Senar Nacional apresenta inovações tecnológicas no 2º Encontro de Colaboradores dos Sindicatos Rurais

Senar Nacional apresenta inovações tecnológicas no 2º Encontro de Colaboradores dos Sindicatos Rurais
FAESC
12 de Novembro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) destacou o avanço das "Metodologias de Mobilização e Inovações Tecnológicas nas ações pela Administração Central", durante o 2º Encontro de Colaboradores dos Sindicatos Rurais. O evento, organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) com apoio do Senar/SC, ocorreu na quinta e sexta-feira, dias 7 e 8, em São José, na região da Grande Florianópolis.

A apresentação foi conduzida pela diretora adjunta da Diretoria de Educação Profissional do Senar, Fabíola Bomtempo, e pela assessora técnica da Administração Central, Carolina Pietrani Pereira, que trouxeram várias novidades ao público do evento.

Entre os destaques esteve o “Senar Play” – ambiente virtual que reúne, gratuitamente, um amplo conteúdo educativo na área de agronegócio, disponível para os produtores rurais. De acordo com Fabíola, Santa Catarina já registra 12.234 participantes este ano e os cursos mais procurados são: “Auxiliar em saúde animal”, “Captura de abelhas sem ferrão”, “Excel intermediário”, “Farmácia veterinária na propriedade rural” e “Meliponicultura: criação de abelha sem ferrão”.

“É uma satisfação compartilhar atualizações sobre essas novas tecnologias educacionais que vão de encontro às necessidades do produtor rural, como o Senar Play, além da divulgação de tudo o que estamos fazendo em termos de tecnologia para a Formação Profissional Rural (FPR), para a Promoção Social (PS) e para a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG)”, afirmou Fabíola.

O PAPEL DO MOBILIZADOR NA EDUCAÇÃO RURAL

Carolina falou sobre o papel dos mobilizadores dentro da metodologia educacional do Senar e trouxe também a nova trilha da formação metodológica. Explicou que as Administrações Regionais do Senar realizam oferta educativa a partir das necessidades de Formação Profissional Rural e Promoção Social dos municípios e do estado.

Reforçou que o desenvolvimento dos cursos e programas é viabilizado por meio das parcerias com as entidades sindicais e seus agentes mobilizadores. “O papel do mobilizador é fazer com que as pessoas do meio rural sejam mais atuantes nas comunidades onde vivem, utilizando as melhores práticas produtivas em suas propriedades e participando das ações de FPR e das atividades de PS, com o apoio dos serviços da ATeG”.

A assessora técnica da Administração Central do Senar realçou, ainda, que a Trilha de Formação de Agentes, disponível na educação corporativa, foi desenvolvida com recursos instrucionais acessíveis, vivência prática e proximidade para que os mobilizadores possam ter uma formação adequada e para que o Senar consiga esclarecer suas eventuais dúvidas. “A ideia é formar e capacitar os nossos mobilizadores com conhecimento para atuarem na ponta”, ressaltou Carolina.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enfatizou a importância da apresentação das ações do Senar Nacional para os colaboradores dos Sindicatos Rurais, destacando o impacto positivo das inovações tecnológicas no fortalecimento da educação e desenvolvimento rural. "É essencial que os profissionais dos Sindicatos Rurais estejam atualizados sobre as iniciativas do Senar para que, possam mobilizar os produtores a participarem dos cursos e da ATeG, promovendo o fortalecimento dos negócios no campo."

SOBRE O EVENTO

O encontro teve como propósito o compartilhamento de boas práticas, promovendo a atualização e capacitação dos colaboradores dos Sindicatos Rurais, com foco em um atendimento mais eficaz aos produtores rurais.

As atividades iniciaram na quinta-feira (07) com explanação do vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, e com o workshop de “Desenvolvimento dos colaboradores dos Sindicatos Rurais”, conduzido pelo especialista em Gestão do Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas palestrante Celso Garcia.

Na sexta-feira (08), a programação seguiu com abertura conduzida pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, juntamente com o vice-presidente de secretaria da Faesc, Enori Barbieri, o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, a assessora jurídica sindical e coordenadora do evento Andreia Barbieri Zanluchi e a diretora adjunta da Diretoria de Educação Profissional do Senar Fabíola Bomtempo.

A programação seguiu com palestras sobre “Legislação Previdenciária”, com o advogado Tássio Gutierre e com o administrador de empresas, conferencista no Brasil e no exterior, professor Gretz que abordou a “A força do entusiasmo”.

Um dos momentos que ganhou destaque especial foi a homenagem aos profissionais que contribuíram para o fortalecimento do Sistema Sindical Patronal Rural de Santa Catarina, com reconhecimento para os colaboradores que atuam há mais de 10, 15 e 20 anos.



Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Site: https://bit.ly/faescsenar

Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

SENAR

|

13 de maio 2026

Seminário em Armazém apresenta ATeG Suinocultura e reforça importância da biosseguridade no setor Apresentar a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Suinocultura e abordar aspectos relacionados à biosseguridade nas propriedades rurais.

FAESC

|

11 de maio 2026

Federações Empresariais discutem investimentos em infraestrutura e energia Assuntos foram tratados em reunião do COFEM, nesta segunda-feira, dia 11, na Fetrancesc, em Florianópolis

SENAR

|

11 de maio 2026

Turma da ATeG Bovinocultura de Corte encerra atividades com troca de experiências e avaliação de resultados Um Dia de Campo marcou o encerramento de uma turma da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Bovinocultura de Corte, em Araquari.

SENAR

|

11 de maio 2026

Parceria entre FAESC/SENAR e o Projeto AGROBR abre portas para exportação de produtos do meio rural catarinense O Sistema Faesc/Senar consolidou parceria com o projeto AgroBR, iniciativa do Sistema CNA/Senar desenvolvida em conjunto com o Sebrae e a ApexBrasil.

FAESC

|

11 de maio 2026

Presidente Pedrozo fala sobre Acordo Mercosul e União Europeia O acordo entre Mercosul e União Europeia marca um novo momento para o comércio internacional e abre perspectivas importantes para o agro brasileiro. Após mais de 20 anos de negociações, o tratado entrou em vigor de forma provisória no dia 1º de maio.

FAESC

|

8 de maio 2026

Modernização do seguro rural A crescente instabilidade climática transformou o seguro rural em um dos pilares indispensáveis à sustentabilidade da agropecuária brasileira.

FAESC

|

7 de maio 2026

CNA e FAESC orientam setor produtivo sobre Contratos Rurais durante evento on-line “Contratos Rurais” foi o tema do evento on-line promovido, nesta quinta-feira (07), pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

FAESC

|

7 de maio 2026

Lar Legal Rural entrega 20 títulos de propriedade em Flor do Sertão O município de Flor do Sertão, no Extremo Oeste catarinense, viveu um momento de emoção com a entrega de mais 20 títulos de propriedade rural por meio do Programa Lar Legal Rural, iniciativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

FAESC

|

6 de maio 2026

Acordo Mercosul-UE: CNA disponibiliza simulador de tarifas “BI Simulador do Acordo” tem o objetivo de orientar os produtores rurais

FAESC

|

6 de maio 2026

Produtor rural: prepare-se para a Declaração do Imposto de Renda A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta para as normas e procedimentos para a apresentação da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) referentes ao exercício de 2026, ano-calendário 2025.