Presidente do Sistema Faesc/Senar recebe sugestões de participantes do programa CNA Jovem

Presidente do Sistema Faesc/Senar recebe sugestões de participantes do programa CNA Jovem
FAESC
03 de Outubro de 2023
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Sugestão de vídeo e texto de apoio para redes sociais: https://we.tl/t-eTPeXFRSLp

O fim de semana foi especial para o grupo de 24 jovens que concluiu a 3ª etapa do Encontro Estadual da 5ª Edição Programa CNA Jovem, em Florianópolis. No domingo (1º), os participantes receberam a visita do presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, para quem apresentaram sugestões de iniciativas e ações para o desafio que havia sido proposto pelo sistema ao longo das últimas etapas. O dirigente não poupou elogios ao trabalho desenvolvido e se comprometeu em levar as ideias adiante, para que sejam executadas.

“Vocês apresentaram propostas viáveis, embasadas em indicativos. Levarei essas ideias à diretoria, para que sejam viabilizadas. Eu só tenho a agradecer o empenho de vocês”, ressaltou Pedrozo.

Esta foi a última etapa deste ciclo, que antecede os próximos encontros nacionais – para os quais nem todos os participantes serão selecionados. Por isso, o presidente da Faesc sugeriu que fosse promovido um seminário com a participação de todos que já passaram pelo programa. Na visão dele, “cada um que passou pelo programa colaborou para os resultados que estamos colhendo agora”.

O encontro do fim de semana contou com a presença do assessor técnico do Senar Central, Caio Vasconcelos, que acompanhou o desenvolvimento dos participantes ao longo do processo. “Fico feliz em ver como vocês cresceram, como se desenvolveram, se adaptaram ao método CNA Jovem”, celebrou Vasconcelos.

Durante a programação, os jovens fizeram um balanço do que foi aprendido e produzido até agora, realizaram atividades de autoconhecimento e avaliaram como o programa impactou na vida de cada um - momento que arrancou lágrimas de parte do grupo.

Visivelmente emocionada, a jovem produtora rural Thais Neres Krindges, de Concórdia, no Oeste de SC, destacou, em seu depoimento, a importância de programas como este para o desenvolvimento das pessoas que vivem no meio rural - e consequentemente para o sucesso do agro no estado.

“Quando eu entrei no programa eu senti como se estivesse sendo abraçada. Eu vejo que cada um aqui se preocupa com os agricultores da sua região. Eu amo vocês”, declarou a jovem.

Visita técnica - A agenda do grupo nestes dois dias contou, ainda, com uma visita à sede do sistema Faesc/Senar, onde os jovens foram pessoalmente recebidos pelo superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi.

As atividades foram lideradas pela coordenadora do programa CNA Jovem em Santa Catarina, Fancine Iagher, e conduzidas pelos instrutores da etapa estadual, Fernando Schneider e Nilmar Paul.

“Foi uma jornada de formação e de transformação para estes jovens que chegaram até aqui. Além de impactar a vida de cada jovem, os resultados do programa impactam também as famílias, incentivando os jovens a seguirem conectados e atuando no meio rural”, avaliou a coordenadora.

Leia também

SENAR

|

20 de outubro 2023

Oficina Técnica aborda planejamento forrageiro e manejo de pastagens em Nova Erechim Planejamento forrageiro e manejo de pastagens foi o tema da Oficina Técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Pecuária de Corte, realizada recentemente, na propriedade de Angelin Scalon, na Linha Guabiroba, em Nova Erechim (SC). A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Pinhalzinho.

FAESC

|

4 de outubro 2023

Jantar do Agro reúne lideranças do setor na Efapi Para valorizar o setor como impulsionador do desenvolvimento nacional e reconhecer as lideranças e instituições, o Sindicato Rural de Chapecó promoverá na próxima quarta-feira (dia 11), às 19 horas, na Casa do Criador (Parque da Efapi) o 1º JANTAR DO AGRO.

FAESC

|

3 de outubro 2023

Presidente do Sistema Faesc/Senar recebe sugestões de participantes do programa CNA Jovem No domingo (1º), os participantes receberam a visita do presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, para quem apresentaram sugestões de iniciativas e ações para o desafio que havia sido proposto pelo sistema ao longo das últimas etapas. O dirigente não poupou elogios ao trabalho desenvolvido e se comprometeu em levar as ideias adiante, para que sejam executadas.

SENAR

|

3 de outubro 2023

Senar/SC promove diversas ações dos Programas Saúde do Homem e da Mulher em Santa Catarina A programação conta com a parceria dos Sindicatos Rurais e das Prefeituras por meio das Secretarias Municipais de Saúde e das Secretarias da Agricultura.

FAESC

|

3 de outubro 2023

Atualização metodológica: Senar/SC capacita equipes do Programa de Assistência Técnica e Gerencial O primeiro evento reuniu técnicos da ATeG das regiões Norte, Vale do Itajaí e Serra. A segunda turma contou com a participação de técnicos do Sul e do Meio-Oeste. Nos dias 10 e 11 de outubro a capacitação ocorrerá em Chapecó com o público-alvo do Oeste e Extremo-Oeste.

FAESC

|

3 de outubro 2023

Sistema Faesc/Senar promove 1º Encontro Estadual dos colaboradores dos Sindicatos Rurais O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de SC) promove o 1º Encontro Estadual de Colaboradores dos Sindicatos Rurais nos dias 09 e 10 de novembro de 2023, às 08 horas, no Favorita Golden Hotel & Eventos, em São José (SC).

FAESC

|

29 de setembro 2023

Sistema Faesc/Senar promove palestra sobre Planejamento Previdenciário Rural As inscrições podem ser feitas no site do Sistema Faesc/Senar (https://sistemafaesc.com.br/ https://sistemafaesc.com.br/faesc ou https://sistemafaesc.com.br/senar).

FAESC

|

28 de setembro 2023

ATeG Bovinocultura de Corte encerra turma em Xanxerê A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Xanxerê.

SENAR

|

27 de setembro 2023

Assistência Técnica e Gerencial: oficina Técnica aborda Sistemas de irrigação para a cultura da macieira em São Joaquim O evento reuniu 44 fruticultores que fazem parte dos grupos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) atendidos com a parceria dos Sindicatos Rurais de São Joaquim e Urupema.

FAESC

|

27 de setembro 2023

Produtores rurais de SC conhecem cenário de oferta e demanda global do mercado de arroz A iniciativa resulta de uma parceria com a Safras & Mercado – consultoria de maior referência no agronegócio brasileiro e de abrangência internacional.

FAESC

|

26 de setembro 2023

SC, PR e RS elaboram Plano de Desenvolvimento da Competitividade Global do Leite O objetivo foi elaborar o Plano de Desenvolvimento da Competitividade Global do Leite, que será apresentado para discussão e homologação de todos os participantes da Aliança, dia 22 de novembro, em Porto Alegre, no último encontro do ano.

FAESC

|

26 de setembro 2023

Oficina Técnica aborda Implantação e Manejo de Pastagens Anuais de Inverno em Orleans O evento reuniu 25 produtores da cadeia produtiva da bovinocultura de leite na propriedade do produtor Adeclésio Baschirotto, na localidade de Barracão, em Orleans.