Oficina Técnica da ATeG Bovinocultura de Corte avalia resultados da estação de monta 23/24

Oficina Técnica da ATeG Bovinocultura de Corte avalia resultados da estação de monta 23/24
FAESC
18 de Julho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina), promoveu em parceria com o Sindicato Rural de Campos Novos, na última semana (11), Oficina Técnica sobre Estação de Monta/Reprodução Bovina. O evento reuniu produtores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Corte, no Parque de Exposições Leônidas Rupp.

As atividades foram conduzidas pelo técnico de campo da ATeG Ricardo Clair Basso e a programação contou com palestra do técnico da ATeG Henrique da Fonseca. O supervisor técnico Guilherme Romanini de Mello esteve presente e destacou a importância da iniciativa para fortalecer ainda mais as propriedades que fazem parte do programa.

⁠O supervisor regional do Senar/SC Jeam Carlos Palavro também acompanhou o evento e realçou que a Oficina Técnica do ATeG Pecuária de Corte em Campos Novos foi essencial para avaliar os resultados obtidos da estação de monta 23/24. “Foram discutidas estratégias de melhorias voltados para o manejo das vacas visando obter maiores taxas de prenhez. Em especial aspectos importantes que o produtor necessita planejar e implementar no manejo do rebanho visando garantir sanidade, escore de condição corporal, suplementação mineral e, com isso, obter cada vez mais bezerros por hectare ano”.

ATEG

A ATeG é um serviço gratuito oferecido aos produtores rurais pelo Senar/SC. Seu foco é a geração de renda, melhoria da produção e da gestão rural de forma educativa. Os produtores são acompanhados periodicamente por um técnico de campo durante 24 meses, tempo mínimo necessário para avaliar os resultados da aplicação da metodologia.

O programa contribui para a evolução socioeconômica dos produtores, das famílias e da comunidade rural, além de promover a disseminação de tecnologias e práticas gerenciais para a produção de alimentos com respeito ao meio ambiente.

Santa Catarina atende 11 cadeias produtivas no Programa ATeG: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte; piscicultura e turismo rural. A iniciativa tem como coordenadora estadual a profissional do Senar/SC Paula Coimbra Nunes e conta com o acompanhamento do superintendente Gilmar Antônio Zanluchi.

Leia também

FAESC

|

29 de outubro 2026

Genética bovina: confira os resultados da 12ª atualização do levantamento de leilões de touros em SC Levantamento da Udesc, com apoio da Faesc, acompanha oito raças e contempla resultados de leilões realizados no Estado ao longo da temporada

SENAR

|

29 de outubro 2026

Saúde no Campo leva autocuidado feminino e prevenção de doenças a mulheres em Ibirama Programa do Sistema Faesc/Senar reuniu mulheres do campo em encontro de acolhimento, diálogo e orientação sobre saúde física, mental e emocional

SENAR

|

27 de outubro 2026

Feira das Profissões do Agro apresenta carreiras do campo a adolescentes de casas de acolhimento Engenharia florestal, medicina veterinária, agronomia e segurança rural. Esse foi o leque de carreiras que adolescentes de casas de acolhimento conheceram de perto durante a Expolages 2026, em Lages.

FAESC

|

27 de outubro 2026

Mercado do arroz apresenta sinais de recuperação Webinar do Sistema Faesc/Senar e da Safras & Mercado analisou preços, comércio exterior, consumo, câmbio e perspectivas para a nova safra

FAESC

|

26 de outubro 2026

Programa Novos Caminhos homenageia jovens em Santa Catarina Sistema Faesc/Senar participa das cerimônias que reconhecem conquistas e valorizam a educação e qualificação profissional para crianças, adolescentes e jovens

FAESC

|

22 de outubro 2026

Levantamento atualiza preços de touros comercializados em Santa Catarina 11ª atualização parcial reúne dados de oito raças e oferece referências sobre valores praticados nos leilões realizados no Estado

SENAR

|

22 de outubro 2026

Sistema FAESC/SENAR oferece 516 treinamentos gratuitos em todas as regiões de SC em novembro Melhorar a produtividade, modernizar a gestão das propriedades e ampliar as oportunidades de renda estão entre os objetivos dos 516 treinamentos gratuitos que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC

FAESC

|

22 de outubro 2026

Programa do SENAR/SC fortalece preparo profissional de jovens em Xanxerê O início da vida profissional representa uma etapa de descobertas, responsabilidades e adaptação às exigências do mercado de trabalho. Em Xanxerê, jovens têm a oportunidade de viver essa experiência por meio do Programa Jovem Aprendiz Cotista (JAC), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC

FAESC

|

21 de outubro 2026

Dia Internacional da Maçã: Santa Catarina tem na fruta uma força econômica e cultural São Joaquim é um dos principais exemplos dessa vocação. Maior produtor nacional de maçã, o município reúne características climáticas que favorecem o desenvolvimento dos pomares e a qualidade da fruta.

FAESC

|

20 de outubro 2026

ATeG celebra dez anos de transformação no campo e inicia nova fase de excelência em Santa Catarina Encontro estadual reuniu aproximadamente 300 profissionais e lideranças em Florianópolis, reconheceu uma década de resultados e apresentou novas diretrizes para ampliar a eficiência e a rentabilidade das propriedades rurais.

FAESC

|

20 de outubro 2026

Orçamento para rodovias federais de SC e fim da escala 6X1 preocupam setor produtivo Incerteza em relação aos recursos para obras em 2027 e impactos para as empresas com a aprovação do fim da escala 6X1 foram temas discutidos na reunião do Conselho das Federações Empresariais de SC, nesta segunda, dia 19, na FIESC, em Florianópolis.