ACESSAR O MENU

ATeG impulsiona crescimento de propriedade da área de olericultura em Lacerdópolis

ATeG impulsiona crescimento de propriedade da área de olericultura em Lacerdópolis
SENAR
13 de Março de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Sítio Zanaro, de Roberto Antonio Zanaro, da Linha Santa Bárbara em Lacerdópolis, vem apresentando resultados econômicos expressivos desde que implementou a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de olericultura. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Joaçaba.

As conquistas notáveis da propriedade renderam à família Zanaro o destaque estadual e a indicação para participar do Prêmio ATeG: Gestão, Resultado que Alimenta 2024, promovido pelo Senar.

O presidente do Sindicato Rural de Joaçaba e vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, entregou uma placa em homenagem à família Zanaro, em reconhecimento à excelência na gestão da propriedade. "Entregar pessoalmente essa placa é motivo de orgulho. Este é o reconhecimento de todo o Sistema Faesc/Senar e do Sindicato pelo empenho do produtor e pela disposição em abrir as porteiras de sua propriedade, permitindo que o Sistema contribuísse para os excelentes resultados obtidos."

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca a importância da Assistência Técnica e Gerencial para a profissionalização da olericultura e das outras 10 cadeias produtivas atendidas no estado. “Resultados como os do Sítio Zanaro reforçam o nosso compromisso com a inovação e o crescimento do setor”.

CONHEÇA OS RESULTADOS OBTIDOS COM A ATEG NA PROPRIEDADE

Com quatro meses de assistência, em setembro de 2023, a família Zanaro já registrava renda superior àquela obtida com atividades externas. A produção de hortaliças, que antes não tinha um caráter comercial relevante, aumentou 100% e a receita bruta também cresceu 100%.

A partir de setembro de 2023, Zanaro passou a atuar exclusivamente na propriedade e, com o apoio do Senar/SC, alcançou uma renda que antes nunca havia obtido. Hoje, pouco mais de um ano após o início da ATeG, as receitas continuam crescendo e são suficientes para garantir tanto a continuidade da atividade quanto a qualidade de vida da família.

A Assistência Técnica e Gerencial estimulou o produtor a começar o cultivo de alface, com o objetivo de gerar uma fonte de renda rápida e constante. A produção foi mantida sem interrupções desde o início. Após estabilizar a produção de alface, Zanaro diversificou, introduzindo a produção de cheiro-verde (salsa) e, depois, retomou o cultivo de tomates, agora de forma mais profissional. Em 2024, com a comercialização de três culturas, a renda aumentou ainda mais.

Várias foram as melhorias na propriedade da família Zanaro. A primeira foi a receita da atividade, que saiu de um marco "zero" para uma renda significativa com a comercialização de seus produtos. A partir de setembro, o produtor pôde focar 100% na propriedade rural, sem trabalhos esporádicos externos. A conquista trouxe orgulho e satisfação à família.

A nova receita, de acordo com o produtor, oportunizou conquistas como melhorias estruturais da atividade da olericultura, tais como novas estufas para cultivo, sistemas de irrigação para tornar o sistema mais produtivo e eficiente e aquisição de mudas de tomate com melhor potencial genético. Outro resultado foi a aquisição de um "tratorito" para o cultivo e o preparo do solo, o que tornou o trabalho diário mais confortável.

Além de gerar melhorias econômicas, a ATeG do Senar/SC contribuiu para a qualidade de vida da família, auxiliando no desenvolvimento da atividade rural de maneira sustentável. Com o significativo aumento da produção de hortaliças, Zanaro iniciou o planejamento da sucessão familiar. Seus dois filhos já participam ativamente da gestão da propriedade, o que fortalece a perspectiva de continuidade da olericultura familiar.

A família Zanaro foi atendida pelo técnico de campo da ATeG, Fabrício Dahmer, com auxílio do supervisor técnico da ATeG Guilherme Romani de Mello e supervisor regional Jeam Carlos Palavro. As atividades contaram com o acompanhamento da coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, e do superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Site: https://bit.ly/faescsenar

Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

19 de novembro 2025

Sindicato dos Produtores de Caçador destaca inovações durante Seminário de Líderes Rurais O Sindicato dos Produtores Rurais de Caçador promoveu, na última semana, o Seminário de Líderes Rurais, evento que também marcou o encerramento da turma da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Olericultura.

SENAR

|

19 de novembro 2025

Programa Saúde do Homem Rural é promovido com sucesso em Passo de Torres Incentivar o cuidado à saúde e qualidade de vida do público masculino foi o foco da ação do Programa Saúde do Homem Rural, realizado em Passo de Torres no dia 12 de novembro.

FAESC

|

19 de novembro 2025

Programa Lar Legal Rural garante regularização fundiária para 42 produtores de Xaxim Quarenta e duas famílias de produtores de Xaxim receberam na última sexta-feira (14), a tão esperada escritura de suas propriedades, em um ato promovido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) que marca um avanço na regularização fundiária rural do município.

FAESC

|

17 de novembro 2025

Associação de Apicultores de Palmitos comemora conquista do Selo de Inspeção Municipal A Associação de Apicultores de Palmitos por intermédio da Cooloniale (Cooperativa Dos Pequenos Produtores e Agroindústrias do Município de Palmitos) celebram um marco importante para o fortalecimento da produção local: a conquista do Selo SIM – Serviço de Inspeção Municipal.

FAESC

|

14 de novembro 2025

2º Simpósio de Logística: Carta Aberta O Movimento Pró-Ferrovias, iniciado em 2019 é integrado por oito entidades com um único interesse de transformar o fluxo logístico por meio do modal ferroviário. A iniciativa ganhou força, pois o gargalo é um desafio nacional do comércio, da indústria, da agricultura.

FAESC

|

12 de novembro 2025

FAESC é homenageada pela parceria ao longo dos 50 anos da Embrapa Suínos e Aves A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) foi uma das entidades homenageadas pela parceria de 50 anos com a Embrapa Suínos e Aves, sediada em Concórdia, em prol do fortalecimento da agricultura em Santa Catarina.

SENAR

|

5 de novembro 2025

Programa voltado à saúde feminina atende mais de 250 mulheres em Macieira Promover a saúde e a qualidade de vida das mulheres do meio rural, com ações educativas, preventivas e de diagnóstico.

SENAR

|

5 de novembro 2025

Ação dos Programas Saúde do Homem e da Mulher Rural são promovidos com sucesso em São Pedro de Alcântara O município de São Pedro de Alcântara foi cenário de uma importante ação voltada à promoção da saúde e qualidade de vida da população do campo. O evento integrou os Programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher Rural, iniciativas do Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural local e a Prefeitura Municipal.

SENAR

|

5 de novembro 2025

Catarinenses destacam a importância da participação na etapa nacional do Programa CNA Jovem Os quatro jovens que representaram Santa Catarina na etapa nacional da 6ª edição do Programa CNA Jovem — iniciativa de desenvolvimento de lideranças para o agro — avaliaram de forma positiva a experiência.

FAESC

|

4 de novembro 2025

Seminário de Líderes discute os desafios e os avanços do Sindicato Rural de Braço Do Norte O município de Braço do Norte sediou, no dia 24 de outubro, o Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Braço do Norte, reunindo cerca de 800 participantes entre produtores, dirigentes sindicais e representantes de instituições parceiras.