ACESSAR O MENU

Armazém Gourmet demonstra o potencial da ATeG na produção de proteínas com excelência

Armazém Gourmet demonstra o potencial da ATeG na produção de proteínas com excelência
SENAR
25 de Junho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Armazém Gourmet, promovido pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato dos Produtores Rurais de Ilhota, encerrou como um dos grandes sucessos da 20ª Expofeira de Gaspar. A iniciativa, realizada de quinta-feira (20) a domingo (23), contou com o apoio da Secretaria de Agricultura e Aquicultura e Prefeitura Municipal.

Representantes do Sistema Faesc/Senar, da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Programa CNA Jovem, do Sindicato Rural de Ilhota coordenaram as atividades no espaço do Armazém Gourmet. A programação contemplou oficinas e palestras sobre as principais proteínas produzidas na região (carne bovina, ovina e tilápia), produzidas em propriedades atendidas pela ATeG.

“Foi uma experiência valiosa aliar os conhecimentos técnicos da ATeG às oficinas de gastronomia sobre as proteínas das cadeias produtivas atendidas pelo programa”, destacou a coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes.

A programação contemplou palestras do supervisor técnico da ATeG, Leandro Simioni, "Lucratividade a pasto: estratégias de manejo e adubação de pastagens na pecuária de corte", e da técnica da ATeG Beatriz Bortolato sobre “Boas práticas de manejo na tilapicultura”. Outra apresentação em destaque foi a palestra sobre “Profissionalização da cadeia produtiva de ovinos”, com o técnico da ATeG Senar/SC, Pedro Claudino.

As oficinas envolveram carne bovina com o chef Jean Carlos Spiess (consultor e chefe de cozinha), de tilápia e truta com Fernanda Queiróz e Silva (mestre em aquicultura e pesca) e de carne ovina com Maria Eduarda Feminella Fachini (gastronomia e nutrição). “Foram momentos que oportunizaram aos participantes conhecer novas técnicas de preparo de proteínas, agregando valor aos produtos”, frisou o supervisor regional do Senar/SC, Ricardo Costa. O presidente do Sindicato Rural de Ilhota, Fabrício Schaffe, também destacou o sucesso do evento em evidenciar os trabalhos desenvolvidos na região.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realçou a satisfação ao observar resultados tão bem-sucedidos em um evento organizado com inovação. “A iniciativa evidenciou o papel essencial da Assistência Técnica e Gerencial na otimização da produção de proteínas com excelência, o que é fundamental para impulsionar o desenvolvimento sustentável do agronegócio”.

ATEG EM SC

A ATeG é um serviço gratuito oferecido aos produtores rurais pelo Senar/SC. Seu foco é a geração de renda, melhoria da produção e da gestão rural de forma educativa. Os produtores são acompanhados periodicamente por um técnico de campo durante 24 meses, tempo mínimo necessário para avaliar os resultados da aplicação da metodologia.

O programa contribui para a evolução socioeconômica dos produtores, das famílias e da comunidade rural, além de promover a disseminação de tecnologias e práticas gerenciais para a produção de alimentos com respeito ao meio ambiente. A iniciativa, em Santa Catarina, conta com o acompanhamento do superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

Leia também

SENAR

|

5 de novembro 2025

Programa voltado à saúde feminina atende mais de 250 mulheres em Macieira Promover a saúde e a qualidade de vida das mulheres do meio rural, com ações educativas, preventivas e de diagnóstico.

SENAR

|

5 de novembro 2025

Ação dos Programas Saúde do Homem e da Mulher Rural são promovidos com sucesso em São Pedro de Alcântara O município de São Pedro de Alcântara foi cenário de uma importante ação voltada à promoção da saúde e qualidade de vida da população do campo. O evento integrou os Programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher Rural, iniciativas do Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural local e a Prefeitura Municipal.

FAESC

|

4 de novembro 2025

Seminário de Líderes discute os desafios e os avanços do Sindicato Rural de Braço Do Norte O município de Braço do Norte sediou, no dia 24 de outubro, o Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Braço do Norte, reunindo cerca de 800 participantes entre produtores, dirigentes sindicais e representantes de instituições parceiras.

FAESC

|

31 de outubro 2025

CNA debate investigação de dumping nas importações de leite em pó do Mercosul A CNA participou, na terça (28), de uma reunião com parlamentares integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para discutir a investigação de dumping nas importações de leite em pó do Mercosul.

SENAR

|

30 de outubro 2025

Vargem Bonita reúne 150 mulheres do campo em ação voltada à saúde do público feminino O evento do Programa Saúde da Mulher Rural, realizado no dia 21 de outubro, em Vargem Bonita, reuniu 150 mulheres para um dia inteiramente voltado ao bem-estar, à prevenção e à valorização da mulher do campo. A iniciativa, do Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural de Catanduvas em parceria com a Prefeitura Municipal de Vargem Bonita, contou com o apoio de diversas instituições locais, que contribuíram para o sucesso das atividades.

SENAR

|

30 de outubro 2025

Mais de 300 pessoas presentes na ação do Programa Saúde da Mulher Rural em Santa Terezinha O Programa Saúde da Mulher Rural, recém-promovido pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Terezinha e a Prefeitura Municipal, foi um sucesso.

FAESC

|

29 de outubro 2025

Webinar do Sistema FAESC/SENAR e Safras & Mercado aborda os desafios do mercado do arroz O penúltimo webinar do ano, promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a Safras & Mercado, teve como tema “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado do arroz”.

FAESC

|

27 de outubro 2025

Prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais traz alívio aos produtores A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) avalia de forma positiva a prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais.

SENAR

|

24 de outubro 2025

Ação do Programa Saúde da Mulher Rural é promovida com sucesso em Capinzal A ação do Programa “Saúde da Mulher Rural”, realizado recentemente, no município de Capinzal, no Meio Oeste, reuniu aproximadamente 140 mulheres do meio rural.

SENAR

|

23 de outubro 2025

Programa Saúde da Mulher Rural atende cerca de 250 pessoas em Lebon Régis O município de Lebon Régis reuniu, no dia 15 de outubro, aproximadamente 250 mulheres rurais em uma ação do Programa Saúde da Mulher Rural. A iniciativa, promovida pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Lebon Régis e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, teve como objetivo promover a educação para o cuidado com a saúde, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças que afetam a população feminina.

FAESC

|

21 de outubro 2025

Ação do Programa Saúde da Mulher Rural conscientiza sobre cuidado e prevenção em Maracajá Mais uma edição do Programa Saúde da Mulher Rural foi promovida com êxito no Sul de Santa Catarina.

SENAR

|

21 de outubro 2025

SENAR Nacional conhece os expressivos resultados do Programa Saúde no Campo em SC O Programa Saúde no Campo, implementado neste ano no Meio Oeste catarinense, já apresenta resultados expressivos. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Nacional) e executada em Santa Catarina pelo Senar/SC, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais.