ACESSAR O MENU

Formada mais uma turma do Programa Jovem Aprendiz Cotista do Senar/SC em Fraiburgo

Formada mais uma turma do Programa Jovem Aprendiz Cotista do Senar/SC em Fraiburgo
SENAR
18 de Setembro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Rômulo Correia, de 15 anos, foi um dos 37 formandos recentemente no curso de Auxiliar Administrativo e Financeiro do Programa Jovem Aprendiz Cotista, em Fraiburgo. A iniciativa, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), conta com a parceria do Sindicato Rural de Fraiburgo e de empresas rurais locais.

Durante os 18 meses do programa, Rômulo trabalhou na empresa Fischer, parceira da iniciativa. “Minha experiência com o Senar/SC foi ótima! Gostei muito de participar do programa e recomendo aos demais jovens. Os profissionais tanto da área administrativa quanto da pedagógica são excelentes e sempre deram todo o suporte às necessidades dos alunos. Os conteúdos foram importantes para que no futuro sirvam de base a minha vida profissional”.

Rômulo ressaltou, ainda, que a participação no Programa Jovem Aprendiz Cotista é fundamental para todo jovem em fase de adentrar no mercado de trabalho. “As aulas teóricas e práticas ajudaram muito em assuntos que eu desconhecia”, realçou ao destacar que soube do programa por meio de grupos de WhatsApp. “Entrei em contato com a empresa, fiz a minha inscrição e tive a felicidade de ser selecionado”, comemorou o recém-formado.

A cerimônia de formatura reuniu representantes do Sindicato Rural, do Senar/SC, das empresas parceiras, além de instrutores e lideranças locais. O presidente do Sindicato Rural de Fraiburgo, Alceu Vitalino Baldissera, parabenizou os jovens por aproveitarem essa importante oportunidade que marca o início de suas carreiras profissionais. Destacou que a iniciativa incentiva e prepara jovens para atuarem em áreas do agronegócio, seja na sucessão de propriedades familiares ou em empresas do setor.

O supervisor regional do Senar/SC, Jeam Carlos Palavro, que representou a instituição no evento, também reforçou a relevância do Jovem Aprendiz Cotista para o desenvolvimento dos futuros profissionais.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, desde 2006, o Programa Jovem Aprendiz Cotista prepara adolescentes e jovens, de 14 a 24 anos, com formação técnico-profissional para a inserção no mercado de trabalho na área do agronegócio. Em mensagem à turma de Fraiburgo, o dirigente salientou que a iniciativa abre portas para o futuro dos jovens e contribui com a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Ele também ressaltou a importância da parceria com o Sindicato Rural e com as empresas do setor produtivo para o sucesso desse programa.

O Sistema Faesc/Senar fornece o material didático para utilização dos aprendizes e é responsável por ministrar as aulas teóricas. Já a prática profissional é de responsabilidade das empresas rurais contratantes dos aprendizes. As atividades são limitadas a quatro horas diárias, contabilizando 960 horas de curso em até dois anos de duração.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

Leia também

FAESC

|

10 de fevereiro 2026

Negociação do tabaco segue sem acordo Comissão recebeu Alliance One, CTA e JTI, reafirmou o custo de produção como referência e disse que continuará buscando ajustes na tabela 2025/2026 dentro do Sistema Integrado.

FAESC

|

10 de fevereiro 2026

A verdade é aliada do agronegócio JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

SENAR

|

6 de fevereiro 2026

Santa Catarina tem dois vencedores na 6ª edição do Concurso de Vídeos Educativos do SENAR Santa Catarina conquistou dois vencedores na 6ª edição do Concurso de Vídeos Educativos de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

FAESC

|

5 de fevereiro 2026

“Mercado de carnes e leite” é tema de webinar do Sistema FAESC/SENAR e da Safras & Mercado Pelo quarto ano consecutivo, o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) mantém parceria com a Safras & Mercado, consultoria líder em agronegócio, para disseminar informações e indicadores das principais culturas de Santa Catarina.

SENAR

|

5 de fevereiro 2026

Carreta Agro pelo Brasil segue para a Tecnoeste, em Concórdia, no Oeste catarinense Evento será realizado no período de 10 a 12 de fevereiro no Parque do Instituto Federal Catarinense (IFC).

SENAR

|

4 de fevereiro 2026

Agroindústria do Extremo Oeste é certificada com o Selo Arte em seis produtos A Queijaria Empório dos Queijos, atendida pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar, conquistou um importante reconhecimento: o Selo Arte, certificação que autoriza a comercialização de produtos artesanais de origem animal em todo o território nacional.

FAESC

|

29 de janeiro 2026

Ausência sentida JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

28 de janeiro 2026

Projeto integrado fortalecerá a cadeia de ovinos e caprinos no Extremo Oeste O Sistema Faesc/Senar/Sindicatos foi parceiro do evento promovido pelo Sebrae/SC e Governo do Estado de SC, que reuniu produtores rurais e lideranças regionais na terça-feira (27), em Dionísio Cerqueira, na fazenda Dois Irmãos. A iniciativa marcou o lançamento do Projeto Ovinocaprinocultura Regional Extremo Oeste.

FAESC

|

28 de janeiro 2026

Sul do Estado recebe Carreta Agro pelo Brasil nesta quinta e sexta Primeira parada do projeto itinerante será no Campo Agroacelerador Coperja, em Jacinto Machado. Em fevereiro, ação chega em Concórdia, Pinhalzinho e Campos Novos

FAESC

|

26 de janeiro 2026

Capacitação gratuita do SENAR PLAY orienta sobre os impactos e as estratégias da Reforma Tributária para o agro A Reforma Tributária representa uma das maiores mudanças no sistema fiscal brasileiro nas últimas décadas e promete impactar diretamente diversos setores da economia, especialmente o agronegócio.

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove mais de 350 capacitações gratuitas em fevereiro O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoverá no mês de fevereiro mais de 350 capacitações gratuitas.