Estímulos às novas tecnologias: Câmara Setorial da Agroinovação é lançada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária

Estímulos às novas tecnologias: Câmara Setorial da Agroinovação é lançada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária
Crédito foto: Tatiana de Oliveira
FAESC
04 de Outubro de 2024
Por: Andréia Cristina Oliveira
Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária

Para ampliar os debates, ações de fomento e inovação no setor agropecuário catarinense, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) oficializou em evento on-line a criação e formação da Câmara Setorial da Agroinovação, aprovada por meio da Resolução nº 02/2024, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (Cederural). As Câmaras Setoriais são importantes fóruns de discussão entre os diversos elos das cadeias produtivas.

O lançamento contou com representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Epagri, Cidasc, Ufsc, Udesc, Ocesc, Sebrae, Senai, Badesc, BRDE, Fecoagro, Acate, Acafe, Sicoob, Faesc, Fapesc, Embrapa e Fetaesc. A Câmara é constituída de forma paritária entre sociedade civil e governo, com a coordenação da SAR.

Nas Câmaras temáticas são aprofundados os debates sobre as políticas públicas necessárias para o setor. A criação da Câmara Setorial da Agroinovação leva em consideração a necessidade de ampliar os estímulos ao desenvolvimento, a aplicação de tecnologias e processos mais eficientes, sustentáveis e inovadores, com respostas as demandas reais.

De forma conjunta o objetivo é identificar os desafios para impulsionar as práticas agropecuárias de inovação e integrar a colaboração estratégica entre empresas privadas, instituições de pesquisa e órgãos governamentais para promover sinergias que aceleram o progresso tecnológico.

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, destaca que Santa Catarina já é um polo tecnológico de referência no Brasil e tem potencial para crescer e expandir para o campo. “Com a criação da Câmara Setorial da Agroinovação vamos juntar os conhecimentos e a extensão das informações e trabalhar fortemente para impulsionar a inovação. Vamos contribuir para expansão e competitividade do agronegócio, auxiliando os agricultores e posicionando o estado como referência em práticas agropecuárias inovadoras e tecnológicas”, afirma.

O coordenador do setor de Coordenação Geral da Articulação para Inovação Agropecuária do Mapa, Cesar Teles, participou do lançamento da Câmara Setorial de Agroinovação e destacou a importante integração das entidades civis e governamentais para impulsionar o setor. “É fundamental fortalecer os elos tecnológicos no estado de Santa Catarina e no Brasil, a fim de ampliar a inovação no campo. Agregar valor, propondo o melhoramento do sinal de internet, qualificação tecnológica, ampliação do conhecimento com o objetivo de gerar renda e facilitar a vida no campo.”

As Câmaras Temáticas

No total são 31 Câmaras Setoriais aprovadas pela SAR por meio do Cederural: Agroinovação; Alho; Apicultura e Meliponicultura; Arroz; Agroindústria Familiar Rural; Bambu; Bebidas Regionais; Cebola; Certificações de Produtos Agropecuários e Signos Distintivos; Crédito e Seguro Rural; Defesa Vegetal; Erva-Mate; Flores e Plantas Ornamentais; Florestas Plantadas; Fruticultura; Fundiária; Grãos; Leite e Derivados; Mandioca; Olericultura; Ovinocultura e Caprinocultura; Palmeiras Cultivadas; Pecuária de Corte; Plantas Medicinais; Produção Orgânica; Recursos Naturais e Meio Ambiente; Sementes e Mudas; Suínos e Aves; Tabaco; Turismo Rural; Uva e Derivados.

Informações à imprensa:

Andréia Cristina Oliveira

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária

imprensa@agricultura.sc.gov.br

Fone: (48) 3664-4393

Leia também

FAESC

|

22 de julho 2026

FAESC orienta produtores sobre renegociação de dívidas rurais A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) orienta os produtores rurais catarinenses a iniciarem a organização dos documentos necessários para acessar as novas linhas de crédito destinadas à renegociação de dívidas do setor.

FAESC

|

22 de julho 2026

Sistema FAESC/SENAR e INSS capacitam equipes dos Sindicatos Rurais sobre Legislação Previdenciária O Sistema Faesc/Senar promoveu, em parceria com a Superintendência e as Gerências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), uma capacitação sobre “Legislação previdenciária e benefícios rurais”. Realizado na segunda e terça-feira, dias 20 e 21 de julho, em Florianópolis, o treinamento reuniu 53 profissionais de Sindicatos Rurais das regiões Sul, Planalto Serrano, Vale do Itajaí e Planalto Norte.

FAESC

|

21 de julho 2026

Produtor Rural: a força que move Santa Catarina e o Brasil Neste Mês do Produtor Rural, celebramos quem transforma dedicação, conhecimento e trabalho em alimentos que chegam diariamente à mesa de milhões de pessoas

SENAR

|

17 de julho 2026

Antônio Carlos celebra formação de dez turmas em Turismo Rural e lança turma da ATeG no setor O turismo rural ganhou visibilidade na noite da última quinta-feira (16), em Antônio Carlos, município localizado a cerca de 36 quilômetros de Florianópolis

FAESC

|

17 de julho 2026

FAESC alerta para as regras da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, recomenda que os produtores organizem antecipadamente os documentos e as informações necessárias.

FAESC

|

15 de julho 2026

FAESC/SENAR fortalece atuação conjunta com Sindicatos Rurais O Sistema Faesc/Senar promoveu, na manhã desta quarta-feira (15), uma reunião on-line de alinhamento com equipes dos Sindicatos Rurais e supervisores regionais do Senar/SC. O encontro, que também contou com a presença de dirigentes sindicais, teve como foco a organização das ações desenvolvidas nos municípios, o aperfeiçoamento dos serviços destinados aos produtores rurais e o planejamento das atividades para os próximos meses.

FAESC

|

15 de julho 2026

A crescente ameaça dos javalis Por: José Zeferino Pedrozo Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

14 de julho 2026

Seminário reúne lideranças rurais e fortalece ações do Sindicato Rural de Turvo Lideranças, produtores rurais, representantes de instituições e parceiros do agronegócio participaram, recentemente, do Seminário de Líderes Rurais, promovido pelo Sindicato Rural de Turvo, com apoio do Sistema Faesc/Senar. O encontro oportunizou apresentar a prestação de contas e destacar ações como o Programa Saúde no Campo e iniciativas voltadas à segurança nas propriedades rurais.

FAESC

|

13 de julho 2026

Setor produtivo discute concessões rodoviárias e combate à pirataria A preocupação do setor produtivo de Santa Catarina com pontos da concessão das BRs-153/282/470/SC (lote 1) e BR-153/282/480/SC (lote 3), o combate à pirataria e a isonomia tributária entre produtos nacionais e importados foram temas discutidos na reunião do Conselho das Federações Empresariais de SC (COFEM).