ACESSAR O MENU

Jovens aprendizes do setor produtivo promovem ações de conscientização ambiental em São Joaquim

Jovens aprendizes do setor produtivo promovem ações de conscientização ambiental em São Joaquim
SENAR
15 de Abril de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema Faesc/Senar

Uma turma do curso de Supervisão Agrícola, promovido pelo Programa Jovem Aprendiz Cotista — iniciativa do Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de São Joaquim — participou de uma importante ação de sensibilização sobre o cuidado com o meio ambiente, realizada no município de São Joaquim. A atividade integrou o módulo Sustentabilidade Social, Ambiental e Econômica do curso.

Com o objetivo de compartilhar conhecimento e incentivar boas práticas ambientais, os jovens visitaram duas instituições de ensino: o Centro Educacional Dinâmico e a Escola de Educação Básica Martinho de Haro. Durante as visitas, os jovens destacaram a importância da preservação da água e do meio ambiente, além de promoverem atividades interativas sobre reciclagem, despertando o interesse das crianças e adolescentes para o reaproveitamento de materiais e o destino correto do lixo.

A ação foi além da sala de aula. Os jovens aprendizes também percorreram algumas ruas para recolher resíduos descartados de forma inadequada. A iniciativa reforçou a importância de manter os espaços públicos limpos e organizados, contribuindo para uma cidade mais sustentável.

“Com atitudes simples e conscientes, os jovens demonstraram que todos podem contribuir para promover transformações. A atividade reflete o compromisso do Sistema Faesc/Senar e do Sindicato Rural com a formação de cidadãos engajados e comprometidos com o meio ambiente e com o futuro do campo”, destacou o presidente do Sindicato Rural de São Joaquim e vice-presidente de finanças da Faesc, Antônio Marcos Pagani de Souza.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, reforçou o impacto do programa. “Desde 2006, o Jovem Aprendiz Cotista tem formado jovens talentos para o agronegócio. A parceria, que envolve o Sistema Faesc/Senar, os Sindicatos Rurais e as empresas do setor produtivo, demonstra o compromisso com o desenvolvimento de Santa Catarina. Ao oferecer oportunidades de aprendizado e crescimento profissional, o programa contribui para a qualificação de novos profissionais e fortalece o setor produtivo."

JOVEM APRENDIZ COTISTA

O Jovem Aprendiz Cotista visa profissionalizar adolescentes e jovens do meio rural, de 14 a 24 anos, com formação técnico-profissional para a inserção no mercado de trabalho.


Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

18 de dezembro 2025

Seminário de Líderes presta contas e comemora conquistas em São José do Cerrito O Sindicato do Produtor Rural de São José do Cerrito realizou, no dia 12 de dezembro, o Seminário de Líderes Rurais, reunindo a diretoria, além de associados, familiares e autoridades locais. O evento apresentou a prestação de contas das ações desenvolvidas ao longo de 2025 e antecipou projetos previstos para 2026.

FAESC

|

18 de dezembro 2025

Seminário de Líderes destaca a força dos produtores em Bom Retiro O Seminário de Líderes Rurais, realizado no dia 11 de dezembro, em Bom Retiro, reuniu produtores rurais, dirigentes sindicais e convidados em um momento de integração, troca de experiências e fortalecimento da liderança no meio rural. O evento contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC.

FAESC

|

18 de dezembro 2025

Seminário de Líderes reúne associados em Anita Garibaldi O Sindicato do Produtor Rural de Anita Garibaldi realizou, no dia 9 de dezembro, o Seminário de Líderes Rurais com produtores associados, dirigentes sindicais e convidados em evento no Lago Azul Campestre Clube.

FAESC

|

18 de dezembro 2025

Webinar do Sistema FAESC/SENAR e SAFRAS & MERCADO analisa cenário e perspectivas do milho e da soja O cenário global de oferta e demanda e as perspectivas para os mercados de milho e soja — duas potências do agronegócio brasileiro — foram o foco do último webinar do ano promovido pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com a consultoria Safras & Mercado.

FAESC

|

17 de dezembro 2025

Seminário de Líderes destaca resultados e planejamento para 2026 em Santa Terezinha O Sindicato Rural de Santa Terezinha realizou, no dia 11 de dezembro, o Seminário de Líderes Rurais, com a participação de membros da diretoria e convidados. O encontro contou com o apoio do Sistema Faesc/Senar-SC e teve como objetivo apresentar os resultados das ações desenvolvidas ao longo do ano, além de promover o alinhamento das estratégias para o fortalecimento do setor agropecuário no município.

FAESC

|

17 de dezembro 2025

Seminário de Líderes reúne produtores e fortalece parcerias em Rio dos Cedros O Sindicato Rural de Rio dos Cedros realizou, no mês de dezembro, o Seminário de Líderes Rurais, em parceria com o Sistema Faesc/Senar-SC. O encontro reuniu dirigentes sindicais, produtores, técnicos e representantes de entidades locais para avaliar as ações desenvolvidas ao longo do ano, promover a prestação de contas e reforçar a integração entre as instituições que atuam no fortalecimento do meio rural no município.

FAESC

|

17 de dezembro 2025

Seminário de Líderes reúne produtores e debate desafios do campo em Major Vieira O Sindicato do Produtor Rural de Major Vieira realizou, no dia 12 de dezembro, o Seminário de Líderes Rurais, reunindo produtores, dirigentes sindicais e convidados no Centro Comunitário do município. O evento contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC e foi marcado por debates relevantes sobre temas atuais do meio rural, além da assembleia geral da entidade.

FAESC

|

16 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Ponte Serrada promove encontro com mais de 120 produtores O Sindicato Rural de Ponte Serrada promoveu, com o apoio do Sistema Faesc/Senar, no último dia 11 de dezembro o Seminário de Líderes Rurais e a Assembleia Geral Extraordinária da entidade. O evento reuniu associados e produtores rurais que fazem parte da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), totalizando cerca de 120 participantes.

FAESC

|

16 de dezembro 2025

Seminário de Líderes presta contas do ano e empossa nova diretoria do Sindicato em Campo Alegre O Sindicato Rural de Campo Alegre promoveu, no dia 10 de dezembro, o Seminário de Líderes e a Assembleia Geral da entidade, reunindo associados, lideranças rurais e representantes do Sistema Faesc/Senar/SC. O encontro marcou o encerramento das atividades de 2025, com apresentação de resultados, debate sobre ações estratégicas e a divulgação dos novos membros da diretoria para o próximo mandato.

FAESC

|

15 de dezembro 2025

Encerramento em Massaranduba reforça autonomia do Sindicato e crescimento do atendimento aos produtores O Sindicato Rural de Massaranduba realizou, recentemente, o evento de encerramento do ano, com recursos próprios, uma iniciativa que simboliza não apenas organização, mas também o crescimento da entidade e a força do trabalho desenvolvido junto aos produtores rurais.

FAESC

|

12 de dezembro 2025

Webinar debate oferta e demanda global e perspectivas para os mercados de milho e soja O Sistema Faesc/Senar promove, no dia 16 de dezembro, às 19h, um Webinar especial para debater o cenário global de oferta e demanda e as perspectivas para os mercados de milho e soja — dois pilares do agronegócio brasileiro.