ACESSAR O MENU

Apiário catarinense inova com apoio da Assistência Técnica e Gerencial do Sistema FAESC/SENAR

Apiário catarinense inova com apoio da Assistência Técnica e Gerencial do Sistema FAESC/SENAR
SENAR
13 de Fevereiro de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O apiário Rainha da Flor, de Balneário Gaivota (SC), obteve avanços expressivos nos dois primeiros anos de participação na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Agroindústria Apícola. O compromisso com as orientações técnicas oferecidas e a abertura para novas ideias foram fundamentais para esse crescimento. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), com a parceria do Sindicato Rural de Araranguá.

Os avanços são visíveis na evolução da unidade que atualmente conta com as documentações em dia e programas de autocontrole atualizados de acordo com as legislações mais recentes. Após o ingresso na ATeG, aliada ao empenho da proprietária Rislaine Corrêa da Silva, houve aumento na renda bruta da atividade e diversificação da produção, com a regularização de novos produtos como mel cremoso, compostos apícolas com ingredientes adicionais (mel com castanhas) e composto apícola em spray (mel e extrato de própolis). Além disso, um dos objetivos é ampliar a divulgação do serviço de terceirização de envase, que pode representar uma importante fonte de receita complementar para a família.

As ações adotadas ao longo dos atendimentos foram fundamentadas em um diagnóstico da propriedade, estruturado em uma matriz FOFA, que identificou pontos de melhoria e oportunidades a serem exploradas. A maioria das metas propostas pela ATeG foi alcançada com sucesso, o que refletiu nas conquistas obtidas até o momento e serviu de base para futuras inovações e crescimento da família Corrêa da Silva.

Com esse suporte, a proprietária obteve o apoio necessário para organizar a gestão da unidade e adequar as exigências relacionadas ao SIF, trazendo resultados significativos para o empreendimento. Toda essa evolução resultou em destaque estadual e indicação para participar do Prêmio Nacional da ATeG: Gestão, Resultado que Alimenta 2024, promovido pelo Senar.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realça o impacto positivo da ATeG na vida de tantas famílias e seu papel imprescindível no fortalecimento do agronegócio catarinense. “Esse é mais um caso de sucesso que confirma o quanto a Assistência Técnica e Gerencial vem cumprindo muito bem seu papel no aumento da produtividade, na melhoria da gestão e na renda dos empresários rurais”.

O presidente do Sindicato Rural de Araranguá, Alessandro de Souza, parabenizou a produtora pela evolução e ressaltou que a ATeG tem contribuído para o desenvolvimento das propriedades da região em vários segmentos.

A unidade ingressou na ATeG Agroindústria em 2022 e é atendida pelo técnico de campo Dylan Thomas com o apoio dos supervisores técnicos Jaison Buss e Pablo Henrique Ambrósio. A iniciativa conta com o acompanhamento da supervisora regional Sueli Silveira Rosa, da coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes e do superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

7 de maio 2025

Capacitação no campo: Senar/SC e Sindicato Rural de Chapecó levam conhecimento e oportunidades aos produtores rurais O mês de maio chegou com muitas oportunidades para os produtores rurais da região de Chapecó.

FAESC

|

5 de maio 2025

Divulgado 6º resultado parcial dos Leilões em SC O sexto resultado parcial dos leilões de terneiros em Santa Catarina, referente ao ano de 2025, foi divulgado na noite desta quinta-feira (1º).

FAESC

|

2 de maio 2025

Sistema FAESC/SENAR será parceiro da EXPO IOMERÊ 2025 Uma comitiva de Iomerê (SC) esteve na sede do Sistema Faesc/Senar, em Florianópolis, onde foi recebida pelo presidente da entidade, José Zeferino Pedrozo. O objetivo foi alinhar e fortalecer a já consolidada parceria para a realização da Expo Iomerê 2025, um dos eventos mais representativos do setor de ovinos e caprinos em Santa Catarina.

FAESC

|

2 de maio 2025

FAESC orienta produtores a conferirem propostas do Sistema CNA para o Plano Safra 2025/2026 A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) orienta os produtores rurais catarinenses para que confiram as propostas apresentadas pelo Sistema CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) ao Plano Agrícola e Pecuário 2025/2026.

FAESC

|

2 de maio 2025

Grupo da ATeG Bovinocultura de Corte do Oeste destaca os expressivos resultados Os resultados de uma turma da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com foco em de Bovinocultura de Corte, da região Oeste, foram apesentados, neste mês, durante encontro na sede Delih Eventos e Gastronomia.

FAESC

|

29 de abril 2025

Sistema FAESC/SENAR capacita equipe técnica para o Programa Saúde no Campo A capacitação dos profissionais que integrarão o primeiro grupo catarinense do Programa Saúde no Campo ocorreu neste mês de abril, no município de Treze Tílias (SC).

FAESC

|

28 de abril 2025

Mulher rural: protagonista JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

23 de abril 2025

Dia de Campo aborda implantação e manejo de pastagens perenes com foco no capim Tangola Com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento técnico dos produtores rurais que participam da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Pecuária de Corte e fomentar práticas eficientes de manejo de pastagens, o Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Jaguaruna promoveram, neste mês, um Dia de Campo com foco na implantação e manejo de pastagens perenes, especialmente do capim Tangola.