Formada 4ª turma do Curso Técnico em Agronegócio do SENAR/SC em Rio do Sul

Formada 4ª turma do Curso Técnico em Agronegócio do SENAR/SC em Rio do Sul
FAESC
29 de Agosto de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e o Sindicato Rural de Rio do Sul formaram a quarta turma do Curso Técnico em Agronegócio da rede eTec Brasil, no Polo do município. A cerimônia de colação de grau ocorreu no último fim de semana, no Valada São Paulo, em Rio do Sul.

O ato de formatura foi conduzido pelo vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, que representou o presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Zeferino Pedrozo. A mesa de honra também foi formada pelo presidente do Sindicato Rural de Rio do Sul Ereno Marchi, pela coordenadora da formação técnica do Senar/SC Katia Zanela, pelo supervisor regional do Senar/SC Ricardo Costa, pela amiga da turma Erondina Marchi, pelo paraninfo Gustavo Bachmann, pelo patrono Reni Grutter, entre outras lideranças.

Ereno Marchi parabenizou os novos técnicos e destacou a importância da formação para o fortalecimento do agronegócio na região. “Hoje, celebramos o início de uma nova etapa na carreira dessa turma. Vocês, que agora se tornam profissionais qualificados, têm em suas mãos o desafio de transformar o setor agropecuário com novas ideias, técnicas e conhecimentos”.

Clemerson Argenton Pedrozo realçou a relevância do curso para o desenvolvimento do agronegócio catarinense. “Não temos dúvidas de que a formatura é uma conquista pessoal para a turma e para suas famílias, mas também representa um impulso a mais para o setor produtivo que ganha novos profissionais preparados para atuar nas propriedades rurais, cooperativas e demais empresas do agro. Para nós, é uma satisfação saber que essa formação tem sido essencial para elevar a competitividade das nossas propriedades rurais e demais empresas do agronegócio no estado”.

VOCAÇÃO PELO AGRONEGÓCIO

Fernando Tambosi de Souza, um dos recém-formados no Curso Técnico em Agronegócio no Polo de Rio do Sul, foi homenageado pela dedicação e por finalizar o curso contabilizando presença de 100% nas aulas. Ele contou que desde a infância teve aproximação e admiração pelo agro e, em 2010, iniciou na Riofras Comércio de Tratores LTDA, concessionária Massey Ferguson, empresa ligada diretamente ao agronegócio. “A empresa me abriu novos horizontes e possibilidades de crescimento pessoal e profissional”.

Fernando destacou que a decisão em participar do curso surgiu da necessidade da busca por mais conhecimentos. “Além de exercer a função de gerente de vendas da empresa, onde meu trabalho está diretamente ligado aos agentes financeiros e ao produtor rural, visando orientar sobre suas necessidades, demandas e tomadas de decisões, desenvolvo atividade rural em paralelo, o que demanda ainda mais necessidade de aperfeiçoamento”.

Por isso, o novo profissional buscou um curso na área e, ao conhecer o Sindicato Rural de Rio do Sul, conheceu o Curso Técnico em Agronegócio, e se interessou pela grade curricular que atendeu suas necessidades. “Além de técnicas e processos utilizados no dia a dia do empreendedor rural e diversas visitas in loco, a formação fez com que pudéssemos ter a teoria ligada à pratica, lembrando sempre da necessidade de mantermos processos sustentáveis”, frisou Fernando ao comentar que a formação demonstrou que o produtor rural é um empreendedor. “Seu trabalho vai além do dia a dia, pois além de plantar e colher precisa desenvolver a gestão da propriedade e conhecer todos os processos envolvidos até a chegada dos produtos aos consumidores”, ressaltou.

O jovem afirmou, ainda, que após concluir o curso, todas as suas expectativas e necessidades foram atendidas. “Além de me aperfeiçoar profissionalmente, tenho a certeza de que o sistema de ensino adotado é muito eficiente e válido. Recomendo o curso para qualquer agricultor ou profissional que está ligado ou com pretensão de iniciar algo no agronegócio. Com toda certeza, o Sistema Faesc/Senar/Sindicatos promove e desenvolve um excelente trabalho para quem procura capacitação profissional e orientações técnicas em diversas áreas, proporcionando a pulverização do conhecimento para todos”, finalizou.


Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

§ Site: https://bit.ly/faescsenar

§ Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

§ Facebook Senar-SC: https://bit.ly/facebook-senar

§ Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

§ YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

Leia também

FAESC

|

15 de julho 2025

FAESC e Sindicatos Rurais reforçam apoio ao projeto que propõe mudanças na classificação do tabaco A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC, com o apoio dos Sindicatos Rurais da região Sul (Faesc), mobilizou diversos produtores de tabaco para participarem da audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), na tarde da última sexta-feira (11), em Içara.

FAESC

|

15 de julho 2025

Energia elétrica para o campo JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

14 de julho 2025

Sindicato Rural de Correia Pinto promove Seminário de Líderes e Assembleia Geral Ordinária Momentos de integração, conhecimento, planejamento e avaliação das ações marcaram o Seminário de Líderes e a Assembleia Geral Ordinária, promovido pelo Sindicato Rural de Correia Pinto, no auditório do Salão de Festas Florarte, no dia 26 de junho.

FAESC

|

14 de julho 2025

EMBRAPA Suínos & Aves: 50 anos JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

SENAR

|

14 de julho 2025

Mel Casanova conquista Selo Arte com apoio do Sistema FAESC/SENAR e leva sabor de Santa Catarina para todo o Brasil O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Água Doce celebram uma conquista histórica junto ao produtor Luciano Casanova de Salto Veloso, no Meio-Oeste: a obtenção do Selo Arte para o Mel Casanova, agora apto para ser comercializado em todo o território nacional.

FAESC

|

11 de julho 2025

Capacitações ampliam segurança e promovem a profissionalização no transporte agrícola Presidentes dos Sindicatos Rurais de Benedito Novo e de Seara relatam o sucesso dos treinamentos.

FAESC

|

10 de julho 2025

CNA e FAESC capacitam setor produtivo catarinense para o uso do Domicílio Judicial Eletrônico A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveram, na quinta-feira (10), a Capacitação em Domicílio Judicial Eletrônico (DJE).

FAESC

|

10 de julho 2025

CNA divulga nota sobre tarifa anunciada por Trump A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) acompanha com atenção a decisão do Governo dos Estados Unidos de impor tarifas adicionais de 50% sobre todas as suas importações de produtos brasileiros.

FAESC

|

9 de julho 2025

CAPADR aprova repasse mínimo anual de R$ 250 bilhões para execução do Plano Safra Poder Executivo não poderá suspender os recursos sem autorização expressa do Congresso Nacional

FAESC

|

9 de julho 2025

Seminário de Líderes reforça o importante papel do Sindicato Rural de Joaçaba no desenvolvimento do agronegócio regional O Seminário de Líderes Rurais, recentemente promovido pelo Sindicato Rural de Joaçaba, foi uma oportunidade para apresentar o balanço das atividades e destacar o impacto das ações nas áreas de conhecimento e saúde.

FAESC

|

9 de julho 2025

Nesta quarta-feira, dia 09 Mutirão no Sindicato Rural de Mafra orienta produtores sobre retificações do Cadastro Ambiental Rural O produtor rural que já realizou o Cadastro Ambiental Rural (CAR) tem agora a oportunidade de conferir se há alguma pendência para retificação.