ACESSAR O MENU

Formada mais uma turma do Programa Jovem Aprendiz Cotista do Senar/SC em Fraiburgo

Formada mais uma turma do Programa Jovem Aprendiz Cotista do Senar/SC em Fraiburgo
SENAR
18 de Setembro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Rômulo Correia, de 15 anos, foi um dos 37 formandos recentemente no curso de Auxiliar Administrativo e Financeiro do Programa Jovem Aprendiz Cotista, em Fraiburgo. A iniciativa, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), conta com a parceria do Sindicato Rural de Fraiburgo e de empresas rurais locais.

Durante os 18 meses do programa, Rômulo trabalhou na empresa Fischer, parceira da iniciativa. “Minha experiência com o Senar/SC foi ótima! Gostei muito de participar do programa e recomendo aos demais jovens. Os profissionais tanto da área administrativa quanto da pedagógica são excelentes e sempre deram todo o suporte às necessidades dos alunos. Os conteúdos foram importantes para que no futuro sirvam de base a minha vida profissional”.

Rômulo ressaltou, ainda, que a participação no Programa Jovem Aprendiz Cotista é fundamental para todo jovem em fase de adentrar no mercado de trabalho. “As aulas teóricas e práticas ajudaram muito em assuntos que eu desconhecia”, realçou ao destacar que soube do programa por meio de grupos de WhatsApp. “Entrei em contato com a empresa, fiz a minha inscrição e tive a felicidade de ser selecionado”, comemorou o recém-formado.

A cerimônia de formatura reuniu representantes do Sindicato Rural, do Senar/SC, das empresas parceiras, além de instrutores e lideranças locais. O presidente do Sindicato Rural de Fraiburgo, Alceu Vitalino Baldissera, parabenizou os jovens por aproveitarem essa importante oportunidade que marca o início de suas carreiras profissionais. Destacou que a iniciativa incentiva e prepara jovens para atuarem em áreas do agronegócio, seja na sucessão de propriedades familiares ou em empresas do setor.

O supervisor regional do Senar/SC, Jeam Carlos Palavro, que representou a instituição no evento, também reforçou a relevância do Jovem Aprendiz Cotista para o desenvolvimento dos futuros profissionais.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, desde 2006, o Programa Jovem Aprendiz Cotista prepara adolescentes e jovens, de 14 a 24 anos, com formação técnico-profissional para a inserção no mercado de trabalho na área do agronegócio. Em mensagem à turma de Fraiburgo, o dirigente salientou que a iniciativa abre portas para o futuro dos jovens e contribui com a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Ele também ressaltou a importância da parceria com o Sindicato Rural e com as empresas do setor produtivo para o sucesso desse programa.

O Sistema Faesc/Senar fornece o material didático para utilização dos aprendizes e é responsável por ministrar as aulas teóricas. Já a prática profissional é de responsabilidade das empresas rurais contratantes dos aprendizes. As atividades são limitadas a quatro horas diárias, contabilizando 960 horas de curso em até dois anos de duração.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

Leia também

FAESC

|

27 de fevereiro 2026

Atualizado piso salarial do setor agropecuário As entidades sindicais catarinenses representativas dos empregadores (federações empresariais) e dos trabalhadores (Federações e Centrais Sindicais Laborais) fecharam o acordo para atualização do piso regional de salário para 2026.

SENAR

|

25 de fevereiro 2026

Curso Técnico em Florestas do Sistema FAESC/SENAR forma nova turma no Polo de Santa Cecília Santa Cecília teve uma noite marcada por emoção, reconhecimento e conquista no último fim de semana (21/02).

FAESC

|

25 de fevereiro 2026

Webinar debate cenário global e tendências para carnes e leite em 2026 “Cenário de oferta e demanda global e perspectivas de mercado de carnes e leite” foi o tema do primeiro webinar de 2026 promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a com a Safras & Mercado, consultoria especializada em agronegócio.

SENAR

|

23 de fevereiro 2026

Sistema FAESC/SENAR forma em Seara maior turma de técnicos do Estado Seara foi destaque na educação profissional rural em Santa Catarina. A 1ª turma do curso Técnico em Zootecnia da rede e-Tec do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR) formou no último sábado (21/02) 36 alunos, a maior turma certificada no Estado ao longo dos dez anos de formação técnica.

FAESC

|

23 de fevereiro 2026

Carreta Agro encerra roteiro de eventos em SC no Show Tecnológico Copercampos O Show Tecnológico Copercampos inicia nesta terça-feira (24) e segue até sexta-feira (27), no Campo Demonstrativo Copercampos, em Campos Novos, no Meio Oeste catarinense. A feira reúne produtores, técnicos, lideranças e empresas do setor para apresentar as principais inovações voltadas ao agronegócio.

FAESC

|

18 de fevereiro 2026

Sistema Faesc/Senar anuncia investimentos nas cadeias produtivas durante o 27º Itaipu Rural Show em Pinhalzinho Federação da Agricultura e Serviço de Aprendizagem Rural são apoiadores e expositores da feira que acontece até sábado, no oeste catarinense

FAESC

|

18 de fevereiro 2026

CADECs de SC iniciam atividades de 2026 com reuniões estratégicas As Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADECs) iniciaram as atividades de 2026 em Santa Catarina com uma agenda de reuniões voltadas ao fortalecimento do diálogo e à transparência nas cadeias produtivas integradas.

FAESC

|

16 de fevereiro 2026

FAESC destaca a importância da assinatura do protocolo com JTI A Comissão Representativa dos Produtores de Tabaco assinou, na sexta-feira (13 de fevereiro), o protocolo de negociação com a empresa JTI, durante reunião realizada na sede da Afubra, em Santa Cruz do Sul (RS).

SENAR

|

13 de fevereiro 2026

Mais de duas mil pessoas passam pela Carreta Agro pelo Brasil na Tecnoeste 2026 Mais de duas mil pessoas passaram pela Carreta Agro pelo Brasil durante a Tecnoeste, em Concórdia, no Oeste catarinense.

SENAR

|

10 de fevereiro 2026

Carreta Agro pelo Brasil marca presença na Tecnoeste a partir desta terça-feira Depois do sucesso no Campo Agroacelerador Cooperja, em Jacinto Machado, no Sul do Estado, a Carreta Agro pelo Brasil segue para a Tecnoeste, em Concórdia, no Oeste catarinense.

FAESC

|

10 de fevereiro 2026

Negociação do tabaco segue sem acordo Comissão recebeu Alliance One, CTA e JTI, reafirmou o custo de produção como referência e disse que continuará buscando ajustes na tabela 2025/2026 dentro do Sistema Integrado.

FAESC

|

10 de fevereiro 2026

A verdade é aliada do agronegócio JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)