Vice-presidente da Faesc participa das reuniões do Conselho Jurídico e da CNRTPS em Salvador

Vice-presidente da Faesc participa das reuniões do Conselho Jurídico e da CNRTPS em Salvador
O presidente da FAEB, Humberto Miranda, o presidente da CNA, João Martins, e o vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo. (Foto: Divulgação)
FAESC
25 de Novembro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, participou, no dia 21/11, das reuniões do Conselho Jurídico da CNA e da Comissão Nacional de Relações de Trabalho e Previdência Social da CNA, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), em Salvador.

Em 2024, as duas comissões promoveram encontros itinerantes para discutir as questões jurídicas que afligem o setor, bem como para traçar estratégias visando a defesa do produtor rural. O primeiro foi em Santa Catarina, seguido pelo Mato Grosso, Paraíba e São Paulo.

No Conselho Jurídico, o último encontro do ano oportunizou debater a atuação do Sistema perante os tribunais superiores, além de debater temas como reforma tributária, questões ambientais, CAR, demarcações de terras indígenas e quilombolas, entre outras.

A Comissão Nacional de Relações de Trabalho e Previdência Social discutiu questões voltadas ao trabalho decente, NR 31, com a participação de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, negociações coletivas, além dos pactos nacionais para a agropecuária.

Participaram do encontro o presidente da CNA, João Martins, o presidente da FAEB, Humberto Miranda, o diretor jurídico da CNA, Rudy Ferraz, o coordenador trabalhista da CNA, Rodrigo Hugueney, e assessores jurídicos da CNA e das federações estaduais.

A programação, no dia 22, incluiu visitas técnicas a duas propriedades rurais, ambas com foco na pecuária.

Leia também

FAESC

|

27 de outubro 2026

Mercado do arroz apresenta sinais de recuperação Webinar do Sistema Faesc/Senar e da Safras & Mercado analisou preços, comércio exterior, consumo, câmbio e perspectivas para a nova safra

FAESC

|

26 de outubro 2026

Programa Novos Caminhos homenageia jovens em Santa Catarina Sistema Faesc/Senar participa das cerimônias que reconhecem conquistas e valorizam a educação e qualificação profissional para crianças, adolescentes e jovens

FAESC

|

22 de outubro 2026

Levantamento atualiza preços de touros comercializados em Santa Catarina 11ª atualização parcial reúne dados de oito raças e oferece referências sobre valores praticados nos leilões realizados no Estado

SENAR

|

22 de outubro 2026

Sistema FAESC/SENAR oferece 516 treinamentos gratuitos em todas as regiões de SC em novembro Melhorar a produtividade, modernizar a gestão das propriedades e ampliar as oportunidades de renda estão entre os objetivos dos 516 treinamentos gratuitos que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC

FAESC

|

22 de outubro 2026

Programa do SENAR/SC fortalece preparo profissional de jovens em Xanxerê O início da vida profissional representa uma etapa de descobertas, responsabilidades e adaptação às exigências do mercado de trabalho. Em Xanxerê, jovens têm a oportunidade de viver essa experiência por meio do Programa Jovem Aprendiz Cotista (JAC), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC

FAESC

|

21 de outubro 2026

Dia Internacional da Maçã: Santa Catarina tem na fruta uma força econômica e cultural São Joaquim é um dos principais exemplos dessa vocação. Maior produtor nacional de maçã, o município reúne características climáticas que favorecem o desenvolvimento dos pomares e a qualidade da fruta.

FAESC

|

20 de outubro 2026

ATeG celebra dez anos de transformação no campo e inicia nova fase de excelência em Santa Catarina Encontro estadual reuniu aproximadamente 300 profissionais e lideranças em Florianópolis, reconheceu uma década de resultados e apresentou novas diretrizes para ampliar a eficiência e a rentabilidade das propriedades rurais.

FAESC

|

20 de outubro 2026

Orçamento para rodovias federais de SC e fim da escala 6X1 preocupam setor produtivo Incerteza em relação aos recursos para obras em 2027 e impactos para as empresas com a aprovação do fim da escala 6X1 foram temas discutidos na reunião do Conselho das Federações Empresariais de SC, nesta segunda, dia 19, na FIESC, em Florianópolis.

FAESC

|

20 de outubro 2026

Licenciamento ambiental da rizicultura ameaça produção de arroz As entidades representativas do setor agropecuário catarinense — Sistema OCESC, FAESC, FETAESC e SindArroz-SC — manifestam profunda preocupação com a possibilidade de retorno da imposição de licenciamento ambiental para o cultivo de arroz

FAESC

|

16 de outubro 2026

Pra que serve um Sindicato? José Zeferino Pedrozo Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

SENAR

|

16 de outubro 2026

Mulheres conhecem técnicas de criação de gado de corte em Jaguaruna Da gestão da propriedade à escolha dos reprodutores e ao manejo das pastagens, a criação de gado de corte exige conhecimento técnico, planejamento, gestão adequada e atenção diária aos animais. Para conhecer de perto essa rotina, um grupo de mulheres de Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina