ACESSAR O MENU

Seminário Regional reúne produtores da ATeG Bovinocultura de Leite em Mafra

Seminário Regional reúne produtores da ATeG Bovinocultura de Leite em Mafra
SENAR
18 de Julho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Mafra, no norte catarinense, foi sede do Seminário Regional do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Leite. A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de SC), com a parceria dos Sindicatos Rurais de Campo Alegre, Joinville, Itaiópolis e Papanduva.

O evento, realizado na última semana no Parque Verde Vale, reuniu os grupos de produtores rurais da ATeG nos municípios de Papanduva, Itaiópolis, Mafra, Rio Negrinho, Campo Alegre e Joinville. Estiveram presentes os presidentes dos Sindicatos Rurais Márcio Tonin (Campo Alegre) e Mauro Kazmierczak (Itaiópolis), a supervisora regional do Senar/SC Carine Weiss, a supervisora técnica da ATeG Taiane Plautz Pscheidt e os técnicos de campo Edivaldo Dognani, Gabriel Ferreira Train e Sebastião Azevedo Neto.

O seminário marcou um importante momento para a troca de conhecimentos e experiências entre produtores, técnicos e especialistas em saúde animal. “As informações apresentadas são essenciais para que os produtores implementem medidas eficazes para o controle da mastite bovina, contribuindo para a melhoria da qualidade do leite e a rentabilidade da atividade leiteira”, frisou a supervisora regional do Senar/SC.

SANIDADE DO REBANHO

A supervisora Taiane destacou que a qualidade do leite está totalmente ligada à saúde e sanidade do rebanho. “Portanto, é fundamental que os produtores se preocupem em manter seu rebanho saudável, adotando boas práticas de manejo e higiene, fornecendo alimentação adequada e água de qualidade, além de garantir que os animais sejam tratados de forma tranquila e em um ambiente que proporcione bem-estar”.

A mastite clínica ou subclínica é a principal doença que acomete as vacas leiteiras e impacta diretamente na qualidade do leite, resultando em perdas produtivas e, consequentemente, trazendo muitos prejuízos tanto financeiros como com o descarte precoce de animais às propriedades.

A CCS (Contagem de Células Somáticas) é o teste que monitora as alterações celulares da glândula mamaria da vaca e é um balizador de saúde ou enfermidade. “Realizar o controle com o monitoramento da CCS é um grande passo para que o produtor reconheça os animais mais susceptíveis dentro do rebanho e, a partir disso, isole os agentes causadores (bactérias e/ou fungos)”.

Assim, de acordo com a supervisora técnica, é possível ser mais assertivo quanto ao tratamento, fazendo de forma segura e responsável o uso de antibióticos apenas quando necessário, visando que o uso indiscriminado favorece a proliferação de bactérias resistentes. “Além de toda informação técnica repassada durante o seminário, a interação entre os produtores foi muito rica”, salientou Taiane.

PALESTRAS

A programação contou com palestras sobre o “Impacto da mastite na saúde do rebanho e estratégias de prevenção, com a professora do IFC, Doutora Elizabeth Schwegler; “Coleta do leite para diagnóstico de mastite e resistência bacteriana” com a médica-veterinária Natany Zeithammer, do Laboratório Pró Vita; “Impacto Econômico e Gestão da Mastite” com o médico-veterinário Luis Fernando Moroz (gestor da Fazenda Frankanna e fundador da Cowtraining).



Leia também

FAESC

|

1 de setembro 2026

Programa Lar Legal Rural entrega 56 títulos de propriedades em Cunha Porã Cinquenta e seis produtores rurais de Cunha Porã, Extremo-Oeste de Santa Catarina, celebraram a regularização de áreas que, em alguns casos, aguardavam há anos pela documentação definitiva.

FAESC

|

1 de setembro 2026

Produtores de Faxinal dos Guedes recebem títulos do Programa Lar Legal Rural Produtores rurais de Faxinal dos Guedes receberam na sexta-feira (28) os títulos de seus imóveis por meio do programa Lar Legal Rural, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) e com a Prefeitura de Faxinal dos Guedes.

FAESC

|

31 de agosto 2026

Equipes dos Sindicatos Rurais do Grande Oeste catarinense recebem capacitação sobre DITR 2026 e Ganho de Capital Profissionais dos Sindicatos Rurais do Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina participaram, na última semana (de 25 a 27 de agosto), em Chapecó, do segundo treinamento promovido neste ano pelo Sistema Faesc/Senar sobre Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2026 e Ganho de Capital.

FAESC

|

27 de agosto 2026

José Zeferino Pedrozo destaca força da inovação brasileira na abertura do Startup Summit 2026 Presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae e do Sistema Faesc/Senar participou da abertura do evento, em Florianópolis

FAESC

|

26 de agosto 2026

Exportações demonstram protagonismo brasileiro no mercado global de carnes Webinar promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a Safras & Mercado aborda o “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado de Carnes e Leite”

FAESC

|

25 de agosto 2026

Secretaria de Agricultura e Pecuária, empresas públicas e setor agropecuário de Santa Catarina fazem os últimos preparativos para a Expointer Dentro de poucos dias, o Parque de Exposições Assis Brasil começa a receber os expositores para a 49a edição da Expointer, em Esteio (RS). A feira internacional, que será realizada entre 29 de agosto e 6 de setembro, é um dos maiores eventos agropecuários do continente e recebeu mais de um milhão de visitantes no ano passado.

FAESC

|

24 de agosto 2026

Programa Saúde no Campo promove nivelamento técnico sobre atenção psicossocial em Erval Velho Técnicos em saúde que atuam na região Meio-Oeste participaram de um nivelamento técnico do Programa Saúde no Campo – Fase II, realizado em Erval Velho. O encontro foi voltado à atualização profissional, à troca de experiências e ao alinhamento das ações desenvolvidas nas propriedades rurais atendidas pelo programa.

FAESC

|

24 de agosto 2026

Levantamento aponta preços dos touros comercializados em Santa Catarina O segundo resultado parcial dos leilões de touros em Santa Catarina foi divulgado nesta semana pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que acompanha os eventos realizados em diferentes regiões.

FAESC

|

21 de agosto 2026

Sistema FAESC/SENAR e Sindicato Rural de Rio do Sul valorizam agroindústrias na FERSUL 2026 Participação no espaço Origens do Alto Vale ampliou a visibilidade de produtos regionais e fortaleceu oportunidades de comercialização para pequenos empreendimentos rurais.

SENAR

|

20 de agosto 2026

Sistema FAESC/SENAR promove cerca de 520 treinamentos gratuitos em setembro Novas oportunidades de qualificação profissional e desenvolvimento social estarão disponíveis ao público do campo catarinense ao longo de setembro. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoverá, em parceria com os Sindicatos Rurais, cerca de 520 treinamentos gratuitos voltados a produtores, trabalhadores rurais e suas famílias.

FAESC

|

20 de agosto 2026

Sistema FAESC/SENAR capacita equipes dos Sindicatos Rurais sobre Declaração ITR 2026 e Ganho de Capital Com foco na qualificação das equipes e na excelência do atendimento aos produtores rurais catarinenses, o Sistema Faesc/Senar promoveu, em Florianópolis, a 1ª Capacitação sobre Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2026 e Ganho de Capital.

FAESC

|

20 de agosto 2026

Turismo rural transforma potencial das propriedades em novas fontes de renda ATeG do Sistema Faesc/Senar auxilia famílias catarinenses a planejar empreendimentos, qualificar serviços e aproveitar as oportunidades existentes no campo