Sistema FAESC/SENAR presente no 10º Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite em Florianópolis

Sistema FAESC/SENAR presente no 10º Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite em Florianópolis
FAESC
19 de Setembro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Sistema Faesc/Senar terá um espaço para apresentar o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com foco para a Pecuária Leiteira na 10ª edição do Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite. O evento, programado para o período de 24 a 27 de setembro, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, é uma promoção do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite (CBQL), Epagri e Udesc.

A programação reunirá especialistas, pesquisadores, profissionais do setor e representantes de empresas ligadas à produção de lácteos. Será uma oportunidade para explorar os mais recentes avanços científicos, inovações tecnológicas, práticas sustentáveis e estratégias que irão moldar o futuro da produção de leite no país.

O tema central do evento será “Qualidade do Leite: Um Olhar para o Futuro, Inovação e Sustentabilidade”, que será discutido em diferentes painéis com a participação de renomados palestrantes e representantes de empresas reconhecidas como cases de sucesso. Entre os assuntos em destaque estarão os desafios da elevada Contagem de Células Somáticas (CCS), as alterações físico-químicas do leite, o baixo carbono na produção de leite, a inovação e a gestão aplicada à qualidade do leite, as certificações em lácteos e a biosseguridade.

O presidente do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite, Vagner Miranda Portes, ressalta que o tema é de extrema relevância para a saúde pública, a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva. “Liderado pelos maiores especialistas da área e membros do CBQL, o Congresso se consolidou como um evento de referência no cenário agropecuário nacional. Desde a sua criação, o CBQL tem se dedicado a discutir todos os aspectos relacionados à qualidade do leite, promovendo debates essenciais para o avanço do setor”, afirma.

O CBQL tem por objetivo promover um espaço de troca de conhecimentos e experiências, visando fortalecer ainda mais a qualidade do leite e seus derivados produzidos em nosso país. “Temos ainda o compromisso de servir como um fórum permanente de discussões para impulsionar a qualidade do leite no Brasil, sempre pautado pelo rigor científico e pela responsabilidade social”, ressalta Portes.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realça que a presença da entidade no evento será fundamental para que as equipes da ATeG Pecuária de Leite de todo o estado aperfeiçoem conhecimentos, conheçam novas tecnologias e troquem experiências com especialistas e profissionais do setor. “Além disso, será um momento para apresentar os importantes resultados do trabalho desenvolvido pela Assistência Técnica e Gerencial na Pecuária de Leite em Santa Catarina. Junto com os Sindicatos Rurais esse trabalho tem contribuído significativamente para aumentar a produtividade, a qualidade do leite e a rentabilidade das propriedades”, completa Pedrozo.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

§ Site: https://bit.ly/faescsenar

§ Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

§ Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

§ Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

§ YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

Leia também

SENAR

|

26 de junho 2026

Capacitação em Seara orienta produtores sobre qualidade genética dos rebanhos leiteiros Com o objetivo de aprimorar o manejo reprodutivo e elevar a qualidade genética dos rebanhos leiteiros, o Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Seara promoveram o curso Melhoramento Genético de Raças Leiteiras. Realizada no mês de junho em Seara, no Oeste catarinense, a capacitação reuniu 12 produtores rurais.

FAESC

|

19 de junho 2026

FAESC alerta produtores para ação ambiental que recolhe embalagens vazias de agrotóxicos A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta os produtores rurais para uma importante ação do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), empresas associadas e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra): o roteiro Litoral de Santa Catarina do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos.

SENAR

|

19 de junho 2026

Sistema FAESC/SENAR e Sindicato Rural de Jaguaruna lançam ATeG Agricultura O serviço de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área da Agricultura foi lançado em Santa Catarina, neste mês (16/06), na sede do Sindicato Rural de Jaguaruna. A iniciativa é promovida pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural e tem como objetivo ampliar o acesso dos produtores rurais a orientações técnicas e gerenciais voltadas ao fortalecimento das propriedades e ao aumento da eficiência produtiva.