ACESSAR O MENU

Alunos do Curso Técnico em Zootecnia de Joaçaba visitam propriedades de referência na bovinocultura de leite

Alunos do Curso Técnico em Zootecnia de Joaçaba visitam propriedades de referência na bovinocultura de leite
SENAR
04 de Junho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A turma do Curso Técnico em Zootecnia da rede e-Tec do polo de Joaçaba (SC) embarcou em uma jornada de aprendizado enriquecedora ao visitar, recentemente, duas propriedades rurais reconhecidas pela tecnologia, inovação e produtividade. A formação, da rede e-Tec Brasil, é ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Joaçaba.

A primeira propriedade visitada foi a da família Conte, onde os alunos foram recebidos pelos produtores Marcos Conte e Laís Adolfato, um casal em processo de sucessão familiar. O objetivo foi aprofundar o conhecimento sobre o sistema semi-intensivo de produção animal baseado em pastagens. Os estudantes participaram ativamente de diversas atividades práticas, como pesagem e medição de bezerros, desverminação e contenção de animais, além de aprender sobre o manejo adequado de pastagens, incluindo a definição de alturas ideais de entrada e saída dos animais.

A turma foi acompanhada pelo tutor do curso e supervisor técnico da ATeG do Senar, Fernando da Silveira, e pelos técnicos de campo Mateus Demeda e Jefferson Cagliari, que esclareceram dúvidas e compartilharam seus conhecimentos.

A segunda parada foi na propriedade do produtor Eleandro Arsego, em Xanxerê, considerada a maior propriedade de bovinocultura de leite do estado. "A intenção foi apresentar aos alunos um sistema intensivo de produção com ordenha de carrossel, que combina alta tecnologia na alimentação do gado com um galpão projetado para proporcionar máximo conforto aos animais", destacou Fernando da Silveira. Durante a visita, os alunos puderam observar de perto a operação da fazenda, acompanhados pelo técnico de campo Cleiton Giroto.

INSCRIÇÕES ABERTAS

O Processo Seletivo Senar e-Tec EaD 2024/2 teve início no dia 27 de maio, em todo o país. No estado de Santa Catarina as inscrições estão abertas em cinco polos. Gratuitas e semipresenciais, as formações têm duração de quatro a cinco semestres e são voltadas para pessoas do meio rural que desejam ampliar as oportunidades de atuação no setor agropecuário. Interessados podem se inscrever pelo site: http://etec.senar.org.br/.

Os polos com processo seletivo aberto em Santa Catarina são: Rio do Sul (TÉCNICO AGRONEGÓCIO); Paulo Lopes (TÉCNICO EM ZOOTECNIA); Taió (TÉCNICO EM AGRICULTURA); Joinville (TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO); Santa Cecília (TÉCNICO EM ZOOTECNIA) e Lages (TÉCNICO EM ZOOTECNIA).

O presidente do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), José Zeferino Pedrozo, afirma que os cursos técnicos são ministrados por equipes qualificadas e garantem uma formação de qualidade, de acordo com as últimas tendências do mercado. “A demanda por profissionais preparados para o agronegócio é cada vez maior e os cursos da rede e-Tec Brasil, ministrados pelo Senar/SC, contribuem para o aumento da competitividade das propriedades rurais e demais empresas do setor”.

O dirigente também informa que o curso Técnico em Agricultura, oferecido no polo do Senar/SC de Taió, é novo no estado. “Santa Catarina conta com uma agropecuária forte e diversificada e, por isso, é fundamental oferecermos oportunidades de qualificação gratuita nas mais diversas áreas”.

Leia também

FAESC

|

21 de junho 2024

Sistema FAESC/SENAR promove reunião virtual sobre FGTS Digital O evento será direcionado às equipes de Sindicatos Rurais, produtores rurais e demais interessados.

