FAESC é parceira da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da COP30

FAESC é parceira da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da COP30
FAESC
07 de Abril de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: FAESC

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) é parceira da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da COP 30, iniciativa da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), que visa inserir o parlamento catarinense nos debates da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá em novembro, em Belém (PA). O objetivo é destacar o modelo catarinense que alia produção agropecuária com preservação ambiental, e reforçar a participação ativa de Santa Catarina nos diálogos globais sobre sustentabilidade.

A confirmação da parceria ocorreu nesta semana, durante reunião do presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, com o coordenador da Frente Parlamentar, o deputado estadual Mauro De Nadal.

Para Pedrozo, a participação do setor produtivo nessa iniciativa é fundamental. “Queremos reforçar o compromisso do agronegócio catarinense com o desenvolvimento sustentável e com ações de preservação ambiental e de sustentabilidade no cenário internacional. Santa Catarina é um estado diferenciado que defende um modelo de desenvolvimento rural sustentável, pautado pela responsabilidade ambiental e compromisso com as futuras gerações, tanto que foi pioneiro, em 2009, ao criar o Código Ambiental estadual”.

Essa lei, de acordo com o dirigente, demandou muito tempo de discussão, mas consistiu em um grande avanço para a proteção e o uso racional dos recursos naturais. “O corajoso exemplo de Santa Catarina que aprovou e instituiu o código ambiental adequado à realidade de seus recursos naturais, influenciou, na época, o Governo e o Congresso Nacional e deu origem ao atual Código Florestal Brasileiro. “Não temos dúvidas de que a Frente Parlamentar para o Fortalecimento da COP 30 será outra iniciativa que trará grandes avanços e ampliará a participação de Santa Catarina nos diálogos sobre sustentabilidade no país e no mundo”.

A Faesc terá como representante na Frente Parlamentar para o Fortalecimento da COP 30, o vice-presidente Clemerson Argenton Pedrozo que é membro titular da Comissão do Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e também do Conselho Estadual do Meio Ambiente do Estado de SC (Consema).

Mauro De Nadal enfatizou a importância dessa articulação. Segundo ele, os primeiros passos para aproximar a Alesc do evento aconteceram em janeiro deste ano, quando, ainda como presidente do Legislativo estadual, esteve em Belém (PA) em reunião com a governadora em exercício, Hana Ghassan (MDB), coordenadora da COP 30 no estado anfitrião, e com o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Chicão (MDB).

“Na oportunidade, já colocamos a possibilidade de Santa Catarina participar deste momento de discussão que é a COP. A gente sabe que este evento abrigará uma discussão mundial, que todos os olhos estarão voltados ao meio ambiente, e precisamos nos envolver nesse processo, porque Santa Catarina é um estado diferenciado em relação às demais unidades da Federação”, ressaltou o deputado.

Entre os principais objetivos da Frente Parlamentar está a apresentação do modelo catarinense de produção sustentável, que busca o equilíbrio entre o desenvolvimento do agronegócio e a preservação dos recursos naturais. Mesmo com cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) originado do setor agropecuário, Santa Catarina mantém 38% do seu território coberto por florestas nativas e reflorestadas.

COP 30

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), ou COP 30, como também é conhecida, é um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. A conferência, que acontece entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA), é considerada um dos maiores encontros sobre o tema no mundo.

*Com informações da Assessoria do Deputado Mauro de Nadal



Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/


Leia também

SENAR

|

5 de novembro 2025

Programa voltado à saúde feminina atende mais de 250 mulheres em Macieira Promover a saúde e a qualidade de vida das mulheres do meio rural, com ações educativas, preventivas e de diagnóstico.

SENAR

|

5 de novembro 2025

Ação dos Programas Saúde do Homem e da Mulher Rural são promovidos com sucesso em São Pedro de Alcântara O município de São Pedro de Alcântara foi cenário de uma importante ação voltada à promoção da saúde e qualidade de vida da população do campo. O evento integrou os Programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher Rural, iniciativas do Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural local e a Prefeitura Municipal.

FAESC

|

4 de novembro 2025

Seminário de Líderes discute os desafios e os avanços do Sindicato Rural de Braço Do Norte O município de Braço do Norte sediou, no dia 24 de outubro, o Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Braço do Norte, reunindo cerca de 800 participantes entre produtores, dirigentes sindicais e representantes de instituições parceiras.

FAESC

|

31 de outubro 2025

CNA debate investigação de dumping nas importações de leite em pó do Mercosul A CNA participou, na terça (28), de uma reunião com parlamentares integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para discutir a investigação de dumping nas importações de leite em pó do Mercosul.

SENAR

|

30 de outubro 2025

Vargem Bonita reúne 150 mulheres do campo em ação voltada à saúde do público feminino O evento do Programa Saúde da Mulher Rural, realizado no dia 21 de outubro, em Vargem Bonita, reuniu 150 mulheres para um dia inteiramente voltado ao bem-estar, à prevenção e à valorização da mulher do campo. A iniciativa, do Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural de Catanduvas em parceria com a Prefeitura Municipal de Vargem Bonita, contou com o apoio de diversas instituições locais, que contribuíram para o sucesso das atividades.

SENAR

|

30 de outubro 2025

Mais de 300 pessoas presentes na ação do Programa Saúde da Mulher Rural em Santa Terezinha O Programa Saúde da Mulher Rural, recém-promovido pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Terezinha e a Prefeitura Municipal, foi um sucesso.

FAESC

|

29 de outubro 2025

Webinar do Sistema FAESC/SENAR e Safras & Mercado aborda os desafios do mercado do arroz O penúltimo webinar do ano, promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a Safras & Mercado, teve como tema “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado do arroz”.

FAESC

|

28 de outubro 2025

Faesc e Conseleite cobram ações do governo para frear crise na cadeia produtiva do leite Lideranças da cadeia produtiva do leite se reuniram para discutir os entraves que têm impactado produtores rurais e laticínios, como o desequilíbrio entre oferta e demanda, o aumento das importações e o fato de os custos de produção superarem o valor pago pelo litro de leite.

FAESC

|

27 de outubro 2025

Prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais traz alívio aos produtores A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) avalia de forma positiva a prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais.

SENAR

|

24 de outubro 2025

Ação do Programa Saúde da Mulher Rural é promovida com sucesso em Capinzal A ação do Programa “Saúde da Mulher Rural”, realizado recentemente, no município de Capinzal, no Meio Oeste, reuniu aproximadamente 140 mulheres do meio rural.

FAESC

|

23 de outubro 2025

CNA E FAESC orientam produtores sobre transição da Reforma Tributária Encontro regional reuniu, de forma presencial e online, cerca de 250 participantes

SENAR

|

23 de outubro 2025

Programa Saúde da Mulher Rural atende cerca de 250 pessoas em Lebon Régis O município de Lebon Régis reuniu, no dia 15 de outubro, aproximadamente 250 mulheres rurais em uma ação do Programa Saúde da Mulher Rural. A iniciativa, promovida pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Lebon Régis e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, teve como objetivo promover a educação para o cuidado com a saúde, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças que afetam a população feminina.