FAESC é parceira da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da COP30

FAESC é parceira da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da COP30
FAESC
07 de Abril de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: FAESC

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) é parceira da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da COP 30, iniciativa da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), que visa inserir o parlamento catarinense nos debates da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá em novembro, em Belém (PA). O objetivo é destacar o modelo catarinense que alia produção agropecuária com preservação ambiental, e reforçar a participação ativa de Santa Catarina nos diálogos globais sobre sustentabilidade.

A confirmação da parceria ocorreu nesta semana, durante reunião do presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, com o coordenador da Frente Parlamentar, o deputado estadual Mauro De Nadal.

Para Pedrozo, a participação do setor produtivo nessa iniciativa é fundamental. “Queremos reforçar o compromisso do agronegócio catarinense com o desenvolvimento sustentável e com ações de preservação ambiental e de sustentabilidade no cenário internacional. Santa Catarina é um estado diferenciado que defende um modelo de desenvolvimento rural sustentável, pautado pela responsabilidade ambiental e compromisso com as futuras gerações, tanto que foi pioneiro, em 2009, ao criar o Código Ambiental estadual”.

Essa lei, de acordo com o dirigente, demandou muito tempo de discussão, mas consistiu em um grande avanço para a proteção e o uso racional dos recursos naturais. “O corajoso exemplo de Santa Catarina que aprovou e instituiu o código ambiental adequado à realidade de seus recursos naturais, influenciou, na época, o Governo e o Congresso Nacional e deu origem ao atual Código Florestal Brasileiro. “Não temos dúvidas de que a Frente Parlamentar para o Fortalecimento da COP 30 será outra iniciativa que trará grandes avanços e ampliará a participação de Santa Catarina nos diálogos sobre sustentabilidade no país e no mundo”.

A Faesc terá como representante na Frente Parlamentar para o Fortalecimento da COP 30, o vice-presidente Clemerson Argenton Pedrozo que é membro titular da Comissão do Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e também do Conselho Estadual do Meio Ambiente do Estado de SC (Consema).

Mauro De Nadal enfatizou a importância dessa articulação. Segundo ele, os primeiros passos para aproximar a Alesc do evento aconteceram em janeiro deste ano, quando, ainda como presidente do Legislativo estadual, esteve em Belém (PA) em reunião com a governadora em exercício, Hana Ghassan (MDB), coordenadora da COP 30 no estado anfitrião, e com o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Chicão (MDB).

“Na oportunidade, já colocamos a possibilidade de Santa Catarina participar deste momento de discussão que é a COP. A gente sabe que este evento abrigará uma discussão mundial, que todos os olhos estarão voltados ao meio ambiente, e precisamos nos envolver nesse processo, porque Santa Catarina é um estado diferenciado em relação às demais unidades da Federação”, ressaltou o deputado.

Entre os principais objetivos da Frente Parlamentar está a apresentação do modelo catarinense de produção sustentável, que busca o equilíbrio entre o desenvolvimento do agronegócio e a preservação dos recursos naturais. Mesmo com cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) originado do setor agropecuário, Santa Catarina mantém 38% do seu território coberto por florestas nativas e reflorestadas.

COP 30

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), ou COP 30, como também é conhecida, é um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. A conferência, que acontece entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA), é considerada um dos maiores encontros sobre o tema no mundo.

*Com informações da Assessoria do Deputado Mauro de Nadal



Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/


Leia também

FAESC

|

17 de setembro 2025

Iniciativas inovadoras de liderança são destaques no 3º Encontro Estadual do CNA Jovem em SC A apresentação de iniciativas inovadoras de liderança em diferentes segmentos do agronegócio marcou o 3º Encontro Estadual da 6ª edição do Programa CNA Jovem, realizado no último fim de semana (13 e 14/09), em Florianópolis. Promovido pelo Sistema CNA/Senar, em parceria com o Sistema Faesc/Senar e os Sindicatos Rurais, o evento encerrou uma jornada de desafios voltados à implementação de tecnologias, à inovação e ao fortalecimento da liderança jovem no setor.

SENAR

|

16 de setembro 2025

Dia de Campo em Pinhalzinho destaca importância de investir em forragens de inverno Um Dia de Campo sobre “Pastagens de Inverno” reuniu inúmeros produtores rurais, no Parque do Itaipu Rural Show, neste mês, em Pinhalzinho.

SENAR

|

16 de setembro 2025

Oficina Técnica destaca estratégias para fortalecer a bovinocultura de corte em Rancho Queimado O município de Rancho Queimado sediou recentemente uma Oficina Técnica sobre Implantação e manejo de pastagens perenes e anuais de inverno, promovida pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de São Bonifácio.

SENAR

|

16 de setembro 2025

Visita Técnica do Programa Novos Caminhos no Sítio Balbinot promove conhecimento e troca de experiências Crianças e adolescentes atendidos pelo Programa Novos Caminhos participaram de uma enriquecedora visita técnica ao Sítio Balbinot, em Guaraciaba.

SENAR

|

16 de setembro 2025

FAESC

|

15 de setembro 2025

Produtor, a UDESC quer sua opinião para fortalecer o futuro da pecuária catarinense A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está executando o projeto “Análise e estruturação da produção de bovinos inclusos no programa Novilho Precoce de Santa Catarina”, desenvolvido no âmbito do Programa Agroinovação SC II – EDITAL FAPESC Nº 30/2022.

SENAR

|

15 de setembro 2025

Santa Catarina preparada para a formação técnica do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos Uma comitiva formada por representantes do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos e dos polos dos cursos técnicos da Rede e-Tec em Santa Catarina participou, nos dias 10 e 11 de setembro, do Workshop de Formação Técnica Senar 2025, realizado em São Paulo.

FAESC

|

15 de setembro 2025

Sistema FAESC/SENAR promove palestra sobre Reforma Tributária no Agro O Sistema Faesc/Senar promoverá no dia 23 de outubro, das 13h30 às 17h, a palestra “Reforma Tributária no Agro”, transmitida por videoconferência.

FAESC

|

15 de setembro 2025

Divulgado o 5º resultado parcial dos leilões de touros em Santa Catarina Os eventos agropecuários em Santa Catarina estão em plena expansão e consolidam o Estado como referência em genética, manejo, sanidade e qualidade avançada na pecuária.

SENAR

|

12 de setembro 2025

Dia de Campo aborda cultivares de inverno para a pecuária em Treze Tílias Um Dia de Campo dedicado aos cultivares de inverno reuniu, recentemente, produtores rurais do Meio-Oeste, em Treze Tílias, para conhecer diversas opções de aveias, trigos, azevéns, além de misturas de cobertura com plantas e serviços.

SENAR

|

11 de setembro 2025

Oficina Técnica fortalece cadeia produtiva da apicultura em São Lourenço do Oeste A propriedade de Fernanda Reck e família, na Linha São Paulinho, em São Lourenço do Oeste (SC), sediou recentemente uma Oficina Técnica na área de Apicultura.

FAESC

|

10 de setembro 2025

Seminário de Líderes Rurais do Planalto Norte fortalece integração sindical A Fazenda Brasil Florestal, em Itaiópolis, sediou o Seminário de Líderes Rurais do Planalto Norte, que reuniu presidentes e representantes dos Sindicatos Rurais da região, além de outras lideranças, técnicos e parceiros.