FAESC orienta produtores a conferirem propostas do Sistema CNA para o Plano Safra 2025/2026

FAESC orienta produtores a conferirem propostas do Sistema CNA para o Plano Safra 2025/2026
FAESC
02 de Maio de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/SENAR

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) orienta os produtores rurais catarinenses para que confiram as propostas apresentadas pelo Sistema CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) ao Plano Agrícola e Pecuário 2025/2026. O material foi construído em conjunto com as federações estaduais, Sindicatos Rurais, produtores e entidades setoriais, reunidos em encontros realizados nas regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Além das propostas prioritárias, o documento possui 8 capítulos: Introdução, Prioridades no Plano Agrícola e Pecuário, Ampliação do Funding de Recursos, Crédito Rural, Agricultura Familiar, Gestão de Riscos da Atividade Agropecuária, Comercialização e Mercado de Capitais.

RELEMBRE COMO FOI A REUNIÃO NO SUL

Santa Catarina sediou a primeira reunião regional, que tratou das demandas da região Sul no mês de março. O encontro ocorreu na sede do Sistema Faesc/Senar, em Florianópolis, e contou com a presença de representantes das federações dos três estados do Sul (PR, RS e SC), Sindicatos Rurais, produtores, associações e entidades setoriais.

As principais reivindicações levantadas pela região sul incluem a melhoria dos programas de financiamento voltados aos pequenos e médios produtores, a redução da burocracia nos bancos e dos custos acessórios, além da garantia de recursos para instrumentos de gestão de riscos.

Durante o encontro, produtores e representantes de Sindicatos Rurais do Rio Grande do Sul chamaram atenção para os impactos das enchentes ocorridas em maio do ano passado. Segundo relatos, as lavouras de grãos seguem com baixa produtividade e muitos agricultores enfrentam dificuldades de crédito, pois não conseguiram renegociar seus financiamentos.

O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, realçou a importância do debate para ouvir as necessidades e reivindicações dos produtores para garantir o mínimo de segurança do setor para o financiamento anual da produção agropecuária brasileira. Para ele, o seguro rural é uma preocupação de todos os estados da região Sul e deve ser colocado como prioridade para o próximo Plano Safra. “O seguro sem sombra de dúvida é algo que não vai ser resolvido no curto prazo, mas precisamos trabalhar esse tema para garantir a segurança dos produtores”.

Confira o documento PDF:
https://sistemafaesc.com.br/st...

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

SENAR

|

10 de abril 2026

Formada mais uma turma do Programa Jovem Aprendiz Cotista em Fraiburgo Empresas rurais contribuintes do Senar/SC com interesse em vagas nos cursos de Aprendizagem Rural ofertados pela entidade podem entrar em contato pelo e-mail aprendizagem@senar,com.br

FAESC

|

9 de abril 2026

Vice-presidente da FAESC, Clemerson Argenton Pedrozo, fala sobre turismo Rural Santa Catarina reúne paisagens únicas e um enorme potencial para o turismo rural, que vem se consolidando como oportunidade de renda, valorização cultural e desenvolvimento no campo. Com apoio do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos, produtores têm acesso à Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que oferece acompanhamento para aperfeiçoar a gestão e os resultados dos negócios.

SENAR

|

8 de abril 2026

Programa voltado à saúde feminina atende 150 mulheres do campo em Monte Castelo O município de Monte Castelo recebeu, na última semana, uma ação do Programa Especial Saúde da Mulher Rural, iniciativa do Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de Papanduva e o Poder Público Municipal.

FAESC

|

3 de abril 2026

Mais uma capacitação de sucesso em Santa Catarina: Mulheres do Agro aprendem Operação e Manutenção de Tratores O curso “Tratores e Implementos Agrícolas – Operação e Manutenção”, exclusivo para mulheres, foi realizado em Caçador, promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais.

FAESC

|

2 de abril 2026

Confira o quarto resultado parcial dos leilões de terneiros de 2026 O quarto resultado parcial dos leilões de terneiros de 2026 já está disponível e foi divulgado pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

SENAR

|

2 de abril 2026

Municípios do Oeste conhecem o Programa Saúde no Campo O Programa Saúde no Campo foi apresentado recentemente a representantes de oito municípios do Oeste de Santa Catarina.

FAESC

|

2 de abril 2026

FAESC e CNA querem redução de impostos sobre o Diesel em SC A guerra no Oriente Médio desestabilizou as cadeias globais de suprimento de petróleo e provocou uma forte alta nos preços de seus derivados — um cenário que impacta diretamente a agricultura brasileira.

FAESC

|

2 de abril 2026

Entidades do setor produtivo alertam para impactos da nova regra do Prodes e trabalham para mudar os efeitos da resolução A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), alinhada com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), manifesta preocupação com o Programa de Monitoramento do Desmatamento por Satélite (Prodes) e seus efeitos para os produtores rurais.