Terceiro painel do Campo Futuro em SC levanta custos de produção de grãos em Araranguá

Terceiro painel do Campo Futuro em SC levanta custos de produção de grãos em Araranguá
FAESC
17 de Junho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o apoio do Sistema Faesc/Senar e do Sindicato dos Produtores Rurais de Araranguá, promoveu nessa quinta-feira (13) o terceiro painel do Projeto Campo Futuro 2024 em Santa Catarina. O objetivo foi levantar os custos de produção de grãos, com foco para o arroz. A programação no estado segue até agosto e envolverá seis cadeias produtivas em oito municípios.

O evento, realizado de forma híbrida (presencial e on-line), reuniu produtores rurais, técnicos da CNA e do Sistema Faesc/Senar, dirigentes dos Sindicatos Rurais, representantes do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA-Esalq/USP) e das cadeias produtivas envolvidas.

O presidente do Sindicato Rural de Araranguá Alessandro de Souza conduziu a abertura do evento e realçou a relevância do Campo Futuro para auxiliar os produtores com a geração de informações confiáveis sobre a cultura do arroz.

De acordo com o assessor técnico da CNA, Tiago Pereira, o levantamento em Araranguá revelou que os custos permaneceram em patamares semelhantes aos da safra passada. “Itens como sementes e herbicidas tiveram alta de respectivamente 64% e 24% no período. O clima colaborou significativamente para o bom desenvolvimento da cultura do arroz, com chuvas bem distribuídas ao longo do cultivo. Como resultado, a produtividade manteve-se dentro do histórico, com uma média de 170 sacas por hectare. Além disso, o preço médio praticado favoreceu as margens dos orizicultores da região, proporcionando uma safra positiva e dentro das expectativas”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressaltou que o Campo Futuro se destaca por trazer dados confiáveis e de alta qualidade sobre os custos de produção das principais atividades agropecuárias de Santa Catarina e de todo o Brasil. “Com essas informações em mãos, os produtores tomam decisões estratégicas com mais segurança e assertividade, otimizando seus recursos e maximizando rentabilidade. Essa iniciativa também permite que possamos lutar por políticas públicas mais eficazes, que impulsionem o desenvolvimento sustentável do setor”.

Nesta semana também foram realizados painéis do Campo Futuro em Xanxerê (soja, milho 1ª safra, feijão e trigo) e em Campos Novos (soja, milho 1ª safra e trigo). A programação contempla, ainda, eventos nos seguintes municípios: Seara (suinocultura - integração UPD e suinocultura - integração UT); Chapecó, Canoinhas e Itapiranga (frango de corte) e São Joaquim (maçã).

SOBRE O CAMPO FUTURO

Com base nos dados levantados e do acompanhamento mensal de custos, a CNA tem atuado junto ao poder público para propor medidas com o objetivo de evitar elevação de custos, melhorar as ferramentas de seguro e ampliar o acesso ao crédito, entre outras.

Os levantamentos de custos de 31 atividades agropecuárias ocorrerão até agosto em todo o país, por meio de painéis que serão realizados em 20 estados e 119 municípios, em parceria com as federações estaduais, produtores, Sindicatos Rurais, universidades e centros de pesquisa.

Leia também

SENAR

|

10 de abril 2026

Formada mais uma turma do Programa Jovem Aprendiz Cotista em Fraiburgo Empresas rurais contribuintes do Senar/SC com interesse em vagas nos cursos de Aprendizagem Rural ofertados pela entidade podem entrar em contato pelo e-mail aprendizagem@senar,com.br

FAESC

|

9 de abril 2026

Vice-presidente da FAESC, Clemerson Argenton Pedrozo, fala sobre turismo Rural Santa Catarina reúne paisagens únicas e um enorme potencial para o turismo rural, que vem se consolidando como oportunidade de renda, valorização cultural e desenvolvimento no campo. Com apoio do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos, produtores têm acesso à Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que oferece acompanhamento para aperfeiçoar a gestão e os resultados dos negócios.

SENAR

|

8 de abril 2026

Programa voltado à saúde feminina atende 150 mulheres do campo em Monte Castelo O município de Monte Castelo recebeu, na última semana, uma ação do Programa Especial Saúde da Mulher Rural, iniciativa do Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de Papanduva e o Poder Público Municipal.

FAESC

|

3 de abril 2026

Mais uma capacitação de sucesso em Santa Catarina: Mulheres do Agro aprendem Operação e Manutenção de Tratores O curso “Tratores e Implementos Agrícolas – Operação e Manutenção”, exclusivo para mulheres, foi realizado em Caçador, promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais.

FAESC

|

2 de abril 2026

Confira o quarto resultado parcial dos leilões de terneiros de 2026 O quarto resultado parcial dos leilões de terneiros de 2026 já está disponível e foi divulgado pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

SENAR

|

2 de abril 2026

Municípios do Oeste conhecem o Programa Saúde no Campo O Programa Saúde no Campo foi apresentado recentemente a representantes de oito municípios do Oeste de Santa Catarina.

FAESC

|

2 de abril 2026

FAESC e CNA querem redução de impostos sobre o Diesel em SC A guerra no Oriente Médio desestabilizou as cadeias globais de suprimento de petróleo e provocou uma forte alta nos preços de seus derivados — um cenário que impacta diretamente a agricultura brasileira.

FAESC

|

2 de abril 2026

Entidades do setor produtivo alertam para impactos da nova regra do Prodes e trabalham para mudar os efeitos da resolução A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), alinhada com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), manifesta preocupação com o Programa de Monitoramento do Desmatamento por Satélite (Prodes) e seus efeitos para os produtores rurais.