ACESSAR O MENU

ATeG: propriedade de apicultura cresce com o apoio do Sistema Faesc/Senar

ATeG: propriedade de apicultura cresce com o apoio do Sistema Faesc/Senar
SENAR
18 de Março de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A evolução do Sítio Jeferson Adriano Ketzler, localizado na Linha Barra Pequena, em Cunhataí, foi expressiva após a implementação da Assistência Técnica e Gerencial em Apicultura (ATeG). A iniciativa, desenvolvida desde 2022 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), e Sindicato Rural de Palmitos, trouxe avanços significativos para a propriedade.

O número de colmeias e a produtividade deram um salto, passando de oito para mais de 70 quilogramas de mel. Investimentos foram realizados na padronização das caixas e apiários, na melhoria da genética dos enxames e na otimização dos manejos.

Com o aumento da rentabilidade, a qualidade de vida também foi impactada positivamente. Graças à apicultura, o produtor deixou a construção civil para dedicar-se exclusivamente ao seu negócio, o que permite passar mais tempo com a família.

Outro avanço importante foi a aquisição de um veículo para facilitar o trabalho na propriedade, trazendo mais conforto e praticidade nas atividades diárias. Além disso, a construção de uma casa de extração representou uma grande conquista, garantindo mais segurança e eficiência no processamento do mel. A estrutura foi projetada para atender aos padrões de inspeção municipal e está alinhada ao planejamento futuro da propriedade.

Além de potencializar a produção e a rentabilidade, a propriedade tem se destacado pela gestão eficiente. Com um controle detalhado de cada aspecto da atividade, seja técnico ou financeiro, o produtor utiliza um caderno de campo para registrar receitas e despesas. Esse acompanhamento permitiu uma avaliação precisa da rentabilidade e a identificação de novas oportunidades para o negócio.

Os resultados expressivos renderam à propriedade o destaque estadual e a indicação para concorrer ao Prêmio ATeG: Gestão, Resultado que Alimenta 2024, promovido pelo Senar Nacional.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca a importância da Assistência Técnica e Gerencial para a profissionalização da apicultura e das outras 10 cadeias produtivas atendidas no estado. “Os resultados expressivos reforçam o nosso compromisso com a capacitação e o crescimento do setor”.

O presidente do Sindicato Rural de Palmitos, Luiz Antônio Cavalleri, cumprimentou a família pelo sucesso das atividades e destacou a importância da ATeG para o desenvolvimento das propriedades rurais.

O Sítio Jeferson Adriano Ketzler ingressou na ATeG em fevereiro de 2022. Acompanhado pelo técnico de campo da ATeG, Gabriel Vacarin com o apoio do supervisor técnico Leandro Simioni, e acompanhamento da supervisora regional do Senar/SC, Grasiane Viêra, da coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, e do superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Site: https://bit.ly/faescsenar

Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

27 de fevereiro 2026

Atualizado piso salarial do setor agropecuário As entidades sindicais catarinenses representativas dos empregadores (federações empresariais) e dos trabalhadores (Federações e Centrais Sindicais Laborais) fecharam o acordo para atualização do piso regional de salário para 2026.

FAESC

|

27 de fevereiro 2026

ENTREVISTA: José Zeferino Pedrozo “O agro segue como pilar central da economia” O ano de 2025 foi intenso para o agronegócio catarinense e brasileiro. De um lado, avanços institucionais relevantes, investimentos em inovação, segurança jurídica e qualificação de pessoas. De outro, um ambiente econômico desafiador, com crédito caro, instabilidade fiscal, crise em cadeias estratégicas e a necessidade constante de adaptação às novas regras tributárias e ambientais.

FAESC

|

25 de fevereiro 2026

Sistema FAESC/SENAR destaca força do cooperativismo na abertura do 30º Show Tecnológico Copercampos O primeiro dia do 30º Show Tecnológico Copercampos foi marcado por presença expressiva de público, intensa movimentação e anúncios relevantes para o setor.

SENAR

|

25 de fevereiro 2026

TREINAMENTOS Sistema Faesc/Senar/Sindicatos leva quase 500 cursos gratuitos ao campo em março O Sistema Faesc/Senar/SC disponibiliza, em março, uma extensa agenda de cursos gratuitos direcionados aos produtores rurais de Santa Catarina.

SENAR

|

25 de fevereiro 2026

Curso Técnico em Florestas do Sistema FAESC/SENAR forma nova turma no Polo de Santa Cecília Santa Cecília teve uma noite marcada por emoção, reconhecimento e conquista no último fim de semana (21/02).

FAESC

|

25 de fevereiro 2026

Webinar debate cenário global e tendências para carnes e leite em 2026 “Cenário de oferta e demanda global e perspectivas de mercado de carnes e leite” foi o tema do primeiro webinar de 2026 promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a com a Safras & Mercado, consultoria especializada em agronegócio.

SENAR

|

23 de fevereiro 2026

Sistema FAESC/SENAR forma em Seara maior turma de técnicos do Estado Seara foi destaque na educação profissional rural em Santa Catarina. A 1ª turma do curso Técnico em Zootecnia da rede e-Tec do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR) formou no último sábado (21/02) 36 alunos, a maior turma certificada no Estado ao longo dos dez anos de formação técnica.

FAESC

|

23 de fevereiro 2026

Carreta Agro encerra roteiro de eventos em SC no Show Tecnológico Copercampos O Show Tecnológico Copercampos inicia nesta terça-feira (24) e segue até sexta-feira (27), no Campo Demonstrativo Copercampos, em Campos Novos, no Meio Oeste catarinense. A feira reúne produtores, técnicos, lideranças e empresas do setor para apresentar as principais inovações voltadas ao agronegócio.

FAESC

|

18 de fevereiro 2026

Sistema Faesc/Senar anuncia investimentos nas cadeias produtivas durante o 27º Itaipu Rural Show em Pinhalzinho Federação da Agricultura e Serviço de Aprendizagem Rural são apoiadores e expositores da feira que acontece até sábado, no oeste catarinense

FAESC

|

18 de fevereiro 2026

CADECs de SC iniciam atividades de 2026 com reuniões estratégicas As Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADECs) iniciaram as atividades de 2026 em Santa Catarina com uma agenda de reuniões voltadas ao fortalecimento do diálogo e à transparência nas cadeias produtivas integradas.

FAESC

|

16 de fevereiro 2026

FAESC destaca a importância da assinatura do protocolo com JTI A Comissão Representativa dos Produtores de Tabaco assinou, na sexta-feira (13 de fevereiro), o protocolo de negociação com a empresa JTI, durante reunião realizada na sede da Afubra, em Santa Cruz do Sul (RS).