Projeto Campo Futuro levanta custos de produção do frango de corte em Itapiranga

Projeto Campo Futuro levanta custos de produção do frango de corte em Itapiranga
FAESC
30 de Julho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Projeto Campo Futuro levantou os custos de produção do frango de corte durante painel, nesta segunda-feira (29) em Itapiranga, no extremo-oeste catarinense. O evento foi promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com a parceria do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e do Sindicato Rural do município e região.

O objetivo foi compreender os custos que mais impactam os resultados financeiros dos produtores, como gerenciá-los e quais indicadores são importantes para o monitoramento. O encontro reuniu produtores rurais, técnicos da CNA e do Sistema Faesc/Senar, dirigentes dos Sindicatos Rurais e representantes das cadeias produtivas envolvidas.

O presidente do Sindicato Rural de Itapiranga, Waldemar Schroeder, destacou que o Campo Futuro realmente foi muito proveitoso. “Tivemos expressiva colaboração nos nossos produtores que são realmente experientes e, com certeza, saíram muito satisfeitos com esse encontro. “Agradecemos à Faesc e à CNA por oportunizar nossa colaboração para levantar dados e levar às empresas para usarmos no futuro”.

O assessor técnico da CNA, Rafael Ribeiro de Lima Filho, explicou que para levantar os custos de produção foi escolhida uma propriedade modal. O sistema de produção adotado no empreendimento rural é baseado na integração. A unidade conta com dois galpões de 1764 m² cada, com capacidade para alojar 43,2 mil aves por lote.

O ciclo completo de criação, de acordo com Lima Filho, dura 41 dias de alojamento, seguido de um período de vazio sanitário de 18 dias. Com essa frequência, a propriedade consegue realizar 6,2 lotes por ano. O custo operacional efetivo (COE) ficou em R$ 1,23 por ave.

O presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, frisou a importância do Projeto Campo Futuro ao enfatizar que iniciativa consiste no levantamento do custo de produção de diferentes atividades agropecuárias para aliar a capacitação do produtor à geração de informações estratégicas do setor rural, contribuindo para as tomadas de decisão no campo. “Além de acompanhar a evolução dos custos de produção regionais e de análises sobre a rentabilidade das atividades agropecuárias, o projeto possibilita o gerenciamento de preços e do comportamento da produção”.

PRODUTORES AVALIAM POSITIVAMENTE

O produtor da JBS – unidade de Itapiranga, Flávio José Reis, realçou que o levantamento dos custos de produção é essencial para obter dados que são de fundamental importância para a viabilidade da atividade. “Com isso, podemos reivindicar junto à empresa, as necessidades que temos para implementar melhor a nossa atividade e ter melhores resultados”.

O produtor de São João do Oeste, Eloir Mallmann, também comentou o quanto é relevante participar do painel para conhecer a realidade do dia a dia. “Essa iniciativa será muito importante para subsidiar as negociações com a empresa integradora”.

Leia também

SENAR

|

11 de março 2026

Sistema FAESC/SENAR fortalece relação com produtores e parceiros do agro na EXPO FEMI 2026 A EXPO FEMI 2026, realizada recentemente em Xanxerê, contou com a presença do Sistema Faesc/Senar, que aproveitou o evento para fortalecer o relacionamento com produtores rurais, lideranças do setor e parceiros institucionais.

SENAR

|

11 de março 2026

SAÚDE NO CAMPO Treinamento prepara técnicos de saúde para atender famílias rurais no Oeste e Extremo Oeste O Sistema Faesc/Senar/Sindicatos promove, de 10 a 12 de março, em Chapecó, uma capacitação voltada a enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuarão no Programa Saúde no Campo.

SENAR

|

10 de março 2026

Curso Técnico em Zootecnia inicia nova turma em Seara e fortalece a formação para o agronegócio O Polo de Seara promoveu, no último sábado (7), a aula inaugural do Curso Técnico em Zootecnia, formação gratuita voltada à qualificação de profissionais para atuar com eficiência, inovação e sustentabilidade na produção rural.

FAESC

|

6 de março 2026

Talento, dedicação e competências que movem o agro O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é um momento para reconhecer a força, a dedicação e o protagonismo feminino em todos os setores da sociedade.

SENAR

|

6 de março 2026

Treinamentos fortalecem expansão do Programa Saúde no Campo em Santa Catarina Após a capacitação realizada em Florianópolis no fim de janeiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu novos treinamentos com supervisores e técnicos do Programa Saúde no Campo.

SENAR

|

4 de março 2026

Tecnologia no campo: Sistema FAESC/SENAR entrega kits de drones para capacitações O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), deu mais um passo rumo à inovação tecnológica no campo.

FAESC

|

4 de março 2026

Sucessão no campo A sucessão nas propriedades rurais catarinenses figura entre os grandes desafios estruturais do Estado.

FAESC

|

27 de fevereiro 2026

Atualizado piso salarial do setor agropecuário As entidades sindicais catarinenses representativas dos empregadores (federações empresariais) e dos trabalhadores (Federações e Centrais Sindicais Laborais) fecharam o acordo para atualização do piso regional de salário para 2026.

FAESC

|

27 de fevereiro 2026

ENTREVISTA: José Zeferino Pedrozo “O agro segue como pilar central da economia” O ano de 2025 foi intenso para o agronegócio catarinense e brasileiro. De um lado, avanços institucionais relevantes, investimentos em inovação, segurança jurídica e qualificação de pessoas. De outro, um ambiente econômico desafiador, com crédito caro, instabilidade fiscal, crise em cadeias estratégicas e a necessidade constante de adaptação às novas regras tributárias e ambientais.

FAESC

|

25 de fevereiro 2026

Sistema FAESC/SENAR destaca força do cooperativismo na abertura do 30º Show Tecnológico Copercampos O primeiro dia do 30º Show Tecnológico Copercampos foi marcado por presença expressiva de público, intensa movimentação e anúncios relevantes para o setor.

SENAR

|

25 de fevereiro 2026

TREINAMENTOS Sistema Faesc/Senar/Sindicatos leva quase 500 cursos gratuitos ao campo em março O Sistema Faesc/Senar/SC disponibiliza, em março, uma extensa agenda de cursos gratuitos direcionados aos produtores rurais de Santa Catarina.