Projeto Campo Futuro levanta custos de produção do frango de corte em Itapiranga

Projeto Campo Futuro levanta custos de produção do frango de corte em Itapiranga
FAESC
30 de Julho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Projeto Campo Futuro levantou os custos de produção do frango de corte durante painel, nesta segunda-feira (29) em Itapiranga, no extremo-oeste catarinense. O evento foi promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com a parceria do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e do Sindicato Rural do município e região.

O objetivo foi compreender os custos que mais impactam os resultados financeiros dos produtores, como gerenciá-los e quais indicadores são importantes para o monitoramento. O encontro reuniu produtores rurais, técnicos da CNA e do Sistema Faesc/Senar, dirigentes dos Sindicatos Rurais e representantes das cadeias produtivas envolvidas.

O presidente do Sindicato Rural de Itapiranga, Waldemar Schroeder, destacou que o Campo Futuro realmente foi muito proveitoso. “Tivemos expressiva colaboração nos nossos produtores que são realmente experientes e, com certeza, saíram muito satisfeitos com esse encontro. “Agradecemos à Faesc e à CNA por oportunizar nossa colaboração para levantar dados e levar às empresas para usarmos no futuro”.

O assessor técnico da CNA, Rafael Ribeiro de Lima Filho, explicou que para levantar os custos de produção foi escolhida uma propriedade modal. O sistema de produção adotado no empreendimento rural é baseado na integração. A unidade conta com dois galpões de 1764 m² cada, com capacidade para alojar 43,2 mil aves por lote.

O ciclo completo de criação, de acordo com Lima Filho, dura 41 dias de alojamento, seguido de um período de vazio sanitário de 18 dias. Com essa frequência, a propriedade consegue realizar 6,2 lotes por ano. O custo operacional efetivo (COE) ficou em R$ 1,23 por ave.

O presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, frisou a importância do Projeto Campo Futuro ao enfatizar que iniciativa consiste no levantamento do custo de produção de diferentes atividades agropecuárias para aliar a capacitação do produtor à geração de informações estratégicas do setor rural, contribuindo para as tomadas de decisão no campo. “Além de acompanhar a evolução dos custos de produção regionais e de análises sobre a rentabilidade das atividades agropecuárias, o projeto possibilita o gerenciamento de preços e do comportamento da produção”.

PRODUTORES AVALIAM POSITIVAMENTE

O produtor da JBS – unidade de Itapiranga, Flávio José Reis, realçou que o levantamento dos custos de produção é essencial para obter dados que são de fundamental importância para a viabilidade da atividade. “Com isso, podemos reivindicar junto à empresa, as necessidades que temos para implementar melhor a nossa atividade e ter melhores resultados”.

O produtor de São João do Oeste, Eloir Mallmann, também comentou o quanto é relevante participar do painel para conhecer a realidade do dia a dia. “Essa iniciativa será muito importante para subsidiar as negociações com a empresa integradora”.

Leia também

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Agro ajuda indicadores econômicos em 2025, mas cenários de incertezas desafiam produtores em 2026 Dados e projeções foram divulgados na terça (9) durante coletiva de imprensa

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis elege diretoria para os próximos três anos O Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis promoveu sua Assembleia Geral Ordinária, momento que marcou a eleição da nova diretoria (01/12/2025 a 01/12/2028).

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Seara aborda o cenário e as perspectivas do agronegócio O Seminário de Líderes promovido pelo Sindicato Rural de Seara, com o apoio do Sistema Faesc/Senar, reuniu produtores, lideranças e autoridades para discutir temas relevantes ao setor agropecuário.

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Jovem de São Lourenço do Oeste fica entre os 10 destaques do Brasil no Programa CNA Jovem Cristiano Moschen Bordignon foi um dos quatro catarinenses classificados da etapa nacional e teve seu projeto “Peixe na Escola” escolhido entre os melhores do país

SENAR

|

9 de dezembro 2025

Mais de 160 produtores participam do Programa Saúde do Homem Rural em Urupema A ação do Programa Saúde do Homem Rural, realizada em Urupema pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural local e a Prefeitura, contou com mais de 160 participantes.

SENAR

|

9 de dezembro 2025

Vargem Bonita recebe ação do Programa Saúde do Homem Rural com foco em prevenção e autocuidado Vargem Bonita sediou recentemente uma ação do Programa Saúde do Homem Rural, iniciativa voltada à promoção da saúde integral do empresário rural.

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Eleita diretoria do Sindicato Rural de Itapiranga para o quadriênio 2026–2029 O Sindicato Rural de Itapiranga realizou a eleição da nova diretoria para o quadriênio de 1º de janeiro de 2026 a 31 de dezembro de 2029. A programação, realizada com o apoio do Sistema Faesc/Senar, foi marcada por um momento especial de reconhecimento à história da entidade.

FAESC

|

9 de dezembro 2025

FAESC sedia reunião do COFEM que apresentou o programa Avança SC ao setor produtivo catarinense A Federação da Agricultura de Santa Catarina (FAESC) sediou nesta semana, em Florianópolis, reunião do Conselho das Federações Empresariais (COFEM) para apresentação do Programa Avança SC 2025-2030 ao setor produtivo catarinense.

FAESC

|

5 de dezembro 2025

Calendário de eventos agropecuários 2026 do Sistema FAESC/SENAR terá mais de 220 eventos agropecuários O calendário de eventos agropecuários de 2026 do Sistema Faesc/Senar contabiliza mais de 220 exposições, feiras e leilões em todo o Estado de Santa Catarina. O levantamento foi divulgado após reuniões virtuais, nos dias 17 e 18 de novembro, voltadas à elaboração do calendário anual de feiras, leilões e exposições.

FAESC

|

5 de dezembro 2025

Setor produtivo apresenta ao Governo proposta que favorece compras conjuntas, reduz custos e regulariza as relações comerciais A Lei nº 19.395, aprovada em Santa Catarina e que entra em vigor a partir de 2026, representa um avanço que vai além dos créditos de ICMS. A norma consolida um modelo que fortalece toda a cadeia produtiva — do agricultor às pequenas e médias agroindústrias — ao trazer competitividade, segurança jurídica e um ambiente econômico mais equilibrado para quem vive do campo.

FAESC

|

5 de dezembro 2025

A perigosa escassez de recursos José Zeferino Pedrozo, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Encontro de lideranças em Pouso Redondo reforça assistência técnica e capacitação no campo O Sindicato Rural de Pouso Redondo promoveu, com apoio do Sistema Faesc/Senar e parceria da Prefeitura Municipal, o Seminário de Líderes Rurais, reunindo 140 participantes entre autoridades, associados e convidados.