ACESSAR O MENU

Senar/SC divulga lista com aproximadamente 450 cursos gratuitos em outubro

Senar/SC divulga lista com aproximadamente 450 cursos gratuitos em outubro
SENAR
26 de Setembro de 2023
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), e os Sindicatos Rurais do estado estão com as inscrições abertas para os cursos gratuitos do Programa de Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS) do mês de outubro. A programação contempla cerca de 450 capacitações e pode ser visualizada no site https://sistemafaesc.com.br/senar/agenda-de-treinamentos/. As inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural de sua região.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, salienta que a iniciativa beneficia produtores e trabalhadores rurais que querem aprimorar o conhecimento para aumentar a produtividade e desenvolver suas propriedades. “Estamos em constante processo de inovação para oferecer conhecimentos sobre as últimas tendências do setor produtivo nas mais variadas áreas. Com esses cursos e outras atividades de educação, formação profissional e assistência técnica que oferecemos, ao longo do ano, contribuímos para a geração de renda e para melhoria das condições de competitividade no mercado de trabalho do nosso público-alvo”.

De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, a Formação Profissional Rural contempla capacitações nas áreas de agricultura, agroindústria, aquicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril e relativas à prestação de serviços, pecuária e silvicultura. Na Promoção Social são oferecidos treinamentos focados na educação, organização comunitária, saúde, alimentação e nutrição, além de artesanato. “Os cursos de FPR e PS atendem às demandas levantadas pelos Sindicatos Rurais, cooperativas e parceiros do setor e visam fortalecer as atividades do campo, gerar renda e qualidade de vida”.

CONFIRA ALGUNS CURSOS DO MÊS DE OUTUBRO

A programação de outubro contempla cursos como: Derivados do leite; Emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural; Tratores forestais; Inseminação artificial em bovinos; Produção caseira de pães e biscoitos; Programa especial – inclusão digital rural – iniciação à informática e Processamento de Carne de Frango.

Também são oferecidos cursos nas áreas de Segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos – NR 31; Criação de abelha rainha; Motosserra – operação e manutenção no corte de árvores; Boas práticas de manipulação de alimentos; Operação e manutenção de roçadeiras e motosserra; Programa especial mulheres em campo; Fluxo de caixa da atividade rural; Empretec rural; Culinária de peixes e frutos do mar; Boas práticas de manipulação de alimentos; Controle agroecológico de pragas e doenças; entre outros.

Acesse e confira a lista completa de treinamentos: . " class="redactor-autoparser-object">https://sistemafaesc.com.br/se...; Inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural de sua região.

Leia também

FAESC

|

17 de agosto 2026

FAESC alerta produtores sobre o aumento das chuvas e risco de temporais com a intensificação do El Niño Previsão aponta volumes de chuva acima da média entre agosto e outubro, com maior risco de vendavais, enxurradas, inundações e deslizamentos em Santa Catarina

FAESC

|

13 de agosto 2026

Ação já percorreu o equivalente a 8,4 voltas no planeta para manter o campo limpo Em atividade desde o ano 2000, Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos já rodou aproximadamente 338 mil quilômetros, distância equivalente a 8,4 voltas ao planeta.

SENAR

|

12 de agosto 2026

Programa Saúde do Homem Rural reúne cerca de 170 participantes em São Martinho Iniciativa do Sistema Faesc/Senar e do Sindicato Rural local promoveu exames preventivos, palestras e atividades voltadas à saúde e à qualidade de vida no campo

FAESC

|

12 de agosto 2026

FAESC reforça importância de antecipar a Declaração do ITR A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta os produtores rurais para o prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) 2026.

SENAR

|

10 de agosto 2026

Projeto Peixe na Escola inclui pescado na merenda escolar Iniciativa inclui treinamentos para que cozinheiras aprendam técnicas de manipulação e preparo de receitas à base de tilápia

FAESC

|

10 de agosto 2026

Crédito para o agro JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

7 de agosto 2026

Mercado de terneiros encerra primeiro semestre de 2026 com valorização de 19% em Santa Catarina Levantamento contabilizou 85 leilões no Estado com preços médios que chegaram a R$ 16,01 por quilo para machos e R$ 15,47 para fêmeas

SENAR

|

6 de agosto 2026

ATeG Pecuária de Corte encerra turma com avanços em produtividade e gestão rural Encontro promovido pelo Sistema Faesc/Senar e pelo Sindicato Rural de Joaçaba apresentou resultados técnicos e econômicos alcançados pelas propriedades atendidas

SENAR

|

6 de agosto 2026

Dia de Campo aborda gestão, sanidade e diversificação na pecuária regional Evento realizado na Fazenda Monte Alegre, em Erval Velho, reuniu produtores, técnicos e lideranças para palestras e atividades práticas sobre bovinocultura de corte e de leite

FAESC

|

5 de agosto 2026

Webinar analisa perspectivas globais para os mercados de carnes e leite Evento promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a Safras & Mercado será no dia 24 de agosto, às 19 horas

SENAR

|

5 de agosto 2026

Saúde do Homem mobiliza comunidade rural em Santa Rosa de Lima Programa reuniu expressivo público para exames, avaliação de sinais vitais e palestras voltadas à prevenção de doenças e ao cuidado com a saúde

SENAR

|

4 de agosto 2026

Programa Saúde do Homem amplia acesso a consultas, exames e vacinação em Imbituba Ação promovida pelo Sistema Faesc/Senar e pelo Sindicato Rural de Imaruí reuniu produtores, familiares e lideranças em uma programação dedicada à prevenção e à qualidade de vida