SENAR

|

20 de junho 2024

Evento mobiliza produtores de ovinocultura de corte em Palmitos O objetivo foi apresentar a metodologia da Assistência Técnica e Gerencial, expor o cronograma de trabalho, apresentar o técnico que fará o atendimento (Cassio Lopes) e demonstrar as diretrizes da ATeG.

FAESC

|

19 de junho 2024

Investimento na melhoria genética proporciona evolução na cadeia láctea Apresentar os resultados obtidos com o melhoramento genético na bovinocultura leiteira. Com esse objetivo o Sebrae/SC e a Aurora Coop promovem nesta quinta-feira (20), uma missão técnica com visita em duas empresas rurais na região oeste catarinense. As ações de aprimoramento da cadeia láctea fazem parte do Programa Encadeamento Produtivo, que oportuniza conhecimentos e técnicas para melhorar a gestão do empreendimento, a avaliação de oportunidades e a inserção de inovações.

SENAR

|

19 de junho 2024

Processo seletivo para os cursos da rede e-Tec Brasil segue até 2 de julho Santa Catarina oferece vagas para os cursos gratuitos em cinco polos

FAESC

|

19 de junho 2024

Faesc quer aprimorar e ampliar o seguro para a atividade agrícola Seguro rural com ampla cobertura e custo acessível é uma antiga reivindicação do setor primário da economia brasileira e está na pauta do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) José Zeferino Pedrozo.

FAESC

|

17 de junho 2024

Levantados custos de produção de grãos em Campos Novos Campos Novos sediou o segundo painel do Projeto Campo Futuro 2024 em Santa Catarina, nessa quarta-feira (12), para o levantamento dos custos de produção de grãos (soja, milho 1ª safra e trigo). A iniciativa foi da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o apoio do Sistema Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais.

SENAR

|

17 de junho 2024

Programa Saúde do Homem Rural atende público do campo em Rio Rufino A iniciativa, que busca conscientizar os homens do campo sobre a importância da prevenção e o cuidado com a saúde, reuniu aproximadamente 250 pessoas, entre participantes, voluntários e lideranças.

FAESC

|

17 de junho 2024

Terceiro painel do Campo Futuro em SC levanta custos de produção de grãos em Araranguá A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o apoio do Sistema Faesc/Senar e do Sindicato dos Produtores Rurais de Araranguá, promoveu nessa quinta-feira (13) o terceiro painel do Projeto Campo Futuro 2024 em Santa Catarina. O objetivo foi levantar os custos de produção de grãos, com foco para o arroz. A programação no estado segue até agosto e envolverá seis cadeias produtivas em oito municípios.

SENAR

|

17 de junho 2024

Oficina ATeG em Itainópolis apresenta técnicas e manejos para apicultura no outono-inverno Reunir apicultores e compartilhar novas técnicas e manejos de outono e inverno para manter e melhorar as colmeias durante essa época do ano. Com esse objetivo o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado) e o Sindicato Rural de Itaiópolis, promoveram a Oficina Técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com foco para a apicultura.

FAESC

|

14 de junho 2024

FAESC apoia pedido da CNA para rejeição da MP do Equilíbrio Fiscal para o agro A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) orienta aos produtores rurais para que confiram a nota técnica, divulgada nesta quinta-feira (6), pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sobre o impacto da Medida Provisória 1.227/2024 para o agro e o produtor rural. A medida modifica a legislação tributária federal e, entre outros pontos, limita a compensação de crédito de PIS/Cofins.

FAESC

|

12 de junho 2024

Equipes dos Sindicatos Rurais aperfeiçoam conhecimentos em encontros virtuais Os dois primeiros encontros reuniram profissionais do oeste, meio-oeste e extremo-oeste, bem como do sul e da serra. O último aconteceu contou com representantes do vale do Itajaí e planalto norte.

FAESC

|

11 de junho 2024

Seguro para a atividade agrícola JOSÉ ZEFERINO PEDROZO, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)