Santa Catarina recebe Carreta Agro pelo Brasil

Santa Catarina recebe Carreta Agro pelo Brasil
FAESC
22 de Janeiro de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A carreta Agro pelo Brasil da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) marcará presença em dois eventos do agronegócio catarinense, no mês de fevereiro. Essa estrutura itinerante foi projetada para ser multiuso e apresentará as iniciativas do Sistema CNA/Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais, com o objetivo de levar tecnologia, inovação e conhecimento aos produtores rurais.

O primeiro evento com a presença da carreta no estado será o 26º Itaipu Rural Show, no Parque de Exposições da Itaipu, em Pinhalzinho (SC), oeste catarinense, no período de 19 a 22 de fevereiro. Em seguida, no período de 25 a 27 de fevereiro, será a vez do Show Tecnológico Copercampos dispor do veículo itinerante, no Campo Demonstrativo Copercampos em Campos Novos, no meio-oeste.

Lançada no ano passado, a Carreta Agro pelo Brasil esteve em Santa Catarina pela primeira vez em fevereiro de 2024, quando participou de três eventos: Itaipu Rural Show, Tecnoeste e Show Tecnológico Copercampos. “Tivemos o privilégio de sermos o segundo estado a receber a estrutura, na época, recém-lançada”, destaca o presidente do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de SC) e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo.


A carreta é uma iniciativa do Sistema CNA com foco na promoção de suas ações em eventos do agronegócio por todo o país. Durante os eventos em Santa Catarina, o espaço contará com minicursos e palestras realizadas por técnicos e supervisores da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), além de atividades do Programa de Formação Profissional Rural (FPR).

Pedrozo realça que a presença do veículo itinerante em Santa Catarina reforça o compromisso do Sistema CNA/Faesc/Senar com o desenvolvimento do agronegócio. “Nosso estado tem uma forte vocação no setor e a carreta serve como uma importante fonte de disseminação de conhecimento e tecnologias, promovendo inovação e sustentabilidade no campo. Ao oferecer capacitação para os produtores rurais e estimular a adoção de novas tecnologias, a estrutura fortalece as cadeias produtivas locais e aumenta a competitividade no campo”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, complementa que a iniciativa trará importantes diferenciais aos eventos, pois conta com estrutura completa para aperfeiçoar ainda mais as capacitações e orientações aos produtores. De acordo com ele, a iniciativa oportunizará demonstrar, de forma otimizada, todas as ações da ATeG, que atualmente atende 11 cadeias produtivas em Santa Catarina (agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura, ovinocultura de corte, piscicultura e turismo rural).

CARRETA AGRO PELO BRASIL

A Carreta Agro pelo Brasil foi projetada para levar as ações do Sistema pelo País. São 98 metros quadrados de área útil idealizada para se adaptar aos diversos tipos de eventos e inúmeros projetos e serviços oferecidos pelo Sistema CNA/Senar. Com ambiente destinado à harmonização e degustação de alimentos (cozinha experimental), o espaço traz uma bancada, equipamentos, utensílios e capacidade para 17 pessoas sentadas.

DECK

Espaço de convivência no topo da carreta

IMERSÃO

Experiência impactante de projeções de vídeos e sons.

COZINHA EXPERIMENTAL

Espaço de degustação com balcão para até 17 pessoas sentadas e cozinha funcional.

ESTÚDIO PODCAST

Estúdio moderno com capacidade para até 4 participantes.

FEIRA DE PRODUTOS ARTESANAIS E TRADICIONAIS

Feira de produtos artesanais e tradicionais montada no ambiente externa à carreta.

APRESENTAÇÕES CULTURAIS

Palco para apresentações culturais.

REUNIÕES

Ambiente equipado com internet e bancada para até 17 pessoas sentadas.

PALESTRAS

Painel de vidro do espaço multiuso se abre criando um palco para a área externa.

OFICINAS E CURSOS

Ambiente para ações de capacitação do Senar.

