ACESSAR O MENU

Seminário Bovinocultura de Corte em Pamitos discute práticas para fortalecer a atividade

Seminário Bovinocultura de Corte em Pamitos discute práticas para fortalecer a atividade
SENAR
22 de Julho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Os principais temas que impactam a bovinocultura de corte foram destaques no Seminário promovido na última semana (17), em Palmitos (SC). A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Palmitos. O evento reuniu cerca de 70 pessoas entre produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Corte e associados da Associação de Pecuaristas.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Luiz Antonio Cavalleri, avaliou o Seminário de forma positiva e destacou que foi importante para a promoção de conhecimentos que ajudarão o produtor a otimizar as atividades de sua propriedade no dia a dia. “É orgulho ver que esse trabalho que estamos realizando em parceria com o Sistema Faesc/Senar está trazendo excelentes resultados. O seminário atendeu as expectativas com boas palestras e significativo número de participantes. Além disso, os supervisores do Senar e da ATeG nos dão muito apoio e é uma satisfação poder confirmar que o gado de corte em Palmitos melhorou muito”.

O dirigente também destacou a importante parceria com a Associação dos Pecuaristas. “Tivemos neste mês o 50º leilão de gado de corte. Vendemos mais de 30 touros e isso é resultado do trabalho da ATeG. Já é o quarto grupo do programa no município e observamos que a genética e a produtividade melhoraram muito. O nosso gado é um exemplo até para o estado e reforçamos que essa parceria é fundamental, pois permite trabalharmos realmente para o bem dos produtores”.

Cavalleri também ressaltou que o município já conta com um pavilhão de remate e mangueira coberta e, em breve, será firmada outra parceria. “O Sindicato dos Produtores e a Associação dos Pecuaristas investiram em um terreno para construir uma sede própria para as duas entidades. Queremos construir também uma sala para o laboratório e contamos com o apoio da Faesc”.

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a promoção de eventos, como esse seminário realizado em Palmitos, é fundamental para o desenvolvimento do setor, pois permitem aprimorar as práticas de manejo, ajudam a otimizar a produtividade e a promover a sustentabilidade da atividade. “Estamos satisfeitos com os relatos dos participantes do evento que avaliaram positivamente a programação e relataram os avanços nas propriedades após participarem da ATeG”.

ATEG

A ATeG é um serviço gratuito oferecido aos produtores rurais pelo Senar/SC. Seu foco é a geração de renda, melhoria da produção e da gestão rural de forma educativa. Os produtores são acompanhados periodicamente por um técnico de campo durante 24 meses, tempo mínimo necessário para avaliar os resultados da aplicação da metodologia.

O programa contribui para a evolução socioeconômica dos produtores, das famílias e da comunidade rural, além de promover a disseminação de tecnologias e práticas gerenciais para a produção de alimentos com respeito ao meio ambiente.

Santa Catarina atende 11 cadeias produtivas no Programa ATeG: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte; piscicultura e turismo rural.




Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Leia também

FAESC

|

29 de abril 2026

Especialista aborda os desafios e as perspectivas do mercado de milho e soja em webinar da FAESC e Safras & Mercado Os desafios e as perspectivas para os mercados de milho e soja foram destaques no segundo webinar do ano promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a consultoria Safras & Mercado, realizado nesta terça-feira (28).

SENAR

|

27 de abril 2026

Agroindústria familiar do Oeste conquista Selo Arte com apoio do Sistema Faesc/Senar O Apiário Três Coqueiros, do produtor Verno Luiz Lunesburger e família, de Maravilha, conquistou o Selo Arte – iniciativa que marca mais um avanço da agroindústria familiar no oeste catarinense.

FAESC

|

22 de abril 2026

Entidades do setor produtivo avaliam safra de tabaco nos três Estados do Sul O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis, Francisco Eraldo Konkol, representou a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) em uma série de visitas a empresas fumageiras no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.

FAESC

|

17 de abril 2026

A redução da jornada de trabalho e seus impactos no campo A proposta de redução da jornada de trabalho no Brasil tem gerado debates intensos em todos os setores produtivos. No campo, a preocupação é ainda maior.

FAESC

|

16 de abril 2026

FAESC

|

16 de abril 2026

Leilões de terneiros registram nova valorização e reforçam tendência de alta em SC Os preços dos terneiros em Santa Catarina mantêm trajetória de alta em 2026, segundo o mais recente levantamento do Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

FAESC

|

15 de abril 2026

FAESC alerta produtores sobre as novas alíquotas do FUNRURAL O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) orienta os produtores rurais sobre as mudanças nas alíquotas da Contribuição Previdenciária Rural sobre a comercialização da produção rural, conhecido como Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), conforme previsto pela Lei Complementar nº 224/2025.

FAESC

|

14 de abril 2026

CNA e FAESC promovem capacitação sobre Contratos Rurais A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) promovem, na quinta-feira, 7 de maio, às 9h30, o evento “Contratos Rurais”.

FAESC

|

14 de abril 2026

Conselho das Federações Empresariais de SC alerta para riscos da tramitação acelerada da escala 6x1 COFEM projeta impactos negativos na economia e adverte sobre potencial aumento da informalidade e de preços ao consumidor, além de falta de mão de obra