ACESSAR O MENU

Jovens aprendizes do setor produtivo promovem ações de conscientização ambiental em São Joaquim

Jovens aprendizes do setor produtivo promovem ações de conscientização ambiental em São Joaquim
SENAR
15 de Abril de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema Faesc/Senar

Uma turma do curso de Supervisão Agrícola, promovido pelo Programa Jovem Aprendiz Cotista — iniciativa do Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de São Joaquim — participou de uma importante ação de sensibilização sobre o cuidado com o meio ambiente, realizada no município de São Joaquim. A atividade integrou o módulo Sustentabilidade Social, Ambiental e Econômica do curso.

Com o objetivo de compartilhar conhecimento e incentivar boas práticas ambientais, os jovens visitaram duas instituições de ensino: o Centro Educacional Dinâmico e a Escola de Educação Básica Martinho de Haro. Durante as visitas, os jovens destacaram a importância da preservação da água e do meio ambiente, além de promoverem atividades interativas sobre reciclagem, despertando o interesse das crianças e adolescentes para o reaproveitamento de materiais e o destino correto do lixo.

A ação foi além da sala de aula. Os jovens aprendizes também percorreram algumas ruas para recolher resíduos descartados de forma inadequada. A iniciativa reforçou a importância de manter os espaços públicos limpos e organizados, contribuindo para uma cidade mais sustentável.

“Com atitudes simples e conscientes, os jovens demonstraram que todos podem contribuir para promover transformações. A atividade reflete o compromisso do Sistema Faesc/Senar e do Sindicato Rural com a formação de cidadãos engajados e comprometidos com o meio ambiente e com o futuro do campo”, destacou o presidente do Sindicato Rural de São Joaquim e vice-presidente de finanças da Faesc, Antônio Marcos Pagani de Souza.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, reforçou o impacto do programa. “Desde 2006, o Jovem Aprendiz Cotista tem formado jovens talentos para o agronegócio. A parceria, que envolve o Sistema Faesc/Senar, os Sindicatos Rurais e as empresas do setor produtivo, demonstra o compromisso com o desenvolvimento de Santa Catarina. Ao oferecer oportunidades de aprendizado e crescimento profissional, o programa contribui para a qualificação de novos profissionais e fortalece o setor produtivo."

JOVEM APRENDIZ COTISTA

O Jovem Aprendiz Cotista visa profissionalizar adolescentes e jovens do meio rural, de 14 a 24 anos, com formação técnico-profissional para a inserção no mercado de trabalho.


Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

10 de fevereiro 2026

Negociação do tabaco segue sem acordo Comissão recebeu Alliance One, CTA e JTI, reafirmou o custo de produção como referência e disse que continuará buscando ajustes na tabela 2025/2026 dentro do Sistema Integrado.

FAESC

|

10 de fevereiro 2026

A verdade é aliada do agronegócio JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

SENAR

|

6 de fevereiro 2026

Santa Catarina tem dois vencedores na 6ª edição do Concurso de Vídeos Educativos do SENAR Santa Catarina conquistou dois vencedores na 6ª edição do Concurso de Vídeos Educativos de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

FAESC

|

5 de fevereiro 2026

“Mercado de carnes e leite” é tema de webinar do Sistema FAESC/SENAR e da Safras & Mercado Pelo quarto ano consecutivo, o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) mantém parceria com a Safras & Mercado, consultoria líder em agronegócio, para disseminar informações e indicadores das principais culturas de Santa Catarina.

SENAR

|

5 de fevereiro 2026

Carreta Agro pelo Brasil segue para a Tecnoeste, em Concórdia, no Oeste catarinense Evento será realizado no período de 10 a 12 de fevereiro no Parque do Instituto Federal Catarinense (IFC).

SENAR

|

4 de fevereiro 2026

Agroindústria do Extremo Oeste é certificada com o Selo Arte em seis produtos A Queijaria Empório dos Queijos, atendida pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar, conquistou um importante reconhecimento: o Selo Arte, certificação que autoriza a comercialização de produtos artesanais de origem animal em todo o território nacional.

FAESC

|

29 de janeiro 2026

Ausência sentida JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

28 de janeiro 2026

Projeto integrado fortalecerá a cadeia de ovinos e caprinos no Extremo Oeste O Sistema Faesc/Senar/Sindicatos foi parceiro do evento promovido pelo Sebrae/SC e Governo do Estado de SC, que reuniu produtores rurais e lideranças regionais na terça-feira (27), em Dionísio Cerqueira, na fazenda Dois Irmãos. A iniciativa marcou o lançamento do Projeto Ovinocaprinocultura Regional Extremo Oeste.

FAESC

|

28 de janeiro 2026

Sul do Estado recebe Carreta Agro pelo Brasil nesta quinta e sexta Primeira parada do projeto itinerante será no Campo Agroacelerador Coperja, em Jacinto Machado. Em fevereiro, ação chega em Concórdia, Pinhalzinho e Campos Novos

FAESC

|

26 de janeiro 2026

Capacitação gratuita do SENAR PLAY orienta sobre os impactos e as estratégias da Reforma Tributária para o agro A Reforma Tributária representa uma das maiores mudanças no sistema fiscal brasileiro nas últimas décadas e promete impactar diretamente diversos setores da economia, especialmente o agronegócio.

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove mais de 350 capacitações gratuitas em fevereiro O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoverá no mês de fevereiro mais de 350 capacitações gratuitas.