- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
Rômulo Correia, de 15 anos, foi um dos 37 formandos recentemente no curso de Auxiliar Administrativo e Financeiro do Programa Jovem Aprendiz Cotista, em Fraiburgo. A iniciativa, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), conta com a parceria do Sindicato Rural de Fraiburgo e de empresas rurais locais.
Durante os 18 meses do programa, Rômulo trabalhou na empresa Fischer, parceira da iniciativa. “Minha experiência com o Senar/SC foi ótima! Gostei muito de participar do programa e recomendo aos demais jovens. Os profissionais tanto da área administrativa quanto da pedagógica são excelentes e sempre deram todo o suporte às necessidades dos alunos. Os conteúdos foram importantes para que no futuro sirvam de base a minha vida profissional”.
Rômulo ressaltou, ainda, que a participação no Programa Jovem Aprendiz Cotista é fundamental para todo jovem em fase de adentrar no mercado de trabalho. “As aulas teóricas e práticas ajudaram muito em assuntos que eu desconhecia”, realçou ao destacar que soube do programa por meio de grupos de WhatsApp. “Entrei em contato com a empresa, fiz a minha inscrição e tive a felicidade de ser selecionado”, comemorou o recém-formado.
A cerimônia de formatura reuniu representantes do Sindicato Rural, do Senar/SC, das empresas parceiras, além de instrutores e lideranças locais. O presidente do Sindicato Rural de Fraiburgo, Alceu Vitalino Baldissera, parabenizou os jovens por aproveitarem essa importante oportunidade que marca o início de suas carreiras profissionais. Destacou que a iniciativa incentiva e prepara jovens para atuarem em áreas do agronegócio, seja na sucessão de propriedades familiares ou em empresas do setor.
O supervisor regional do Senar/SC, Jeam Carlos Palavro, que representou a instituição no evento, também reforçou a relevância do Jovem Aprendiz Cotista para o desenvolvimento dos futuros profissionais.
De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, desde 2006, o Programa Jovem Aprendiz Cotista prepara adolescentes e jovens, de 14 a 24 anos, com formação técnico-profissional para a inserção no mercado de trabalho na área do agronegócio. Em mensagem à turma de Fraiburgo, o dirigente salientou que a iniciativa abre portas para o futuro dos jovens e contribui com a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Ele também ressaltou a importância da parceria com o Sindicato Rural e com as empresas do setor produtivo para o sucesso desse programa.
O Sistema Faesc/Senar fornece o material didático para utilização dos aprendizes e é responsável por ministrar as aulas teóricas. Já a prática profissional é de responsabilidade das empresas rurais contratantes dos aprendizes. As atividades são limitadas a quatro horas diárias, contabilizando 960 horas de curso em até dois anos de duração.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:
· Site: https://bit.ly/faescsenar
· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc
· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar
· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar
· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar