Porto União é o 2º município catarinense a formalizar entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural

Porto União é o 2º município catarinense a formalizar entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural
FAESC
23 de Dezembro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Programa Lar Legal Rural formalizou, na segunda-feira (16), a entrega de matrículas de propriedades registradas em cartório para 19 produtores rurais de Porto União. A iniciativa é do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e conta com a parceria da Prefeitura Municipal, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaesc).

O evento marcou a segunda entrega de títulos do Programa no estado. Estiveram presentes o prefeito de Porto União, Eliseu Mibach; o vice-presidente de secretaria da Faesc, Enori Barbieri, que representou o presidente José Zeferino Pedrozo; a juíza e presidente do Fórum de Porto União, Dra. Letícia Bodanese Marcon, representando o Tribunal de Justiça de Santa Catarina; o representante da empresa responsável pela elaboração do processo para obtenção da matrícula, Daniel da Cruz Junior; entre outras lideranças.

Enori Barbieri destacou que o ato simboliza um marco histórico para as famílias contempladas, que obtiveram, por meio de decisão judicial do TJSC, o título definitivo de suas propriedades rurais. “Essa iniciativa concretiza a realização do sonho de muitos deles, que esperavam se tornar, de fato, donos de suas terras. Isso só foi possível porque o Tribunal de Justiça de Santa Catarina entendeu que era preciso resolver um problema que parecia sem solução”, afirmou, relembrando que a primeira entrega de matrículas ocorreu no início do ano, em Xanxerê.

De acordo com Barbieri, o apoio da Faesc e Fetaesc tem sido essencial para divulgar essa ação em todo o estado para que as pessoas se inscrevam e participem desse programa, que possui um cunho social muito importante e que é essencial para que recebam o seu título definitivo.

O prefeito Eliseu Mibach ressaltou que há um empenho muito grande do Poder Público Municipal em ajudar os produtores rurais do município e, com isso, solucionar esse problema que dificulta a vida no campo. Inclusive, além da matrícula do Programa Lar Legal Rural, a Prefeitura ajuda a fazer o georreferenciamento e a inscrição junto ao INCRA.

A juíza Letícia Bodanese Marcon, que falou em seu nome e em nome do desembargador do TJSC e coordenador do Programa Lar Legal Rural, Selso de Oliveira, enalteceu a iniciativa, destacando que além de resolver problemas insolúveis, ajuda a desafogar os milhares de processos encaminhados ao Fórum Municipal.



Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

SENAR

|

22 de outubro 2026

Sistema FAESC/SENAR oferece 516 treinamentos gratuitos em todas as regiões de SC em novembro Melhorar a produtividade, modernizar a gestão das propriedades e ampliar as oportunidades de renda estão entre os objetivos dos 516 treinamentos gratuitos que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC

FAESC

|

22 de outubro 2026

Programa do SENAR/SC fortalece preparo profissional de jovens em Xanxerê O início da vida profissional representa uma etapa de descobertas, responsabilidades e adaptação às exigências do mercado de trabalho. Em Xanxerê, jovens têm a oportunidade de viver essa experiência por meio do Programa Jovem Aprendiz Cotista (JAC), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC

FAESC

|

21 de outubro 2026

Dia Internacional da Maçã: Santa Catarina tem na fruta uma força econômica e cultural São Joaquim é um dos principais exemplos dessa vocação. Maior produtor nacional de maçã, o município reúne características climáticas que favorecem o desenvolvimento dos pomares e a qualidade da fruta.

FAESC

|

20 de outubro 2026

ATeG celebra dez anos de transformação no campo e inicia nova fase de excelência em Santa Catarina Encontro estadual reuniu aproximadamente 300 profissionais e lideranças em Florianópolis, reconheceu uma década de resultados e apresentou novas diretrizes para ampliar a eficiência e a rentabilidade das propriedades rurais.

FAESC

|

20 de outubro 2026

Orçamento para rodovias federais de SC e fim da escala 6X1 preocupam setor produtivo Incerteza em relação aos recursos para obras em 2027 e impactos para as empresas com a aprovação do fim da escala 6X1 foram temas discutidos na reunião do Conselho das Federações Empresariais de SC, nesta segunda, dia 19, na FIESC, em Florianópolis.

FAESC

|

20 de outubro 2026

Licenciamento ambiental da rizicultura ameaça produção de arroz As entidades representativas do setor agropecuário catarinense — Sistema OCESC, FAESC, FETAESC e SindArroz-SC — manifestam profunda preocupação com a possibilidade de retorno da imposição de licenciamento ambiental para o cultivo de arroz

FAESC

|

16 de outubro 2026

Pra que serve um Sindicato? José Zeferino Pedrozo Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

SENAR

|

16 de outubro 2026

Mulheres conhecem técnicas de criação de gado de corte em Jaguaruna Da gestão da propriedade à escolha dos reprodutores e ao manejo das pastagens, a criação de gado de corte exige conhecimento técnico, planejamento, gestão adequada e atenção diária aos animais. Para conhecer de perto essa rotina, um grupo de mulheres de Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina

FAESC

|

16 de outubro 2026

10º levantamento parcial revela preços de reprodutores bovinos em Santa Catarina Estudo realizado pelo GMG da UDESC, com apoio da FAESC, acompanha o mercado de genética animal e apresenta valores médios de comercialização de oito raças em leilões no Estado

FAESC

|

16 de outubro 2026

ATeG aprimora gestão e rentabilidade na produção de arroz em Santa Catarina As lavouras de arroz de Jaguaruna, no sul de Santa Catarina, ganharam força para superar o desafio de aumentar a rentabilidade com a adoção de novas práticas de gestão, controle de custos e planejamento da produção

FAESC

|

14 de outubro 2026

Pra que serve um Sindicato? Uma sociedade civil forte não nasce da soma de indivíduos isolados. Depende da capacidade de organizar interesses, assumir responsabilidades e agir em defesa do bem comum. O associativismo é a expressão institucional dessa capacidade para que cidadãos e setores produtivos tenham voz e influência sobre as decisões que afetam seu futuro.