ACESSAR O MENU

Programa Saúde do Homem Rural é realizado com sucesso em Tunápolis

Programa Saúde do Homem Rural é realizado com sucesso em Tunápolis
SENAR
26 de Novembro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Cento e sessenta homens participaram do evento do Programa Saúde do Homem Rural, realizado no município de Tunápolis, no extremo-oeste catarinense, na última sexta-feira (22). A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Itapiranga, com as Secretarias de Saúde e da Agricultura do município e com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU Santa Catarina).

O programa visa sensibilizar, informar e promover a conscientização sobre a saúde do homem em todas as fases da vida, abordando temas cruciais, desde a prevenção até o cuidado integral. A programação oportunizou transmitir informações valiosas, promover a troca de experiências e fortalecer a rede de apoio para que os produtores e trabalhadores rurais busquem cuidar do corpo e também da mente.

As atividades contemplaram palestras com o médico urologista Dr. Domingos Savio Bertoldi sobre câncer de pênis; com o médico urologista Dr. Alexandre Costa Lima sobre câncer de próstata e sobre hipertensão com a Dra. Natália da Silva, além de oficinas sobre vários temas e serviços de saúde como aferição sinais vitais, glicemia, atendimento com dentista, entre outros.

A solenidade de abertura contou com a participação do prefeito em exercício Loivo Francisco Zoz, da supervisora regional do Senar/SC Grasiane Viêra, da representante do Sindicato Rural de Itapiranga Máira Elisa Schmitt, da secretária municipal de saúde e bem-estar social Roseli Bonavigo, entre outras lideranças.

De acordo com Grasiane, muitos participantes relataram a satisfação com o programa. “Os relatos demonstraram que a iniciativa cumpre muito bem seu papel de conscientizar sobre a necessidade da adoção de hábitos saudáveis e a importância do diagnóstico precoce”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressaltou que o programa tem transformado a vida de trabalhadores e produtores rurais do estado. “Trata-se de uma ação que confirma o nosso compromisso com o cuidado à saúde no meio rural. Levar esses atendimentos ao campo é fundamental, pois a população rural masculina, muitas vezes, deixa para depois a busca por assistência médica em função da rotina intensa de trabalho ou pela falta de acesso aos serviços de saúde em locais próximos. O programa incentiva o cuidado à saúde e é uma satisfação saber que tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade de vida no campo”, pontuou Pedrozo.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

1 de junho 2026

FAESC manifesta preocupação com suspensão de medidas contra importação de leite em pó com prática de dumping A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) recebeu com preocupação a decisão do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex) de suspender a aplicação imediata de medidas antidumping sobre as importações de leite em pó provenientes da Argentina e do Uruguai.

FAESC

|

29 de maio 2026

Levantamento aponta estabilização dos preços de terneiros em duas regiões e queda em outras duas O mercado pecuário catarinense contabilizou, até o dia 27 de maio, 75 leilões em diferentes regiões do Estado, segundo o 12º levantamento parcial de preços dos leilões de terneiros e terneiras em Santa Catarina. O estudo, divulgado pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), conta com o apoio do Sistema Faesc/Senar e integra o programa de extensão Conexão Udesc e a Produção Animal.

SENAR

|

27 de maio 2026

Seminário da Assistência Técnica e Gerencial debate sustentabilidade e inovação na apicultura catarinense Evento reuniu produtores, técnicos, instituições parceiras e especialistas do setor para debater práticas sustentáveis. (Foto Divulgação)

FAESC

|

27 de maio 2026

Andreia Barbieri Zanluchi fala sobre Contratos Rurais Entenda a importância dos Contratos Rurais para a segurança jurídica no campo.

FAESC

|

25 de maio 2026

Seminário da Faesc debate economia, liderança e sustentabilidade no campo O cenário econômico brasileiro e seus reflexos sobre o campo foram destaques no Seminário Estadual de Líderes Rurais da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), realizado na última sexta-feira (22), em Florianópolis.

FAESC

|

25 de maio 2026

CNA divulga cartilha, vídeo e esclarece dúvidas sobre Reforma Tributária Conteúdos ajudam produtor rural a conhecer o tema e a se planejar.

SENAR

|

25 de maio 2026

SISTEMA FAESC/SENAR/SC leva 497 treinamentos a todas as regiões de SC em junho O Sistema Faesc/Senar/SC programou 497 treinamentos para junho em Santa Catarina. As atividades alcançam todas as regiões do estado e abrangem ações de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS), com foco na qualificação de produtores, trabalhadores rurais e famílias do campo.

SENAR

|

25 de maio 2026

Jovem de SC vivencia futuro do agro em intercâmbio nacional do SENAR O catarinense Cristiano Bordignon participou do intercâmbio técnico da 6ª edição do programa de Desenvolvimento de Lideranças CNA Jovem, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entre os dias 22 e 30 de abril. A missão percorreu os Estados da Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul, com programação que incluiu visitas técnicas, agendas institucionais e imersão em ambientes de inovação.