Leia também

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove mais de 350 capacitações gratuitas em fevereiro O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoverá no mês de fevereiro mais de 350 capacitações gratuitas.

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Santa Catarina consolida a exportação de maçãs com a inspeção fitossanitária na origem O setor produtivo da fruticultura catarinense consolidou nesta semana uma conquista histórica junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). As inspeções fitossanitárias para exportação de maçãs frescas seguem realizadas diretamente na origem da produção, ou seja, nos packing-houses exportadores catarinenses. A iniciativa possibilita a emissão do Certificado Fitossanitário Internacional (CFI) – documento necessário para a exportação da fruta.

FAESC

|

22 de janeiro 2026

Entenda os impactos da Reforma Tributária para os produtores rurais A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta os produtores rurais sobre as principais mudanças decorrentes da transição para o novo modelo de tributação.

FAESC

|

20 de janeiro 2026

SC terá presença da Carreta Agro pelo Brasil em quatro feiras em janeiro e fevereiro Santa Catarina será o primeiro Estado do País a receber a Carreta Agro pelo Brasil do Sistema CNA/Senar em quatro eventos consecutivos.

FAESC

|

17 de janeiro 2026

Reajuste das tabelas do tabaco será debatido em reuniões na próxima semana A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) anunciou que a definição do reajuste das tabelas de preço mínimo deve ocorrer em reuniões marcadas nos próximos dias 19 e 20 de janeiro. As definições ocorrem por empresa, no âmbito das Cadecs (Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração).

FAESC

|

16 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR abre matrículas para os aprovados nos Cursos Técnicos de três polos O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) abre, na próxima segunda-feira (19), o período de matrícula para os cursos técnicos do 1º semestre de 2026. Em Santa Catarina, as formações são conduzidas pelo Sistema Faesc/Senar em 17 polos de apoio presencial.

FAESC

|

14 de janeiro 2026

Produtor: chegou o momento de escolher a forma de tributação da Contribuição Previdenciária Rural Todo início de ano, o empregador rural pessoa física se depara com uma decisão estratégica relevante: definir a forma de tributação da Contribuição Previdenciária Rural, conhecida como Funrural. Essa escolha, que deve ser feita no mês de janeiro, é fundamental, pois impacta diretamente o regime de tributação aplicado ao longo de todo o ano-calendário, especialmente no que se refere ao recolhimento incidente sobre a comercialização da produção rural.

FAESC

|

22 de dezembro 2025

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove 275 cursos gratuitos em janeiro O Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS/SC inicia o ano com uma ampla programação de capacitações voltadas ao fortalecimento do meio rural. Em janeiro, serão realizados 275 cursos gratuitos em todas as regiões de Santa Catarina, integrando as ações de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS).

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Seminário de Líderes debate mercado agrícola em Xanxerê Em Xanxerê, o Seminário de Líderes Rurais, realizado no dia 12 de dezembro, debateu o mercado agrícola para 2026, com avaliação da produtividade de grãos e de leite, fortes na região. O evento ocorreu na sede da AABB e contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC.

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Seminário de Líderes encerra ações do ano em Concórdia O Seminário de Líderes Rurais encerrou o ano no dia 11 de dezembro, em Concórdia, reunindo produtores rurais, dirigentes sindicais e convidados em um momento de avaliação do ano e troca de experiências. O evento aconteceu no Salão Social da ABC Piscina Clube e contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC.

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Sistema FAESC/SENAR alerta para o prazo da obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica A partir de 5 de janeiro de 2026, a emissão de Nota Fiscal Eletrônica passa a ser regra para todos os produtores rurais.

FAESC

|

18 de dezembro 2025

Seminário de Líderes presta contas e comemora conquistas em São José do Cerrito O Sindicato do Produtor Rural de São José do Cerrito realizou, no dia 12 de dezembro, o Seminário de Líderes Rurais, reunindo a diretoria, além de associados, familiares e autoridades locais. O evento apresentou a prestação de contas das ações desenvolvidas ao longo de 2025 e antecipou projetos previstos para 2026.