ACESSAR O MENU

Mais uma turma de Florianópolis conclui o curso de Pescador Profissional

Mais uma turma de Florianópolis conclui o curso de Pescador Profissional
SENAR
25 de Setembro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Uma nova turma de Florianópolis concluiu o curso de Pescador Profissional e recebeu carteira e o certificado. A iniciativa foi oferecida pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Marinha do Brasil/Capitania dos Portos e Sindicato Rural de Florianópolis.

A cerimônia aconteceu neste mês, na sede da Capitania dos Portos, e marcou um momento especial para o futuro dos pescadores da região. Estiveram presentes Rodrigo de Araujo Cid Santa Rita (capitão de mar e guerra), Hélio Araújo (capitão de fragata), Rowan Antônio Aleodim de Vasconcelos (suboficial), Gilmar Antônio Zanluchi (superintendente do Senar/SC) e Susana Almeida (representando o presidente do Sindicato Rural de Florianópolis Erasmo Nei Tiepo).

Durante o ato, Gilmar Antônio Zanluchi cumprimentou a turma, reconheceu a importância das parcerias para o sucesso da iniciativa e salientou que a formação tem contribuído significativamente para a profissionalização de pescadores e maricultores do litoral. “Além de representar oportunidade de crescimento profissional, melhoria de resultados e segurança a esse público, a iniciativa também contribui para a formalização da atividade e desenvolvimento do setor”.

O presidente do Sindicato Rural de Florianópolis encaminhou uma mensagem parabenizando a turma pela conquista e destacando a relevância da qualificação profissional para o desenvolvimento da pesca na região.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a certificação amplia as perspectivas profissionais e contribui para o desenvolvimento seguro e sustentável da atividade pesqueira. "Estamos satisfeitos com essa parceria que oportunizou capacitar, desde 2017, dezenas de turmas formadas por pescadores e maricultores do litoral catarinense”.

O curso atende as competências exigidas para a inscrição de Aquaviário na categoria de Pescador Profissional (POP), no nível de habilitação 1. A metodologia de ensino tem como fundamento a formação por competência, que oportuniza ao aluno conhecimentos teóricos e práticos para o aperfeiçoamento de sua atividade profissional.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

Leia também

SENAR

|

27 de julho 2026

Dia de Campo fortalece apicultura e orienta produtores sobre formação de pasto apícola Atividade promovida pelo Sistema Faesc/Senar e pelo Sindicato dos Produtores Rurais de São Lourenço do Oeste, com o apoio do Sindicato Rural de Galvão, contou com orientações técnicas e demonstrações práticas

SENAR

|

27 de julho 2026

Manejo sanitário é tema de Oficina Técnica da ATeG no Oeste catarinense Um grupo de produtores rurais participou de uma oficina técnica sobre manejo sanitário de caprinos, realizada na propriedade de Silvio Bortoletti, na Linha Pelotas, interior de Arabutã, no Oeste catarinense. A atividade integrou as ações da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e foi promovida pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural de Concórdia. Este foi o primeiro evento da ATeG na área de caprinocultura na região.

FAESC

|

24 de julho 2026

Seminário fortalece liderança rural e debate desafios do agronegócio em Rio Negrinho Produtores rurais, dirigentes sindicais, técnicos, parceiros e representantes do setor produtivo participaram do Seminário de Líderes Rurais, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Negrinho, com apoio do Sistema Faesc/Senar. O encontro representou um espaço de diálogo e acesso a informações estratégicas para quem vive no campo.

FAESC

|

24 de julho 2026

Reforma tributária mobiliza debate em Santa Catarina Evento realizado pelo CRCSC, com apoio do Sistema CNA/Faesc/Senar reuniu especialistas para esclarecer os impactos das novas regras fiscais sobre o agronegócio

FAESC

|

24 de julho 2026

FAESC participa de capacitação sobre organização sindical patronal rural promovida pela CNA A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) esteve representada na capacitação sobre organização sindical patronal rural, realizada na quarta e quinta-feira, dias 21 e 22 de julho, em Brasília. A programação foi promovida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

FAESC

|

22 de julho 2026

FAESC orienta produtores sobre renegociação de dívidas rurais A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) orienta os produtores rurais catarinenses a iniciarem a organização dos documentos necessários para acessar as novas linhas de crédito destinadas à renegociação de dívidas do setor.

FAESC

|

22 de julho 2026

Sistema FAESC/SENAR e INSS capacitam equipes dos Sindicatos Rurais sobre Legislação Previdenciária O Sistema Faesc/Senar promoveu, em parceria com a Superintendência e as Gerências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), uma capacitação sobre “Legislação previdenciária e benefícios rurais”. Realizado na segunda e terça-feira, dias 20 e 21 de julho, em Florianópolis, o treinamento reuniu 53 profissionais de Sindicatos Rurais das regiões Sul, Planalto Serrano, Vale do Itajaí e Planalto Norte.

FAESC

|

21 de julho 2026

Produtor Rural: a força que move Santa Catarina e o Brasil Neste Mês do Produtor Rural, celebramos quem transforma dedicação, conhecimento e trabalho em alimentos que chegam diariamente à mesa de milhões de pessoas

SENAR

|

17 de julho 2026

Antônio Carlos celebra formação de dez turmas em Turismo Rural e lança turma da ATeG no setor O turismo rural ganhou visibilidade na noite da última quinta-feira (16), em Antônio Carlos, município localizado a cerca de 36 quilômetros de Florianópolis

FAESC

|

17 de julho 2026

FAESC alerta para as regras da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, recomenda que os produtores organizem antecipadamente os documentos e as informações necessárias.