Sistema Faesc/Senar inicia capacitação sobre Direito Previdenciário Rural

Sistema Faesc/Senar inicia capacitação sobre Direito Previdenciário Rural
Curso segue até maio e conta com a participação de profissionais dos Sindicatos Rurais de SC.
FAESC
14 de Março de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Capacitar e atualizar os funcionários dos Sindicatos Rurais do Estado de Santa Catarina sobre a prática dos benefícios previdenciários rurais para atendimento dos associados, produtores rurais e segurados especiais. Com esse objetivo o Sistema Faesc/Senar iniciou nesta segunda-feira (11), o treinamento on-line com o tema "FAESC – Direito Previdenciário Rural: Processo Administrativo Previdenciário de Alta Performance – Benefícios Rurais na Prática".

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, recepcionou os participantes no primeiro encontro e ressaltou a importância da iniciativa que possibilita prepará-los para que orientem os produtores da melhor forma possível, com relação ao Direito Previdenciário.

“Peço a todos que aproveitem ao máximo o conhecimento destes dois eminentes especialistas, em virtude de sua vasta expertise no assunto. Este é um momento ímpar para enriquecer conhecimentos e habilidades que moldarão positivamente seu papel enquanto colaboradores dos Sindicatos Rurais no atendimento aos produtores rurais associados", frisou ao apresentar os professores responsáveis pelas aulas: o advogado e palestrante, com especialização em Direito Previdenciário, Dr. Tassio Gutierre e a servidora federal do INSS, advogada e especialista em direito previdenciário, além de professora de Pós-Graduação e palestrante, Dra. Greicy Mandelli.

O treinamento é dividido em cinco módulos, com um total de 20 horas/aula. Nesta primeira etapa, Dr. Tássio trabalhou temas como identificação dos trabalhadores rurais, contribuições previdenciárias, benefícios previdenciários, seus requisitos e análise documental, entre outros. As atividades foram interativas e possibilitaram esclarecer muitas dúvidas dos participantes.

A coordenadora de Departamento Sindical da Faesc, Andreia Barbieri Zanluchi, mediou as atividades e, no fim do primeiro encontro, agradeceu ao palestrante pela aula rica em conteúdo e conduzida com uma didática que facilitou a compreensão de todos. Também agradeceu aos participantes por aproveitarem essa oportunidade. “Nosso propósito é incentivá-los a disseminar o conhecimento adquirido às bases, convidando os produtores a se associarem aos Sindicatos Rurais, além de oferecer-lhes orientação previdenciária e uma gama de outros serviços."

As próximas aulas serão nos dias 18/03 (8h30 às 12h30); 22/04 (das 14h30 às 18h30); 03/05 (14h30 às 18h30); 06/05 (14h30 às 18h30).

Leia também

FAESC

|

25 de maio 2026

CNA divulga cartilha, vídeo e esclarece dúvidas sobre Reforma Tributária Conteúdos ajudam produtor rural a conhecer o tema e a se planejar.

SENAR

|

22 de maio 2026

Capacitação em Lages prepara equipes do Saúde no Campo para atuação na Serra Os técnicos do Programa Saúde no Campo da serra catarinense participaram nesta semana de uma capacitação promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

SENAR

|

22 de maio 2026

Seminário regional de ovinocultura debate ampliação da cadeia produtiva em Palmitos O município de Palmitos, no Oeste catarinense, sediou no último sábado (16) o II Seminário Regional de Ovinocultura, evento promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Palmitos em parceria com o Sistema Faesc/Senar-SC e a administração municipal. Cerca de 100 pessoas participaram da programação, voltada ao fortalecimento da cadeia produtiva de ovinos na região.

SENAR

|

21 de maio 2026

SISTEMA FAESC/SENAR/SC destaca evolução da bovinocultura de corte em Seara Produtores rurais, lideranças e autoridades regionais participaram no último dia 15 em Seara da Avaliação de Resultados da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar/SC, voltado à bovinocultura de corte. O encontro ocorreu no CTG Seara e Pampa, na Linha Vani, e reuniu participantes atendidos pelo serviço no município e na região.

FAESC

|

21 de maio 2026

Lei da Integração completa 10 anos com avanços nas relações entre agroindústrias e produtores integrados em SC Consolidada como um marco para a produção integrada no Brasil, a Lei da Integração completou 10 anos em maio de 2016. A legislação trouxe mais segurança, equilíbrio e transparência às relações comerciais entre agroindústrias e produtores integrados.

SENAR

|

20 de maio 2026

Família de apicultores de Içara conquista Selo ARTE e amplia mercado para todo o Brasil A agroindústria de mel ApisNectar, de Içara, conquistou no último dia 8 de maio o Selo ARTE, certificação federal que reconhece produtos artesanais de origem animal dentro dos padrões sanitários exigidos.

FAESC

|

19 de maio 2026

Presidente do Sistema FAESC/SENAR participa do 2º Planalto Norte em Movimento em Monte Castelo O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, participou, na última semana, do 2º “Planalto Norte em Movimento: Leite e Negócios”, realizado no Centro de Eventos Ivo Moreira, em Monte Castelo.

SENAR

|

19 de maio 2026

Últimos dias para se inscrever nos Cursos Técnicos gratuitos do Sistema FAESC/SENAR O Sistema Faesc/Senar está com as inscrições abertas para cinco turmas de Cursos Técnicos gratuitos da Rede E-tec. As formações, com início previsto para o segundo semestre de 2026, são ofertadas nas modalidades presencial e a distância.