- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
Quarenta e cinco alunos iniciaram na última semana o curso de Auxiliar Administrativo e Financeiro oferecido por meio do Programa Jovem Aprendiz Cotista, em Fraiburgo. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Fraiburgo e empresas rurais locais.
O programa visa profissionalizar adolescentes e jovens do meio rural, de 14 a 24 anos, com formação técnico-profissional para a inserção no mercado de trabalho. Na aula inaugural, o presidente do Sindicato Rural de Fraiburgo, Alceu Vitalino Baldissera, destacou a importância da iniciativa para a formação dos jovens. “Além de oportunizar o ingresso no mercado de trabalho de forma gradual, os alunos desenvolvem habilidades essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional”, ressaltou ao incentivar a turma para que aproveite essa valiosa oportunidade para iniciar a carreira profissional.
O supervisor regional do Senar/SC, Jeam Carlos Palavro, também falou sobre a relevância do curso, além de destacar a missão e as ações desenvolvidas pelo Senar/SC. A técnica em formação profissional do Senar/SC, Nayana Setubal Bittencourt, marcou presença, de forma virtual, e deu as boas-vindas aos jovens. Destacou a importância da iniciativa e explicou que o programa busca cumprir os três pilares essenciais do processo de aprendizagem: escola, trabalho e formação profissional.
De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, desde 2006, o Programa Jovem Aprendiz Cotista forma jovens talentos para o agronegócio. “Essa parceria entre o Sistema Faesc/Senar, Sindicato Rural e as empresas do setor produtivo demonstra o compromisso com o desenvolvimento catarinense. Ao oferecer oportunidades de aprendizado e crescimento profissional, o programa contribui para a qualificação de novos profissionais e fortalece o setor produtivo."
SOBRE O PROGRAMA
O programa conta com dois núcleos de atividades. O núcleo básico aborda temas como integração no trabalho, informática básica, gestão corporativa, comunicação oral e escrita, cidadania, matemática aplicada e segurança, saúde e higiene. Já o segundo núcleo inclui tópicos como informática avançada, operações comerciais e financeiras, atendimento ao cliente, noções de administração pessoal, matemática financeira e estatística, princípios da gestão de qualidade e contabilidade básica.
O Sistema Faesc/Senar fornece o material didático para utilização dos aprendizes e é responsável por ministrar as aulas teóricas. Já a prática profissional é de responsabilidade das empresas rurais contratantes dos aprendizes. As atividades são limitadas a quatro horas diárias, contabilizando 960 horas de curso em até dois anos de duração.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar: