Sistema Faesc/Senar inicia capacitação sobre Direito Previdenciário Rural

Sistema Faesc/Senar inicia capacitação sobre Direito Previdenciário Rural
Curso segue até maio e conta com a participação de profissionais dos Sindicatos Rurais de SC.
FAESC
14 de Março de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Capacitar e atualizar os funcionários dos Sindicatos Rurais do Estado de Santa Catarina sobre a prática dos benefícios previdenciários rurais para atendimento dos associados, produtores rurais e segurados especiais. Com esse objetivo o Sistema Faesc/Senar iniciou nesta segunda-feira (11), o treinamento on-line com o tema "FAESC – Direito Previdenciário Rural: Processo Administrativo Previdenciário de Alta Performance – Benefícios Rurais na Prática".

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, recepcionou os participantes no primeiro encontro e ressaltou a importância da iniciativa que possibilita prepará-los para que orientem os produtores da melhor forma possível, com relação ao Direito Previdenciário.

“Peço a todos que aproveitem ao máximo o conhecimento destes dois eminentes especialistas, em virtude de sua vasta expertise no assunto. Este é um momento ímpar para enriquecer conhecimentos e habilidades que moldarão positivamente seu papel enquanto colaboradores dos Sindicatos Rurais no atendimento aos produtores rurais associados", frisou ao apresentar os professores responsáveis pelas aulas: o advogado e palestrante, com especialização em Direito Previdenciário, Dr. Tassio Gutierre e a servidora federal do INSS, advogada e especialista em direito previdenciário, além de professora de Pós-Graduação e palestrante, Dra. Greicy Mandelli.

O treinamento é dividido em cinco módulos, com um total de 20 horas/aula. Nesta primeira etapa, Dr. Tássio trabalhou temas como identificação dos trabalhadores rurais, contribuições previdenciárias, benefícios previdenciários, seus requisitos e análise documental, entre outros. As atividades foram interativas e possibilitaram esclarecer muitas dúvidas dos participantes.

A coordenadora de Departamento Sindical da Faesc, Andreia Barbieri Zanluchi, mediou as atividades e, no fim do primeiro encontro, agradeceu ao palestrante pela aula rica em conteúdo e conduzida com uma didática que facilitou a compreensão de todos. Também agradeceu aos participantes por aproveitarem essa oportunidade. “Nosso propósito é incentivá-los a disseminar o conhecimento adquirido às bases, convidando os produtores a se associarem aos Sindicatos Rurais, além de oferecer-lhes orientação previdenciária e uma gama de outros serviços."

As próximas aulas serão nos dias 18/03 (8h30 às 12h30); 22/04 (das 14h30 às 18h30); 03/05 (14h30 às 18h30); 06/05 (14h30 às 18h30).

Leia também

SENAR

|

13 de maio 2026

Seminário em Armazém apresenta ATeG Suinocultura e reforça importância da biosseguridade no setor Apresentar a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Suinocultura e abordar aspectos relacionados à biosseguridade nas propriedades rurais.

FAESC

|

11 de maio 2026

Presidente Pedrozo fala sobre Acordo Mercosul e União Europeia O acordo entre Mercosul e União Europeia marca um novo momento para o comércio internacional e abre perspectivas importantes para o agro brasileiro. Após mais de 20 anos de negociações, o tratado entrou em vigor de forma provisória no dia 1º de maio.

FAESC

|

8 de maio 2026

Modernização do seguro rural A crescente instabilidade climática transformou o seguro rural em um dos pilares indispensáveis à sustentabilidade da agropecuária brasileira.

FAESC

|

7 de maio 2026

CNA e FAESC orientam setor produtivo sobre Contratos Rurais durante evento on-line “Contratos Rurais” foi o tema do evento on-line promovido, nesta quinta-feira (07), pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

FAESC

|

7 de maio 2026

Lar Legal Rural entrega 20 títulos de propriedade em Flor do Sertão O município de Flor do Sertão, no Extremo Oeste catarinense, viveu um momento de emoção com a entrega de mais 20 títulos de propriedade rural por meio do Programa Lar Legal Rural, iniciativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

FAESC

|

6 de maio 2026

Acordo Mercosul-UE: CNA disponibiliza simulador de tarifas “BI Simulador do Acordo” tem o objetivo de orientar os produtores rurais

FAESC

|

6 de maio 2026

Produtor rural: prepare-se para a Declaração do Imposto de Renda A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta para as normas e procedimentos para a apresentação da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) referentes ao exercício de 2026, ano-calendário 2025.

SENAR

|

6 de maio 2026

Dia de Campo destaca técnicas para fortalecer a ovinocaprinocultura no Vale do Itajaí Um Dia de Campo voltado à Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na cadeia da ovinocaprinocultura reuniu 44 produtores rurais no município de Luiz Alves, no Vale do Itajaí (SC).

FAESC

|

5 de maio 2026

Nesta quinta-feira, dia 07: Capacitação da CNA e da FAESC aborda o tema “Contratos Rurais” A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) promovem, na quinta-feira, 7 de maio, às 9h30, o evento “Contratos Rurais”.

SENAR

|

5 de maio 2026

Inscrições para cursos técnicos gratuitos do Sistema FAESC/SENAR vão até 26 de maio O Sistema Faesc/Senar está com as inscrições abertas para cinco turmas de Cursos Técnicos gratuitos da Rede e-Tec. As formações, com início previsto para o segundo semestre de 2026, são ofertadas nas modalidades presencial e a distância.

FAESC

|

5 de maio 2026

Programa Lar Legal Rural entrega 47 títulos de propriedades em São Domingos Quarenta e sete produtores rurais de São Domingos iniciaram a semana com a regularização de áreas de terra que há anos aguardavam documentação definitiva.