Governo Federal atualiza Sistema do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar

Governo Federal atualiza Sistema do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar
FAESC
08 de Março de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) informou recentemente que o novo sistema CAF 3.0 está previsto para iniciar neste mês. A versão atualizada do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) possibilita acesso a mais de 20 políticas públicas, além de outras inovações implementadas na atualização do sistema.

O novo sistema CAF 3.0 trará agilidade, segurança e facilidade para os cadastros, bem como melhorias no desempenho e usabilidade, para a crescente demanda. Para colocar em prática a novidade, o MDA disponibilizará o primeiro módulo de formação para agentes emissores a partir do novo sistema, abordando conceitos fundamentais do CAF 3.0 e orientando os profissionais que serão responsáveis pela emissão e gerenciamento dos cadastros. Também está à disposição um teste sobre o funcionamento do sistema no site https://caf-treinamento.mda.gov.br/.

O CAF é uma ferramenta destinada a identificar e integrar as famílias da agricultura familiar às políticas públicas. Criado em 2017, o instrumento substituiu a antiga Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). As atualizações do sistema resultam de uma parceria do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar com as Prefeituras, Sindicatos Rurais e entidades do setor.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca que o CAF desempenha papel essencial ao facilitar o acesso das famílias rurais às políticas públicas. “Além disso, possibilita mapear as necessidades, características produtivas e os desafios enfrentados por essas famílias. Esse processo é fundamental para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, pois permite a implementação de ações mais eficazes e de acordo com as especificidades de cada região e produtores familiares”.

CAF 3.0

Entre as novidades do CAF 3.0 está o fim da etapa de triagem; fim do CAF Pronaf; CAF automático para Reforma Agrária; integração com registros de terras do INCRA; integração com registros de renda; 5 anos de validade para região norte e 3 anos para as demais regiões); marcação de agroecologia para os produtos; identificação dos 28 segmentos dos Povos e Comunidades Tradicionais, conforme decreto 8.750.

INSCRIÇÃO NO CAF

Para se inscrever no CAF, o produtor rural deve procurar uma entidade que faça parte da Rede CAF. Em Santa Catarina, os Sindicatos Rurais estão disponíveis para orientar e auxiliar os produtores no acesso ao serviço.

DADOS DO CAF 2024

De acordo com o MDA, após os desafios enfrentados em 2023, o CAF apresentou resultados robustos em 2024, com 3.073.324 unidades familiares com o Cadastro ou DAP ativos, além de um aumento substancial de 460% na média mensal de emissões do CAF entre 2022 e 2024. São 6.690 entidades emissoras e mais de 20 mil técnicos emissores em todo o Brasil, realizando até 13 mil atendimentos, entre atualizações e cadastros, diariamente.

Leia também

SENAR

|

11 de março 2026

Sistema FAESC/SENAR fortalece relação com produtores e parceiros do agro na EXPO FEMI 2026 A EXPO FEMI 2026, realizada recentemente em Xanxerê, contou com a presença do Sistema Faesc/Senar, que aproveitou o evento para fortalecer o relacionamento com produtores rurais, lideranças do setor e parceiros institucionais.

SENAR

|

11 de março 2026

SAÚDE NO CAMPO Treinamento prepara técnicos de saúde para atender famílias rurais no Oeste e Extremo Oeste O Sistema Faesc/Senar/Sindicatos promove, de 10 a 12 de março, em Chapecó, uma capacitação voltada a enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuarão no Programa Saúde no Campo.

SENAR

|

10 de março 2026

Curso Técnico em Zootecnia inicia nova turma em Seara e fortalece a formação para o agronegócio O Polo de Seara promoveu, no último sábado (7), a aula inaugural do Curso Técnico em Zootecnia, formação gratuita voltada à qualificação de profissionais para atuar com eficiência, inovação e sustentabilidade na produção rural.

FAESC

|

6 de março 2026

Talento, dedicação e competências que movem o agro O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é um momento para reconhecer a força, a dedicação e o protagonismo feminino em todos os setores da sociedade.

SENAR

|

6 de março 2026

Treinamentos fortalecem expansão do Programa Saúde no Campo em Santa Catarina Após a capacitação realizada em Florianópolis no fim de janeiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu novos treinamentos com supervisores e técnicos do Programa Saúde no Campo.

SENAR

|

4 de março 2026

Tecnologia no campo: Sistema FAESC/SENAR entrega kits de drones para capacitações O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), deu mais um passo rumo à inovação tecnológica no campo.

FAESC

|

4 de março 2026

Sucessão no campo A sucessão nas propriedades rurais catarinenses figura entre os grandes desafios estruturais do Estado.

FAESC

|

27 de fevereiro 2026

Atualizado piso salarial do setor agropecuário As entidades sindicais catarinenses representativas dos empregadores (federações empresariais) e dos trabalhadores (Federações e Centrais Sindicais Laborais) fecharam o acordo para atualização do piso regional de salário para 2026.

FAESC

|

27 de fevereiro 2026

ENTREVISTA: José Zeferino Pedrozo “O agro segue como pilar central da economia” O ano de 2025 foi intenso para o agronegócio catarinense e brasileiro. De um lado, avanços institucionais relevantes, investimentos em inovação, segurança jurídica e qualificação de pessoas. De outro, um ambiente econômico desafiador, com crédito caro, instabilidade fiscal, crise em cadeias estratégicas e a necessidade constante de adaptação às novas regras tributárias e ambientais.

FAESC

|

25 de fevereiro 2026

Sistema FAESC/SENAR destaca força do cooperativismo na abertura do 30º Show Tecnológico Copercampos O primeiro dia do 30º Show Tecnológico Copercampos foi marcado por presença expressiva de público, intensa movimentação e anúncios relevantes para o setor.

SENAR

|

25 de fevereiro 2026

TREINAMENTOS Sistema Faesc/Senar/Sindicatos leva quase 500 cursos gratuitos ao campo em março O Sistema Faesc/Senar/SC disponibiliza, em março, uma extensa agenda de cursos gratuitos direcionados aos produtores rurais de Santa Catarina.