Oficina Técnica da ATeG Bovinocultura de Corte avalia resultados da estação de monta 23/24

Oficina Técnica da ATeG Bovinocultura de Corte avalia resultados da estação de monta 23/24
FAESC
18 de Julho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina), promoveu em parceria com o Sindicato Rural de Campos Novos, na última semana (11), Oficina Técnica sobre Estação de Monta/Reprodução Bovina. O evento reuniu produtores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Corte, no Parque de Exposições Leônidas Rupp.

As atividades foram conduzidas pelo técnico de campo da ATeG Ricardo Clair Basso e a programação contou com palestra do técnico da ATeG Henrique da Fonseca. O supervisor técnico Guilherme Romanini de Mello esteve presente e destacou a importância da iniciativa para fortalecer ainda mais as propriedades que fazem parte do programa.

⁠O supervisor regional do Senar/SC Jeam Carlos Palavro também acompanhou o evento e realçou que a Oficina Técnica do ATeG Pecuária de Corte em Campos Novos foi essencial para avaliar os resultados obtidos da estação de monta 23/24. “Foram discutidas estratégias de melhorias voltados para o manejo das vacas visando obter maiores taxas de prenhez. Em especial aspectos importantes que o produtor necessita planejar e implementar no manejo do rebanho visando garantir sanidade, escore de condição corporal, suplementação mineral e, com isso, obter cada vez mais bezerros por hectare ano”.

ATEG

A ATeG é um serviço gratuito oferecido aos produtores rurais pelo Senar/SC. Seu foco é a geração de renda, melhoria da produção e da gestão rural de forma educativa. Os produtores são acompanhados periodicamente por um técnico de campo durante 24 meses, tempo mínimo necessário para avaliar os resultados da aplicação da metodologia.

O programa contribui para a evolução socioeconômica dos produtores, das famílias e da comunidade rural, além de promover a disseminação de tecnologias e práticas gerenciais para a produção de alimentos com respeito ao meio ambiente.

Santa Catarina atende 11 cadeias produtivas no Programa ATeG: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte; piscicultura e turismo rural. A iniciativa tem como coordenadora estadual a profissional do Senar/SC Paula Coimbra Nunes e conta com o acompanhamento do superintendente Gilmar Antônio Zanluchi.

Leia também

FAESC

|

24 de julho 2026

Seminário fortalece liderança rural e debate desafios do agronegócio em Rio Negrinho Produtores rurais, dirigentes sindicais, técnicos, parceiros e representantes do setor produtivo participaram do Seminário de Líderes Rurais, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Negrinho, com apoio do Sistema Faesc/Senar. O encontro representou um espaço de diálogo e acesso a informações estratégicas para quem vive no campo.

FAESC

|

24 de julho 2026

Reforma tributária mobiliza debate em Santa Catarina Evento realizado pelo CRCSC, com apoio do Sistema CNA/Faesc/Senar reuniu especialistas para esclarecer os impactos das novas regras fiscais sobre o agronegócio

FAESC

|

24 de julho 2026

FAESC participa de capacitação sobre organização sindical patronal rural promovida pela CNA A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) esteve representada na capacitação sobre organização sindical patronal rural, realizada na quarta e quinta-feira, dias 21 e 22 de julho, em Brasília. A programação foi promovida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

FAESC

|

22 de julho 2026

FAESC orienta produtores sobre renegociação de dívidas rurais A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) orienta os produtores rurais catarinenses a iniciarem a organização dos documentos necessários para acessar as novas linhas de crédito destinadas à renegociação de dívidas do setor.

FAESC

|

22 de julho 2026

Sistema FAESC/SENAR e INSS capacitam equipes dos Sindicatos Rurais sobre Legislação Previdenciária O Sistema Faesc/Senar promoveu, em parceria com a Superintendência e as Gerências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), uma capacitação sobre “Legislação previdenciária e benefícios rurais”. Realizado na segunda e terça-feira, dias 20 e 21 de julho, em Florianópolis, o treinamento reuniu 53 profissionais de Sindicatos Rurais das regiões Sul, Planalto Serrano, Vale do Itajaí e Planalto Norte.

FAESC

|

21 de julho 2026

Produtor Rural: a força que move Santa Catarina e o Brasil Neste Mês do Produtor Rural, celebramos quem transforma dedicação, conhecimento e trabalho em alimentos que chegam diariamente à mesa de milhões de pessoas

SENAR

|

17 de julho 2026

Antônio Carlos celebra formação de dez turmas em Turismo Rural e lança turma da ATeG no setor O turismo rural ganhou visibilidade na noite da última quinta-feira (16), em Antônio Carlos, município localizado a cerca de 36 quilômetros de Florianópolis

FAESC

|

17 de julho 2026

FAESC alerta para as regras da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, recomenda que os produtores organizem antecipadamente os documentos e as informações necessárias.

FAESC

|

15 de julho 2026

FAESC/SENAR fortalece atuação conjunta com Sindicatos Rurais O Sistema Faesc/Senar promoveu, na manhã desta quarta-feira (15), uma reunião on-line de alinhamento com equipes dos Sindicatos Rurais e supervisores regionais do Senar/SC. O encontro, que também contou com a presença de dirigentes sindicais, teve como foco a organização das ações desenvolvidas nos municípios, o aperfeiçoamento dos serviços destinados aos produtores rurais e o planejamento das atividades para os próximos meses.