Setor produtivo de SC avalia última rodada de negociação do tabaco

Setor produtivo de SC avalia última rodada de negociação do tabaco
FAESC
05 de Fevereiro de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A última rodada de negociação de preço do tabaco, realizada na segunda-feira (3), resultou em um acordo com a BAT. A comissão representativa dos fumicultores negociou com a empresa um reajuste, linear, de 10,55% no Virgínia e 7,01% no Burley, para a safra de tabaco 2024/2025, o que significa a reposição da variação do custo de produção. Com isso, a BAT passa a operar com o valor de R$ 23,30 kg na classe BO1 do Virginia e R$ 20,55 kg na classe B1 do Burley, mantendo uma tabela com rentabilidade para seu produtor integrado.

A comissão avaliou o desfecho de forma positiva e destacou que a assinatura de protocolo com a BAT mostra que a empresa leva em consideração a valorização do produtor e a manutenção do sistema integrado.

Além da BAT, compareceram a Universal Leaf, Alliance One, China Brasil e a Philip Morris, porém, não houve consenso nas propostas.

A comissão aguarda o retorno das empresas que prometeram analisar as contrapropostas e das demais que queiram revisar seus índices. Além disso, a representação dos produtores deixa claro que, tabela não acordada com a comissão não será reconhecida, por descumprimento da Lei de Integração.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) faz parte das entidades que compõem a comissão representativa dos produtores de tabaco. O vice-presidente regional da Faesc e presidente do Sindicato Rural de Irineópolis, Francisco Eraldo Konkol, participou de todas as etapas das negociações e comenta sobre o processo. “Foram três rodadas: uma em dezembro, somente com a JTI, outra em meados de janeiro com a participação de cinco empresas e, agora, a última rodada também com a presença de cinco empresas”.

Konkol, que também faz parte da Comissão para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadec Tabaco da Faesc), representa a CNA/Faesc no Fórum Nacional de Integração do Tabaco (Foniagro) e é membro da CNA/Faesc na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco no MAPA, fez um apelo aos produtores, alertando para que tomem cuidado com o plantio de tabaco fora de época.

“Temos um problema sério de vazio sanitário o ano inteiro e isso vem gerando problemas para muitos produtores. Algumas experiências em determinadas regiões geraram prejuízo para todos. Devemos focar na classificação do tabaco para manter o Brasil reconhecido por fornecer um produto de qualidade. Precisamos levar isso a sério, pois sem mercado internacional, o plantio de tabaco não terá sentido”, argumentou Konkol.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, reconheceu o intenso trabalho da comissão. Destacou o comprometimento de Konkol ao representar muito bem o setor. “Agradecemos a atuação do representante catarinense e de toda a comissão representativa em defesa dos produtores de tabaco”.

COMISSÃO

A comissão representativa dos produtores de tabaco é formada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e pelas Federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

*Com informações da AFUBRA


Leia também

FAESC

|

3 de abril 2026

Mais uma capacitação de sucesso em Santa Catarina: Mulheres do Agro aprendem Operação e Manutenção de Tratores O curso “Tratores e Implementos Agrícolas – Operação e Manutenção”, exclusivo para mulheres, foi realizado em Caçador, promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais.

FAESC

|

2 de abril 2026

Confira o quarto resultado parcial dos leilões de terneiros de 2026 O quarto resultado parcial dos leilões de terneiros de 2026 já está disponível e foi divulgado pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

SENAR

|

2 de abril 2026

Municípios do Oeste conhecem o Programa Saúde no Campo O Programa Saúde no Campo foi apresentado recentemente a representantes de oito municípios do Oeste de Santa Catarina.

FAESC

|

2 de abril 2026

FAESC e CNA querem redução de impostos sobre o Diesel em SC A guerra no Oriente Médio desestabilizou as cadeias globais de suprimento de petróleo e provocou uma forte alta nos preços de seus derivados — um cenário que impacta diretamente a agricultura brasileira.

FAESC

|

2 de abril 2026

Entidades do setor produtivo alertam para impactos da nova regra do Prodes e trabalham para mudar os efeitos da resolução A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), alinhada com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), manifesta preocupação com o Programa de Monitoramento do Desmatamento por Satélite (Prodes) e seus efeitos para os produtores rurais.

FAESC

|

30 de março 2026

Atenção setor produtivo: CAR ficará indisponível de 6 a 25 de abril O sistema do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de Santa Catarina ficará indisponível entre os dias 6 e 25 de abril. De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE), a pausa ocorre devido à migração para o SICAR 2.0, versão atualizada que ampliará a agilidade e a integração de dados.

FAESC

|

30 de março 2026

Faesc apoia pesquisa sobre a presença de javalis nas zonas rurais Desde 2010 uma praga infesta a maioria dos municípios de Santa Catarina: o javali. Uma crescente e descontrolada população desses animais está atacando propriedades rurais e destruindo plantações em todas as regiões catarinenses e, notadamente, na serra e no meio oeste, causando pesadas perdas aos produtores e criadores.

FAESC

|

30 de março 2026

A redução da jornada e seus impactos As discussões em torno da redução da jornada de trabalho no Brasil, especialmente no modelo 6x1 com diminuição da carga semanal de 44 para 40 ou para 36 horas, têm gerado apreensão em todos os setores produtivos.

FAESC

|

27 de março 2026

FAESC reforça importância do debate estratégico sobre o agro, durante Fórum Momento Agro em Chapecó O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Clemerson Argenton Pedrozo, participou na manhã desta quarta-feira (18) do Fórum Momento Agro – do campo ao mercado, com inovação e sustentabilidade, realizado nesta quarta-feira (18), no Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó.

FAESC

|

27 de março 2026

FAESC celebra 78 anos e investe na modernização de sua estrutura A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) atua de forma intensa para impulsionar o desenvolvimento e construir um futuro promissor para o campo catarinense.

FAESC

|

27 de março 2026

Terceiro resultado parcial de leilões aponta alta nos preços de terneiros em SC O Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou, nesta semana, o terceiro resultado parcial dos leilões de terneiros de 2026.

SENAR

|

26 de março 2026

Programa Saúde no Campo é apresentado a municípios do Sul catarinense Com a presença de representantes dos municípios de Nova Veneza, Morro da Fumaça, Treviso e Siderópolis, foi realizada uma reunião para a apresentação do Programa Saúde no Campo.