Sindicato Rural de Joaçaba inaugura nova sede durante reunião regional da FAESC

Sindicato Rural de Joaçaba inaugura nova sede durante reunião regional da FAESC
FAESC
22 de Agosto de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A segunda reunião regional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) marcou a inauguração da nova sede do Sindicato Rural de Joaçaba, no meio-oeste catarinense. O evento reuniu dirigentes das entidades sindicais da região nesta quinta-feira (22), no novo espaço, que conta com estrutura ampla, confortável e moderna para aperfeiçoar ainda mais o atendimento ao produtor rural.

O presidente do Sindicato Rural de Joaçaba e vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, apresentou a nova estrutura e fez uma homenagem ao líder José Zeferino Pedrozo ao descerrar a fita do auditório batizado com seu nome. “É uma coincidência feliz reunirmos as lideranças da região e sermos recebidos na nova sede do Sindicato Rural – local onde também foi o começo de minha caminhada dentro do Sistema Sindical Rural na década de 80”, assinalou o presidente Pedrozo.

O dirigente comentou, ainda, sobre a importância das reuniões para fortalecer a representatividade da classe rural e para a busca de políticas públicas que atendam as necessidades das diferentes regiões do estado.

Entre os destaques da pauta no encontro em Joaçaba estiveram o diferenciado status sanitário catarinense, o Plano Safra, o Programa Novilho Precoce e a busca de medidas para evitar a inadimplência no pagamento aos pecuaristas que comercializam nas feiras. Também foram abordados assuntos como a segurança no meio rural, a Formação Profissional Rural, a Promoção Social, a Assistência Técnica e Gerencial, o apoio do setor produtivo catarinense aos produtores do Rio Grande do Sul, o crescimento das feiras e eventos em Joaçaba, entre outras ações que visam promover o desenvolvimento do setor produtivo.

Também estiveram presentes na reunião o vice-presidente de secretaria da Faesc Enori Barbieri e o vice-presidente de finanças Antônio Marcos Pagani de Souza, que também destacaram a relevância dos encontros regionais e valorizaram a nova estrutura do Sindicato Rural de Joaçaba.

Clemerson Argenton Pedrozo expressou o orgulho em apresentar a nova sede do Sindicato Rural e destacou que representa um avanço importante para fortalecer a atuação na região. “Queremos o desenvolvimento do setor agropecuário e entendemos que oferecer um espaço estruturado para atender as necessidades do produtor representa um passo importante para atingirmos nosso objetivo”.

PROGRAMA NOVILHO PRECOCE

Assim como na reunião regional de Lages, realizada nesta quarta-feira (21), o Programa Novilho Precoce também foi apresentado no encontro de Joaçaba. A iniciativa foi abordada pela médica veterinária responsável pelo programa e coordenadora estadual de Inspeção de Abatedouros Frigoríficos de Ruminantes na Cidasc, Flávia Klein.

“A intenção é divulgar essa iniciativa pública do estado, criada em 1993, para estimular os produtores a enviarem animais ao abate com até 30 meses. Há um potencial expressivo no estado e, por isso, é fundamental que o produtor tenha conhecimento sobre essa iniciativa”, ressaltou Flávia.

Por fim, a coordenadora do programa realçou a importância do Novilho Precoce ao mencionar que viabiliza a atividade pecuária com aumento da produtividade; reduz o déficit de carne bovina no estado; promove o aumento do emprego no meio rural; gera renda ao produtor; melhora a qualidade da carne ofertada com a redução da idade de abate, entre outros benefícios.


Leia também

SENAR

|

4 de março 2026

Tecnologia no campo: Sistema FAESC/SENAR entrega kits de drones para capacitações O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), deu mais um passo rumo à inovação tecnológica no campo.

FAESC

|

4 de março 2026

Sucessão no campo A sucessão nas propriedades rurais catarinenses figura entre os grandes desafios estruturais do Estado.

FAESC

|

27 de fevereiro 2026

Atualizado piso salarial do setor agropecuário As entidades sindicais catarinenses representativas dos empregadores (federações empresariais) e dos trabalhadores (Federações e Centrais Sindicais Laborais) fecharam o acordo para atualização do piso regional de salário para 2026.

FAESC

|

27 de fevereiro 2026

ENTREVISTA: José Zeferino Pedrozo “O agro segue como pilar central da economia” O ano de 2025 foi intenso para o agronegócio catarinense e brasileiro. De um lado, avanços institucionais relevantes, investimentos em inovação, segurança jurídica e qualificação de pessoas. De outro, um ambiente econômico desafiador, com crédito caro, instabilidade fiscal, crise em cadeias estratégicas e a necessidade constante de adaptação às novas regras tributárias e ambientais.

FAESC

|

25 de fevereiro 2026

Sistema FAESC/SENAR destaca força do cooperativismo na abertura do 30º Show Tecnológico Copercampos O primeiro dia do 30º Show Tecnológico Copercampos foi marcado por presença expressiva de público, intensa movimentação e anúncios relevantes para o setor.

SENAR

|

25 de fevereiro 2026

TREINAMENTOS Sistema Faesc/Senar/Sindicatos leva quase 500 cursos gratuitos ao campo em março O Sistema Faesc/Senar/SC disponibiliza, em março, uma extensa agenda de cursos gratuitos direcionados aos produtores rurais de Santa Catarina.

SENAR

|

25 de fevereiro 2026

Curso Técnico em Florestas do Sistema FAESC/SENAR forma nova turma no Polo de Santa Cecília Santa Cecília teve uma noite marcada por emoção, reconhecimento e conquista no último fim de semana (21/02).

FAESC

|

25 de fevereiro 2026

Webinar debate cenário global e tendências para carnes e leite em 2026 “Cenário de oferta e demanda global e perspectivas de mercado de carnes e leite” foi o tema do primeiro webinar de 2026 promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a com a Safras & Mercado, consultoria especializada em agronegócio.

SENAR

|

23 de fevereiro 2026

Sistema FAESC/SENAR forma em Seara maior turma de técnicos do Estado Seara foi destaque na educação profissional rural em Santa Catarina. A 1ª turma do curso Técnico em Zootecnia da rede e-Tec do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR) formou no último sábado (21/02) 36 alunos, a maior turma certificada no Estado ao longo dos dez anos de formação técnica.

FAESC

|

23 de fevereiro 2026

Carreta Agro encerra roteiro de eventos em SC no Show Tecnológico Copercampos O Show Tecnológico Copercampos inicia nesta terça-feira (24) e segue até sexta-feira (27), no Campo Demonstrativo Copercampos, em Campos Novos, no Meio Oeste catarinense. A feira reúne produtores, técnicos, lideranças e empresas do setor para apresentar as principais inovações voltadas ao agronegócio.

FAESC

|

18 de fevereiro 2026

Sistema Faesc/Senar anuncia investimentos nas cadeias produtivas durante o 27º Itaipu Rural Show em Pinhalzinho Federação da Agricultura e Serviço de Aprendizagem Rural são apoiadores e expositores da feira que acontece até sábado, no oeste catarinense