Entidades do agronegócio reforçam pedido para equilíbrio do ICMS, durante reunião com o governador em exercício

Entidades do agronegócio reforçam pedido para equilíbrio do ICMS, durante reunião com o governador em exercício
FAESC
08 de Julho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

Dirigentes e representantes das principais entidades do agronegócio de Santa Catarina estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (08), na Casa d'Agronômica, residencial oficial do chefe do Poder Executivo, onde foram recebidas pelo governador em exercício, Mauro De Nadal, para tratar de assuntos de interesse do setor. Nadal, que é presidente da Alesc, permanece no comando do Estado até o próximo domingo (14).

Durante o encontro, o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, pediu para que se equacione e equilibre os créditos de ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) entre os estados. Argumentou que Santa Catarina sempre sai perdendo e que, “com diálogo e cooperação, será possível traçar caminhos para a adequada gestão dos créditos de ICMS”.

O presidente da Ocesc, Vanir Zanatta, reforçou o pedido para agilizar a questão do uso dos 20% do ICMS presumido pelas cooperativas de eletrificação para que reinvistam em infraestrutura e redes de PCH. Defendeu também para que seja revisto o uso do ICMS para os chamados silos solteiros (somente para armazenagem), pois além de serem caros, não são focados na industrialização.

O gerente executivo do Sindicarne, Jorge Luiz de Lima, focou no aspecto relacionado ao crédito presumido de ICMS que não foi regulamentado no Governo passado e, com isso, os insumos ficaram todos avulsos. Dessa forma, haverá grande impacto no ano que vem. A estimativa é de que o Governo terá que injetar mais de 100 milhões de reais nos planos e programas.

O diretor executivo da Fecoagro, Ivan Ramos, cobrou agilidade na liberação dos recursos para a construção de uma passarela que havia sido acertada no Governo passado, porém, como é ano eleitoral, talvez ocorra atraso.

O governador em exercício anotou as demandas e confirmou que levará adiante. Nesta quarta-feira (10), haverá um esforço concentrado nas comissões para a votação da Lei Cadastro Ambiental Rural (CAR). Atualmente, o CAR está no âmbito da Secretaria do Meio Ambiente e a sugestão é que a responsabilidade seja transferida para a Secretaria da Agricultura, que dispõe de corpo técnico na Epagri e na Cidasc para fazer o cadastro.

As entidades do agro de Santa Catarina (Faesc, Fetaesc, Ocesc, Fecoagro, Sindicarne, Sicoob e Sindileite) já haviam manifestado preocupação com a demora na implantação do CAR em Santa Catarina, durante audiência com o governador Jorginho Mello no dia 14 de junho. O principal impacto é a falta de liberação dos financiamentos agrícolas para o plantio de verão e demais atividades agropecuárias para os agricultores sem o CAR.

O presidente Pedrozo destacou a importância de agilizar a implantação do CAR ao mencionar que cadastro é o primeiro passo para a regularização ambiental da propriedade rural e representa um pré-requisito para financiamentos e outros benefícios. “Sem o CAR regularizado, os produtores rurais ficam impossibilitados de acessar linhas de crédito e outros programas de incentivo governamental, o que traz consequências para seus negócios. O acesso a financiamentos é fundamental para o desenvolvimento e a competitividade do setor produtivo”.

Leia também

FAESC

|

5 de dezembro 2025

Calendário de eventos agropecuários 2026 do Sistema FAESC/SENAR terá mais de 220 eventos agropecuários O calendário de eventos agropecuários de 2026 do Sistema Faesc/Senar contabiliza mais de 220 exposições, feiras e leilões em todo o Estado de Santa Catarina. O levantamento foi divulgado após reuniões virtuais, nos dias 17 e 18 de novembro, voltadas à elaboração do calendário anual de feiras, leilões e exposições.

FAESC

|

5 de dezembro 2025

Setor produtivo apresenta ao Governo proposta que favorece compras conjuntas, reduz custos e regulariza as relações comerciais A Lei nº 19.395, aprovada em Santa Catarina e que entra em vigor a partir de 2026, representa um avanço que vai além dos créditos de ICMS. A norma consolida um modelo que fortalece toda a cadeia produtiva — do agricultor às pequenas e médias agroindústrias — ao trazer competitividade, segurança jurídica e um ambiente econômico mais equilibrado para quem vive do campo.

FAESC

|

5 de dezembro 2025

A perigosa escassez de recursos José Zeferino Pedrozo, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Encontro de lideranças em Pouso Redondo reforça assistência técnica e capacitação no campo O Sindicato Rural de Pouso Redondo promoveu, com apoio do Sistema Faesc/Senar e parceria da Prefeitura Municipal, o Seminário de Líderes Rurais, reunindo 140 participantes entre autoridades, associados e convidados.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Vidal Ramos realiza Seminário de Líderes e destaca mais de 140 ações em 2025 Com celebração de resultados e foco no planejamento, o Sindicato Rural de Vidal Ramos realizou no sábado (29), o Seminário de Líderes Rurais.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

José Zeferino Pedrozo é homenageado nos 40 anos de Fundação do Sicoob Central SC/RS O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, recebeu uma placa de homenagem do Sicoob Central SC/RS e um exemplar do livro “Quatro décadas fortalecendo pessoas, negócios e comunidades”, publicação que celebra os 40 anos de história da cooperativa de crédito.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Araranguá elege nova diretoria, durante Seminário de Líderes Rurais O fortalecimento da representatividade rural e o planejamento para os próximos anos marcaram o Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Araranguá, realizado em 25 de novembro, no município de Balneário Arroio do Silva.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Água Doce discute os desafios e os potenciais do agronegócio, durante Seminário de Líderes Rurais Um momento de diálogo, alinhamento e debates sobre os desafios e as potencialidades do agronegócio.

FAESC

|

3 de dezembro 2025

Seminário de Líderes Rurais reúne cerca de 100 participantes em São Miguel do Oeste O Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste promoveu, na noite de sábado (29 de novembro), o Seminário de Líderes Rurais, evento que reuniu cerca de 100 participantes, entre associados, produtores, lideranças, técnicos e representantes de instituições parceiras.

FAESC

|

3 de dezembro 2025

Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Erê avalia ações de 2025, durante Seminário de Líderes O Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Erê promoveu, na noite da última sexta-feira, dia 28 de novembro, o Seminário de Líderes Rurais, um encontro marcado pela forte participação dos produtores e pelo balanço das ações voltadas ao fortalecimento do setor produtivo.

FAESC

|

2 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Nova Veneza realiza Assembleia Geral Ordinária e homenageia lideranças do setor O Sindicato Rural de Nova Veneza realizou, no dia 22/11, no Restaurante Romagna, a Assembleia Geral Ordinária. O evento reuniu a diretoria, associados, autoridades, técnicos do setor agropecuário, técnicos de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nas áreas de bovinocultura de leite, apicultura e turismo rural, além de convidados.

FAESC

|

2 de dezembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Armazém destaca os desafios e avanços do setor agropecuário na região O Sindicato Rural de Armazém promoveu, com apoio do Sistema Faesc/Senar, o Seminário de Líderes, realizado no Restaurante Tia Maria, no dia 26 de novembro. O encontro reuniu autoridades, lideranças e profissionais do setor para discutir temas estratégicos do meio rural e fortalecer o diálogo com os produtores da região.