Sistema FAESC/SENAR capacita equipe técnica para o Programa Saúde no Campo

Sistema FAESC/SENAR capacita equipe técnica para o Programa Saúde no Campo
FAESC
29 de Abril de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/ SENAR

A capacitação dos profissionais que integrarão o primeiro grupo catarinense do Programa Saúde no Campo ocorreu neste mês de abril, no município de Treze Tílias (SC). A iniciativa, que representa um marco do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Nacional), é executada em Santa Catarina pelo Senar/SC, entidade vinculada à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

O treinamento visou preparar técnicos de enfermagem e enfermeiros para atuarem no Programa Saúde no Campo, com atuação inicial voltada à região meio-oeste do estado.

A abertura do evento contou com a presença da coordenadora do programa em Santa Catarina e técnica do Senar/SC, Gisele Kraieski Knabben, da representante do Senar Nacional, Leilane Lopes Ribeiro Oliveira, do supervisor regional do Senar/SC, Jeam Palavro, e da supervisora técnica em Saúde, enfermeira Michele Diesel.

O Programa Saúde no Campo, já executado em estados como Bahia, Tocantins e Mato Grosso, inicia agora sua trajetória em Santa Catarina com o desafio de promover saúde e qualidade de vida no meio rural. “O comprometimento de todos os envolvidos e a sólida capacitação dos profissionais indicam que o projeto tem potencial para se tornar uma referência nacional”, destacou o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo.

O dirigente ressaltou, ainda, que a escolha da localidade para o início das atividades foi estratégica. “Trata-se de uma região com dimensão territorial menor do que as demais, o que facilita a implementação da iniciativa. Estamos felizes por abraçar essa causa e, sem dúvida, alcançaremos o sucesso”.

ESTRUTURA E METODOLOGIA

Segundo Gisele, a equipe atuará para promover a saúde dos produtores assistidos pela ATeG do Senar/SC com foco na promoção da saúde e na prevenção de doenças. A iniciativa engloba visitas domiciliares, atividades educativas individuais e coletivas, além do uso de recursos como a telessaúde no campo, que amplia o acesso ao cuidado e diagnóstico precoce, facilitando a articulação com o Sistema Único de Saúde (SUS) quando necessário.

A equipe formada por 15 profissionais da área da saúde e um supervisor técnico (enfermeiro) atuará em 450 propriedades rurais, abrangendo a área de 10 Sindicatos Rurais da região.

Para que o programa seja executado com êxito, deverão ser cumpridas cinco diretrizes: mapeamento da saúde familiar, planejamento individual, execução do planejamento individual, ações integradas de saúde e análise dos resultados do programa.

Os técnicos capacitados contarão com uniformes próprios, kits completos de atendimento domiciliar, além de materiais educativos sobre doenças mais comuns, com dicas de saúde e orientações práticas. As famílias também receberão kits com itens de primeiros socorros e higiene.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Site: https://bit.ly/faescsenar

Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

SENAR

|

2 de setembro 2026

Sistema FAESC/SENAR e Capitania dos Portos formam 18 novos Pescadores Profissionais Nível 1 Formandos receberam certificado de conclusão e a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), documento que os habilita como aquaviários profissionais

FAESC

|

1 de setembro 2026

Programa Lar Legal Rural entrega 56 títulos de propriedades em Cunha Porã Cinquenta e seis produtores rurais de Cunha Porã, Extremo-Oeste de Santa Catarina, celebraram a regularização de áreas que, em alguns casos, aguardavam há anos pela documentação definitiva.

FAESC

|

1 de setembro 2026

Produtores de Faxinal dos Guedes recebem títulos do Programa Lar Legal Rural Produtores rurais de Faxinal dos Guedes receberam na sexta-feira (28) os títulos de seus imóveis por meio do programa Lar Legal Rural, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) e com a Prefeitura de Faxinal dos Guedes.

FAESC

|

31 de agosto 2026

Equipes dos Sindicatos Rurais do Grande Oeste catarinense recebem capacitação sobre DITR 2026 e Ganho de Capital Profissionais dos Sindicatos Rurais do Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina participaram, na última semana (de 25 a 27 de agosto), em Chapecó, do segundo treinamento promovido neste ano pelo Sistema Faesc/Senar sobre Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2026 e Ganho de Capital.

FAESC

|

31 de agosto 2026

Evento em Chapecó destaca a força das mulheres no agronegócio Agropocket Grande Oeste reuniu produtoras e lideranças em Chapecó para debater conhecimento, gestão e protagonismo feminino no setor.

FAESC

|

28 de agosto 2026

Sistema FAESC/SENAR e Capitania dos Portos formam 18 novos Pescadores Profissionais Nível 1 Formandos receberam certificado de conclusão e a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), documento que os habilita como aquaviários profissionais

FAESC

|

28 de agosto 2026

Leilões de touros movimentam mercado de genética bovina em Santa Catarina Terceiro levantamento parcial do GMG/Udesc, com o apoio da FAESC, acompanha preços de sete raças comercializadas em diferentes regiões do Estado.

FAESC

|

27 de agosto 2026

José Zeferino Pedrozo destaca força da inovação brasileira na abertura do Startup Summit 2026 Presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae e do Sistema Faesc/Senar participou da abertura do evento, em Florianópolis

FAESC

|

26 de agosto 2026

Exportações demonstram protagonismo brasileiro no mercado global de carnes Webinar promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a Safras & Mercado aborda o “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado de Carnes e Leite”

FAESC

|

25 de agosto 2026

Secretaria de Agricultura e Pecuária, empresas públicas e setor agropecuário de Santa Catarina fazem os últimos preparativos para a Expointer Dentro de poucos dias, o Parque de Exposições Assis Brasil começa a receber os expositores para a 49a edição da Expointer, em Esteio (RS). A feira internacional, que será realizada entre 29 de agosto e 6 de setembro, é um dos maiores eventos agropecuários do continente e recebeu mais de um milhão de visitantes no ano passado.

FAESC

|

24 de agosto 2026

Programa Saúde no Campo promove nivelamento técnico sobre atenção psicossocial em Erval Velho Técnicos em saúde que atuam na região Meio-Oeste participaram de um nivelamento técnico do Programa Saúde no Campo – Fase II, realizado em Erval Velho. O encontro foi voltado à atualização profissional, à troca de experiências e ao alinhamento das ações desenvolvidas nas propriedades rurais atendidas pelo programa.

FAESC

|

24 de agosto 2026

Levantamento aponta preços dos touros comercializados em Santa Catarina O segundo resultado parcial dos leilões de touros em Santa Catarina foi divulgado nesta semana pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que acompanha os eventos realizados em diferentes regiões.