Entidades do agronegócio reforçam pedido para equilíbrio do ICMS, durante reunião com o governador em exercício

Entidades do agronegócio reforçam pedido para equilíbrio do ICMS, durante reunião com o governador em exercício
FAESC
08 de Julho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

Dirigentes e representantes das principais entidades do agronegócio de Santa Catarina estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (08), na Casa d'Agronômica, residencial oficial do chefe do Poder Executivo, onde foram recebidas pelo governador em exercício, Mauro De Nadal, para tratar de assuntos de interesse do setor. Nadal, que é presidente da Alesc, permanece no comando do Estado até o próximo domingo (14).

Durante o encontro, o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, pediu para que se equacione e equilibre os créditos de ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) entre os estados. Argumentou que Santa Catarina sempre sai perdendo e que, “com diálogo e cooperação, será possível traçar caminhos para a adequada gestão dos créditos de ICMS”.

O presidente da Ocesc, Vanir Zanatta, reforçou o pedido para agilizar a questão do uso dos 20% do ICMS presumido pelas cooperativas de eletrificação para que reinvistam em infraestrutura e redes de PCH. Defendeu também para que seja revisto o uso do ICMS para os chamados silos solteiros (somente para armazenagem), pois além de serem caros, não são focados na industrialização.

O gerente executivo do Sindicarne, Jorge Luiz de Lima, focou no aspecto relacionado ao crédito presumido de ICMS que não foi regulamentado no Governo passado e, com isso, os insumos ficaram todos avulsos. Dessa forma, haverá grande impacto no ano que vem. A estimativa é de que o Governo terá que injetar mais de 100 milhões de reais nos planos e programas.

O diretor executivo da Fecoagro, Ivan Ramos, cobrou agilidade na liberação dos recursos para a construção de uma passarela que havia sido acertada no Governo passado, porém, como é ano eleitoral, talvez ocorra atraso.

O governador em exercício anotou as demandas e confirmou que levará adiante. Nesta quarta-feira (10), haverá um esforço concentrado nas comissões para a votação da Lei Cadastro Ambiental Rural (CAR). Atualmente, o CAR está no âmbito da Secretaria do Meio Ambiente e a sugestão é que a responsabilidade seja transferida para a Secretaria da Agricultura, que dispõe de corpo técnico na Epagri e na Cidasc para fazer o cadastro.

As entidades do agro de Santa Catarina (Faesc, Fetaesc, Ocesc, Fecoagro, Sindicarne, Sicoob e Sindileite) já haviam manifestado preocupação com a demora na implantação do CAR em Santa Catarina, durante audiência com o governador Jorginho Mello no dia 14 de junho. O principal impacto é a falta de liberação dos financiamentos agrícolas para o plantio de verão e demais atividades agropecuárias para os agricultores sem o CAR.

O presidente Pedrozo destacou a importância de agilizar a implantação do CAR ao mencionar que cadastro é o primeiro passo para a regularização ambiental da propriedade rural e representa um pré-requisito para financiamentos e outros benefícios. “Sem o CAR regularizado, os produtores rurais ficam impossibilitados de acessar linhas de crédito e outros programas de incentivo governamental, o que traz consequências para seus negócios. O acesso a financiamentos é fundamental para o desenvolvimento e a competitividade do setor produtivo”.

Leia também

FAESC

|

26 de janeiro 2026

Capacitação gratuita do SENAR PLAY orienta sobre os impactos e as estratégias da Reforma Tributária para o agro A Reforma Tributária representa uma das maiores mudanças no sistema fiscal brasileiro nas últimas décadas e promete impactar diretamente diversos setores da economia, especialmente o agronegócio.

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove mais de 350 capacitações gratuitas em fevereiro O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoverá no mês de fevereiro mais de 350 capacitações gratuitas.

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Santa Catarina consolida a exportação de maçãs com a inspeção fitossanitária na origem O setor produtivo da fruticultura catarinense consolidou nesta semana uma conquista histórica junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). As inspeções fitossanitárias para exportação de maçãs frescas seguem realizadas diretamente na origem da produção, ou seja, nos packing-houses exportadores catarinenses. A iniciativa possibilita a emissão do Certificado Fitossanitário Internacional (CFI) – documento necessário para a exportação da fruta.

FAESC

|

22 de janeiro 2026

Entenda os impactos da Reforma Tributária para os produtores rurais A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta os produtores rurais sobre as principais mudanças decorrentes da transição para o novo modelo de tributação.

FAESC

|

20 de janeiro 2026

SC terá presença da Carreta Agro pelo Brasil em quatro feiras em janeiro e fevereiro Santa Catarina será o primeiro Estado do País a receber a Carreta Agro pelo Brasil do Sistema CNA/Senar em quatro eventos consecutivos.

FAESC

|

17 de janeiro 2026

Reajuste das tabelas do tabaco será debatido em reuniões na próxima semana A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) anunciou que a definição do reajuste das tabelas de preço mínimo deve ocorrer em reuniões marcadas nos próximos dias 19 e 20 de janeiro. As definições ocorrem por empresa, no âmbito das Cadecs (Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração).

FAESC

|

16 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR abre matrículas para os aprovados nos Cursos Técnicos de três polos O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) abre, na próxima segunda-feira (19), o período de matrícula para os cursos técnicos do 1º semestre de 2026. Em Santa Catarina, as formações são conduzidas pelo Sistema Faesc/Senar em 17 polos de apoio presencial.

FAESC

|

14 de janeiro 2026

Produtor: chegou o momento de escolher a forma de tributação da Contribuição Previdenciária Rural Todo início de ano, o empregador rural pessoa física se depara com uma decisão estratégica relevante: definir a forma de tributação da Contribuição Previdenciária Rural, conhecida como Funrural. Essa escolha, que deve ser feita no mês de janeiro, é fundamental, pois impacta diretamente o regime de tributação aplicado ao longo de todo o ano-calendário, especialmente no que se refere ao recolhimento incidente sobre a comercialização da produção rural.

FAESC

|

22 de dezembro 2025

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove 275 cursos gratuitos em janeiro O Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS/SC inicia o ano com uma ampla programação de capacitações voltadas ao fortalecimento do meio rural. Em janeiro, serão realizados 275 cursos gratuitos em todas as regiões de Santa Catarina, integrando as ações de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS).

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Seminário de Líderes debate mercado agrícola em Xanxerê Em Xanxerê, o Seminário de Líderes Rurais, realizado no dia 12 de dezembro, debateu o mercado agrícola para 2026, com avaliação da produtividade de grãos e de leite, fortes na região. O evento ocorreu na sede da AABB e contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC.

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Seminário de Líderes encerra ações do ano em Concórdia O Seminário de Líderes Rurais encerrou o ano no dia 11 de dezembro, em Concórdia, reunindo produtores rurais, dirigentes sindicais e convidados em um momento de avaliação do ano e troca de experiências. O evento aconteceu no Salão Social da ABC Piscina Clube e contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC.

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Sistema FAESC/SENAR alerta para o prazo da obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica A partir de 5 de janeiro de 2026, a emissão de Nota Fiscal Eletrônica passa a ser regra para todos os produtores rurais.