater práticas sustentáveis. (Foto Divulgação)

FAESC

|

27 de maio 2026

Andreia Barbieri Zanluchi fala sobre Contratos Rurais Entenda a importância dos Contratos Rurais para a segurança jurídica no campo.

FAESC

|

25 de maio 2026

Seminário da Faesc debate economia, liderança e sustentabilidade no campo O cenário econômico brasileiro e seus reflexos sobre o campo foram destaques no Seminário Estadual de Líderes Rurais da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), realizado na última sexta-feira (22), em Florianópolis.

FAESC

|

25 de maio 2026

CNA divulga cartilha, vídeo e esclarece dúvidas sobre Reforma Tributária Conteúdos ajudam produtor rural a conhecer o tema e a se planejar.

SENAR

|

25 de maio 2026

SISTEMA FAESC/SENAR/SC leva 497 treinamentos a todas as regiões de SC em junho O Sistema Faesc/Senar/SC programou 497 treinamentos para junho em Santa Catarina. As atividades alcançam todas as regiões do estado e abrangem ações de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS), com foco na qualificação de produtores, trabalhadores rurais e famílias do campo.

SENAR

|

25 de maio 2026

Jovem de SC vivencia futuro do agro em intercâmbio nacional do SENAR O catarinense Cristiano Bordignon participou do intercâmbio técnico da 6ª edição do programa de Desenvolvimento de Lideranças CNA Jovem, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entre os dias 22 e 30 de abril. A missão percorreu os Estados da Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul, com programação que incluiu visitas técnicas, agendas institucionais e imersão em ambientes de inovação.