Programa Saúde da Mulher Rural beneficia comunidade de Jaguaruna e região

Programa Saúde da Mulher Rural beneficia comunidade de Jaguaruna e região
FAESC
10 de Junho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Em um evento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), as mulheres do campo de Jaguaruna e região, no sul do estado, estiveram reunidas para celebrar a saúde e a qualidade de vida. A iniciativa faz parte do Programa Saúde da Mulher Rural e contou com a parceria do Sindicato Rural do município e região e da Secretaria Municipal de Saúde por meio da Prefeitura.

A supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa, afirma que foram realizados 150 exames, além de outros serviços e atividades voltadas à saúde integral e à autoestima feminina. "É fundamental que as mulheres do campo tenham acesso a serviços e informações que incentivam sua saúde e bem-estar. A cada ano observamos que essa iniciativa evolui trazendo resultados cada vez melhores”.

O evento contou com a presença do presidente do Sindicato Rural do município e região, Rui Geraldino, que destacou a importância do programa para a promoção da qualidade de vida das mulheres rurais. Também estiveram presentes o vice-prefeito Henrique Fontana, o secretário municipal de saúde Maicon Goulart Laureano, a coordenadora da Atenção Primária do município Karem Garcia Fernandes e a secretária de agricultura Márcia Bitencourt.

Além dos exames, as atividades incluíram palestras sobre Saúde da Mulher com Dr. Thiago Mappes; Infecções sexualmente transmissíveis (IST'S) e AIDS com a enfermeira Priscila Sebatian; Alimentação saudável com a nutricionista Samara Stork, e Saúde emocional com a terapeuta Rosy Fernandes Teixeira. Uma dança circular conduzida por fisioterapeuta e enfermeira; oficinas maquiagem e manicure e verificação de sinais vitais também fizeram parte da programação.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o programa tem impactado positivamente a saúde no campo em Santa Catarina e em todo o Brasil. “As populações rurais, muitas vezes, têm acesso limitado aos serviços de saúde e isso pode contribuir para o aumento da incidência de doenças que poderiam ser evitadas ou tratadas em fase precoce. Os relatos nos mostram que o programa tem apresentado expressivos resultados.”

COMPROMISSO COM A SAÚDE DAS MULHERES RURAIS

O Programa Saúde da Mulher Rural é uma iniciativa do Senar que busca promover a saúde integral das mulheres que vivem e trabalham no campo. O objetivo é oferecer às mulheres acesso a serviços de saúde preventiva, informação e orientação, além de momentos de lazer e confraternização. Em Santa Catarina, as ações são um sucesso e, somente em 2023, atenderam 1.826 mulheres do campo.

Leia também

SENAR

|

4 de março 2026

Tecnologia no campo: Sistema FAESC/SENAR entrega kits de drones para capacitações O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), deu mais um passo rumo à inovação tecnológica no campo.

FAESC

|

4 de março 2026

Sucessão no campo A sucessão nas propriedades rurais catarinenses figura entre os grandes desafios estruturais do Estado.

FAESC

|

27 de fevereiro 2026

Atualizado piso salarial do setor agropecuário As entidades sindicais catarinenses representativas dos empregadores (federações empresariais) e dos trabalhadores (Federações e Centrais Sindicais Laborais) fecharam o acordo para atualização do piso regional de salário para 2026.

FAESC

|

27 de fevereiro 2026

ENTREVISTA: José Zeferino Pedrozo “O agro segue como pilar central da economia” O ano de 2025 foi intenso para o agronegócio catarinense e brasileiro. De um lado, avanços institucionais relevantes, investimentos em inovação, segurança jurídica e qualificação de pessoas. De outro, um ambiente econômico desafiador, com crédito caro, instabilidade fiscal, crise em cadeias estratégicas e a necessidade constante de adaptação às novas regras tributárias e ambientais.

FAESC

|

25 de fevereiro 2026

Sistema FAESC/SENAR destaca força do cooperativismo na abertura do 30º Show Tecnológico Copercampos O primeiro dia do 30º Show Tecnológico Copercampos foi marcado por presença expressiva de público, intensa movimentação e anúncios relevantes para o setor.

SENAR

|

25 de fevereiro 2026

TREINAMENTOS Sistema Faesc/Senar/Sindicatos leva quase 500 cursos gratuitos ao campo em março O Sistema Faesc/Senar/SC disponibiliza, em março, uma extensa agenda de cursos gratuitos direcionados aos produtores rurais de Santa Catarina.

SENAR

|

25 de fevereiro 2026

Curso Técnico em Florestas do Sistema FAESC/SENAR forma nova turma no Polo de Santa Cecília Santa Cecília teve uma noite marcada por emoção, reconhecimento e conquista no último fim de semana (21/02).

FAESC

|

25 de fevereiro 2026

Webinar debate cenário global e tendências para carnes e leite em 2026 “Cenário de oferta e demanda global e perspectivas de mercado de carnes e leite” foi o tema do primeiro webinar de 2026 promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a com a Safras & Mercado, consultoria especializada em agronegócio.

SENAR

|

23 de fevereiro 2026

Sistema FAESC/SENAR forma em Seara maior turma de técnicos do Estado Seara foi destaque na educação profissional rural em Santa Catarina. A 1ª turma do curso Técnico em Zootecnia da rede e-Tec do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR) formou no último sábado (21/02) 36 alunos, a maior turma certificada no Estado ao longo dos dez anos de formação técnica.

FAESC

|

23 de fevereiro 2026

Carreta Agro encerra roteiro de eventos em SC no Show Tecnológico Copercampos O Show Tecnológico Copercampos inicia nesta terça-feira (24) e segue até sexta-feira (27), no Campo Demonstrativo Copercampos, em Campos Novos, no Meio Oeste catarinense. A feira reúne produtores, técnicos, lideranças e empresas do setor para apresentar as principais inovações voltadas ao agronegócio.

FAESC

|

18 de fevereiro 2026

Sistema Faesc/Senar anuncia investimentos nas cadeias produtivas durante o 27º Itaipu Rural Show em Pinhalzinho Federação da Agricultura e Serviço de Aprendizagem Rural são apoiadores e expositores da feira que acontece até sábado, no oeste catarinense