ACESSAR O MENU

ATeG impulsiona crescimento de propriedade da área de olericultura em Lacerdópolis

ATeG impulsiona crescimento de propriedade da área de olericultura em Lacerdópolis
SENAR
13 de Março de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Sítio Zanaro, de Roberto Antonio Zanaro, da Linha Santa Bárbara em Lacerdópolis, vem apresentando resultados econômicos expressivos desde que implementou a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de olericultura. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Joaçaba.

As conquistas notáveis da propriedade renderam à família Zanaro o destaque estadual e a indicação para participar do Prêmio ATeG: Gestão, Resultado que Alimenta 2024, promovido pelo Senar.

O presidente do Sindicato Rural de Joaçaba e vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, entregou uma placa em homenagem à família Zanaro, em reconhecimento à excelência na gestão da propriedade. "Entregar pessoalmente essa placa é motivo de orgulho. Este é o reconhecimento de todo o Sistema Faesc/Senar e do Sindicato pelo empenho do produtor e pela disposição em abrir as porteiras de sua propriedade, permitindo que o Sistema contribuísse para os excelentes resultados obtidos."

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca a importância da Assistência Técnica e Gerencial para a profissionalização da olericultura e das outras 10 cadeias produtivas atendidas no estado. “Resultados como os do Sítio Zanaro reforçam o nosso compromisso com a inovação e o crescimento do setor”.

CONHEÇA OS RESULTADOS OBTIDOS COM A ATEG NA PROPRIEDADE

Com quatro meses de assistência, em setembro de 2023, a família Zanaro já registrava renda superior àquela obtida com atividades externas. A produção de hortaliças, que antes não tinha um caráter comercial relevante, aumentou 100% e a receita bruta também cresceu 100%.

A partir de setembro de 2023, Zanaro passou a atuar exclusivamente na propriedade e, com o apoio do Senar/SC, alcançou uma renda que antes nunca havia obtido. Hoje, pouco mais de um ano após o início da ATeG, as receitas continuam crescendo e são suficientes para garantir tanto a continuidade da atividade quanto a qualidade de vida da família.

A Assistência Técnica e Gerencial estimulou o produtor a começar o cultivo de alface, com o objetivo de gerar uma fonte de renda rápida e constante. A produção foi mantida sem interrupções desde o início. Após estabilizar a produção de alface, Zanaro diversificou, introduzindo a produção de cheiro-verde (salsa) e, depois, retomou o cultivo de tomates, agora de forma mais profissional. Em 2024, com a comercialização de três culturas, a renda aumentou ainda mais.

Várias foram as melhorias na propriedade da família Zanaro. A primeira foi a receita da atividade, que saiu de um marco "zero" para uma renda significativa com a comercialização de seus produtos. A partir de setembro, o produtor pôde focar 100% na propriedade rural, sem trabalhos esporádicos externos. A conquista trouxe orgulho e satisfação à família.

A nova receita, de acordo com o produtor, oportunizou conquistas como melhorias estruturais da atividade da olericultura, tais como novas estufas para cultivo, sistemas de irrigação para tornar o sistema mais produtivo e eficiente e aquisição de mudas de tomate com melhor potencial genético. Outro resultado foi a aquisição de um "tratorito" para o cultivo e o preparo do solo, o que tornou o trabalho diário mais confortável.

Além de gerar melhorias econômicas, a ATeG do Senar/SC contribuiu para a qualidade de vida da família, auxiliando no desenvolvimento da atividade rural de maneira sustentável. Com o significativo aumento da produção de hortaliças, Zanaro iniciou o planejamento da sucessão familiar. Seus dois filhos já participam ativamente da gestão da propriedade, o que fortalece a perspectiva de continuidade da olericultura familiar.

A família Zanaro foi atendida pelo técnico de campo da ATeG, Fabrício Dahmer, com auxílio do supervisor técnico da ATeG Guilherme Romani de Mello e supervisor regional Jeam Carlos Palavro. As atividades contaram com o acompanhamento da coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, e do superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Site: https://bit.ly/faescsenar

Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

10 de fevereiro 2026

Negociação do tabaco segue sem acordo Comissão recebeu Alliance One, CTA e JTI, reafirmou o custo de produção como referência e disse que continuará buscando ajustes na tabela 2025/2026 dentro do Sistema Integrado.

FAESC

|

10 de fevereiro 2026

A verdade é aliada do agronegócio JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

SENAR

|

6 de fevereiro 2026

Santa Catarina tem dois vencedores na 6ª edição do Concurso de Vídeos Educativos do SENAR Santa Catarina conquistou dois vencedores na 6ª edição do Concurso de Vídeos Educativos de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

FAESC

|

5 de fevereiro 2026

“Mercado de carnes e leite” é tema de webinar do Sistema FAESC/SENAR e da Safras & Mercado Pelo quarto ano consecutivo, o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) mantém parceria com a Safras & Mercado, consultoria líder em agronegócio, para disseminar informações e indicadores das principais culturas de Santa Catarina.

SENAR

|

5 de fevereiro 2026

Carreta Agro pelo Brasil segue para a Tecnoeste, em Concórdia, no Oeste catarinense Evento será realizado no período de 10 a 12 de fevereiro no Parque do Instituto Federal Catarinense (IFC).

SENAR

|

4 de fevereiro 2026

Agroindústria do Extremo Oeste é certificada com o Selo Arte em seis produtos A Queijaria Empório dos Queijos, atendida pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar, conquistou um importante reconhecimento: o Selo Arte, certificação que autoriza a comercialização de produtos artesanais de origem animal em todo o território nacional.

FAESC

|

29 de janeiro 2026

Ausência sentida JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

28 de janeiro 2026

Projeto integrado fortalecerá a cadeia de ovinos e caprinos no Extremo Oeste O Sistema Faesc/Senar/Sindicatos foi parceiro do evento promovido pelo Sebrae/SC e Governo do Estado de SC, que reuniu produtores rurais e lideranças regionais na terça-feira (27), em Dionísio Cerqueira, na fazenda Dois Irmãos. A iniciativa marcou o lançamento do Projeto Ovinocaprinocultura Regional Extremo Oeste.

FAESC

|

28 de janeiro 2026

Sul do Estado recebe Carreta Agro pelo Brasil nesta quinta e sexta Primeira parada do projeto itinerante será no Campo Agroacelerador Coperja, em Jacinto Machado. Em fevereiro, ação chega em Concórdia, Pinhalzinho e Campos Novos

FAESC

|

26 de janeiro 2026

Capacitação gratuita do SENAR PLAY orienta sobre os impactos e as estratégias da Reforma Tributária para o agro A Reforma Tributária representa uma das maiores mudanças no sistema fiscal brasileiro nas últimas décadas e promete impactar diretamente diversos setores da economia, especialmente o agronegócio.

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove mais de 350 capacitações gratuitas em fevereiro O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoverá no mês de fevereiro mais de 350 capacitações gratuitas.