Sindicato Rural de Joaçaba inaugura nova sede durante reunião regional da FAESC

Sindicato Rural de Joaçaba inaugura nova sede durante reunião regional da FAESC
FAESC
22 de Agosto de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A segunda reunião regional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) marcou a inauguração da nova sede do Sindicato Rural de Joaçaba, no meio-oeste catarinense. O evento reuniu dirigentes das entidades sindicais da região nesta quinta-feira (22), no novo espaço, que conta com estrutura ampla, confortável e moderna para aperfeiçoar ainda mais o atendimento ao produtor rural.

O presidente do Sindicato Rural de Joaçaba e vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, apresentou a nova estrutura e fez uma homenagem ao líder José Zeferino Pedrozo ao descerrar a fita do auditório batizado com seu nome. “É uma coincidência feliz reunirmos as lideranças da região e sermos recebidos na nova sede do Sindicato Rural – local onde também foi o começo de minha caminhada dentro do Sistema Sindical Rural na década de 80”, assinalou o presidente Pedrozo.

O dirigente comentou, ainda, sobre a importância das reuniões para fortalecer a representatividade da classe rural e para a busca de políticas públicas que atendam as necessidades das diferentes regiões do estado.

Entre os destaques da pauta no encontro em Joaçaba estiveram o diferenciado status sanitário catarinense, o Plano Safra, o Programa Novilho Precoce e a busca de medidas para evitar a inadimplência no pagamento aos pecuaristas que comercializam nas feiras. Também foram abordados assuntos como a segurança no meio rural, a Formação Profissional Rural, a Promoção Social, a Assistência Técnica e Gerencial, o apoio do setor produtivo catarinense aos produtores do Rio Grande do Sul, o crescimento das feiras e eventos em Joaçaba, entre outras ações que visam promover o desenvolvimento do setor produtivo.

Também estiveram presentes na reunião o vice-presidente de secretaria da Faesc Enori Barbieri e o vice-presidente de finanças Antônio Marcos Pagani de Souza, que também destacaram a relevância dos encontros regionais e valorizaram a nova estrutura do Sindicato Rural de Joaçaba.

Clemerson Argenton Pedrozo expressou o orgulho em apresentar a nova sede do Sindicato Rural e destacou que representa um avanço importante para fortalecer a atuação na região. “Queremos o desenvolvimento do setor agropecuário e entendemos que oferecer um espaço estruturado para atender as necessidades do produtor representa um passo importante para atingirmos nosso objetivo”.

PROGRAMA NOVILHO PRECOCE

Assim como na reunião regional de Lages, realizada nesta quarta-feira (21), o Programa Novilho Precoce também foi apresentado no encontro de Joaçaba. A iniciativa foi abordada pela médica veterinária responsável pelo programa e coordenadora estadual de Inspeção de Abatedouros Frigoríficos de Ruminantes na Cidasc, Flávia Klein.

“A intenção é divulgar essa iniciativa pública do estado, criada em 1993, para estimular os produtores a enviarem animais ao abate com até 30 meses. Há um potencial expressivo no estado e, por isso, é fundamental que o produtor tenha conhecimento sobre essa iniciativa”, ressaltou Flávia.

Por fim, a coordenadora do programa realçou a importância do Novilho Precoce ao mencionar que viabiliza a atividade pecuária com aumento da produtividade; reduz o déficit de carne bovina no estado; promove o aumento do emprego no meio rural; gera renda ao produtor; melhora a qualidade da carne ofertada com a redução da idade de abate, entre outros benefícios.


Leia também

SENAR

|

5 de novembro 2025

Programa voltado à saúde feminina atende mais de 250 mulheres em Macieira Promover a saúde e a qualidade de vida das mulheres do meio rural, com ações educativas, preventivas e de diagnóstico.

SENAR

|

5 de novembro 2025

Ação dos Programas Saúde do Homem e da Mulher Rural são promovidos com sucesso em São Pedro de Alcântara O município de São Pedro de Alcântara foi cenário de uma importante ação voltada à promoção da saúde e qualidade de vida da população do campo. O evento integrou os Programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher Rural, iniciativas do Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural local e a Prefeitura Municipal.

FAESC

|

4 de novembro 2025

Seminário de Líderes discute os desafios e os avanços do Sindicato Rural de Braço Do Norte O município de Braço do Norte sediou, no dia 24 de outubro, o Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Braço do Norte, reunindo cerca de 800 participantes entre produtores, dirigentes sindicais e representantes de instituições parceiras.

FAESC

|

31 de outubro 2025

CNA debate investigação de dumping nas importações de leite em pó do Mercosul A CNA participou, na terça (28), de uma reunião com parlamentares integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para discutir a investigação de dumping nas importações de leite em pó do Mercosul.

SENAR

|

30 de outubro 2025

Vargem Bonita reúne 150 mulheres do campo em ação voltada à saúde do público feminino O evento do Programa Saúde da Mulher Rural, realizado no dia 21 de outubro, em Vargem Bonita, reuniu 150 mulheres para um dia inteiramente voltado ao bem-estar, à prevenção e à valorização da mulher do campo. A iniciativa, do Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural de Catanduvas em parceria com a Prefeitura Municipal de Vargem Bonita, contou com o apoio de diversas instituições locais, que contribuíram para o sucesso das atividades.

SENAR

|

30 de outubro 2025

Mais de 300 pessoas presentes na ação do Programa Saúde da Mulher Rural em Santa Terezinha O Programa Saúde da Mulher Rural, recém-promovido pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Terezinha e a Prefeitura Municipal, foi um sucesso.

FAESC

|

29 de outubro 2025

Webinar do Sistema FAESC/SENAR e Safras & Mercado aborda os desafios do mercado do arroz O penúltimo webinar do ano, promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a Safras & Mercado, teve como tema “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado do arroz”.

FAESC

|

27 de outubro 2025

Prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais traz alívio aos produtores A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) avalia de forma positiva a prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais.

SENAR

|

24 de outubro 2025

Ação do Programa Saúde da Mulher Rural é promovida com sucesso em Capinzal A ação do Programa “Saúde da Mulher Rural”, realizado recentemente, no município de Capinzal, no Meio Oeste, reuniu aproximadamente 140 mulheres do meio rural.

SENAR

|

23 de outubro 2025

Programa Saúde da Mulher Rural atende cerca de 250 pessoas em Lebon Régis O município de Lebon Régis reuniu, no dia 15 de outubro, aproximadamente 250 mulheres rurais em uma ação do Programa Saúde da Mulher Rural. A iniciativa, promovida pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Lebon Régis e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, teve como objetivo promover a educação para o cuidado com a saúde, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças que afetam a população feminina.

FAESC

|

21 de outubro 2025

Ação do Programa Saúde da Mulher Rural conscientiza sobre cuidado e prevenção em Maracajá Mais uma edição do Programa Saúde da Mulher Rural foi promovida com êxito no Sul de Santa Catarina.

SENAR

|

21 de outubro 2025

SENAR Nacional conhece os expressivos resultados do Programa Saúde no Campo em SC O Programa Saúde no Campo, implementado neste ano no Meio Oeste catarinense, já apresenta resultados expressivos. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Nacional) e executada em Santa Catarina pelo Senar/SC, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais.