ACESSAR O MENU

SENAR/SC leva serviços de saúde gratuitos aos homens do meio rural em Massaranduba

SENAR/SC leva serviços de saúde gratuitos aos homens do meio rural em Massaranduba
SENAR
04 de Junho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu recentemente uma ação do Programa Saúde do Homem Rural, em Massaranduba. A iniciativa contou com a parceria do Sindicato Rural do município e região, da Prefeitura Municipal e da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU Santa Catarina) e com o apoio de cooperativas e empresas do agro.

O evento, realizado no Pavilhão de Eventos de Massaranduba, envolveu 26 voluntários e reuniu mais de 100 homens do campo para um dia de conscientização, informação e serviços de saúde gratuitos. Ao todo, foram atendidos 78 homens, realizados 36 exames de colinesterase e 25 exames de PSA.

O objetivo foi conscientizar o público masculino rural sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de enfermidades, como o câncer de próstata, câncer de pênis, doenças sexualmente transmissíveis e sobre a importância do cuidado à saúde do homem. A programação contou com palestras dos médicos contratados pelo Senar/SC, Dr. Eduardo Selbach e Dr. Domingos Bertoldi, entre outros profissionais.

Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Massaranduba Jonas Morsch, o prefeito Odenir Deretti, o supervisor regional do Senar/SC Ricardo Costa, entre outras lideranças.

De acordo com Ricardo, o evento foi essencial para informar e conscientizar os produtores rurais de Massaranduba, com palestras sobre Câncer de Próstata, Câncer de Pênis, Câncer de Boca, Câncer de Pele e ainda transtornos psicológicos. “Tudo foi pensado para promover a prevenção dessas doenças e transmitir orientações de como proceder em casos mais avançados. O dia foi muito importante no aprendizado e troca de informações relativas à manutenção da saúde e melhora nos trabalhos diários dos nossos produtores rurais”.

O prefeito e o presidente do Sindicato Rural ressaltaram a importância da iniciativa para estimular o cuidado à saúde do homem do campo. Também comentaram que as parcerias são essenciais para atingir o objetivo das ações.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, frisou que a saúde das famílias rurais está entre as prioridades do Senar/SC. “A população rural geralmente tem acesso limitado a serviços de saúde. Nosso objetivo, tanto com o Programa Saúde do Homem Rural quanto com o Programa Saúde da Mulher Rural, que desenvolvemos anualmente com excelentes resultados, é contribuir para levar informação, saúde e qualidade de vida ao público do campo”.

O presidente salientou, ainda, que a adoção de hábitos saudáveis contribui para reduzir as chances de desenvolvimento de vários problemas de saúde, dentre eles, o câncer – considerado um dos mais graves e que preocupa pela alta incidência. “Mais uma vez reforço o orgulho por sermos pioneiros, em 2010, no Programa Saúde do Homem Rural, que agora é realizado com êxito em todo o País”, concluiu o dirigente.

SAÚDE DO HOMEM RURAL

O Programa Saúde do Homem Rural é promovido pelo Senar em todas as regiões do país. Em Santa Catarina, as ações atenderam 2.851 homens em 2023 e, desde 2010, contabilizam mais de 15 mil homens participantes.

Leia também

FAESC

|

21 de junho 2024

Sistema FAESC/SENAR promove reunião virtual sobre FGTS Digital O evento será direcionado às equipes de Sindicatos Rurais, produtores rurais e demais interessados.

SENAR

|

20 de junho 2024

Evento mobiliza produtores de ovinocultura de corte em Palmitos O objetivo foi apresentar a metodologia da Assistência Técnica e Gerencial, expor o cronograma de trabalho, apresentar o técnico que fará o atendimento (Cassio Lopes) e demonstrar as diretrizes da ATeG.

FAESC

|

19 de junho 2024

Investimento na melhoria genética proporciona evolução na cadeia láctea Apresentar os resultados obtidos com o melhoramento genético na bovinocultura leiteira. Com esse objetivo o Sebrae/SC e a Aurora Coop promovem nesta quinta-feira (20), uma missão técnica com visita em duas empresas rurais na região oeste catarinense. As ações de aprimoramento da cadeia láctea fazem parte do Programa Encadeamento Produtivo, que oportuniza conhecimentos e técnicas para melhorar a gestão do empreendimento, a avaliação de oportunidades e a inserção de inovações.

SENAR

|

19 de junho 2024

Processo seletivo para os cursos da rede e-Tec Brasil segue até 2 de julho Santa Catarina oferece vagas para os cursos gratuitos em cinco polos

FAESC

|

19 de junho 2024

Faesc quer aprimorar e ampliar o seguro para a atividade agrícola Seguro rural com ampla cobertura e custo acessível é uma antiga reivindicação do setor primário da economia brasileira e está na pauta do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) José Zeferino Pedrozo.

FAESC

|

17 de junho 2024

Levantados custos de produção de grãos em Campos Novos Campos Novos sediou o segundo painel do Projeto Campo Futuro 2024 em Santa Catarina, nessa quarta-feira (12), para o levantamento dos custos de produção de grãos (soja, milho 1ª safra e trigo). A iniciativa foi da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o apoio do Sistema Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais.

SENAR

|

17 de junho 2024

Programa Saúde do Homem Rural atende público do campo em Rio Rufino A iniciativa, que busca conscientizar os homens do campo sobre a importância da prevenção e o cuidado com a saúde, reuniu aproximadamente 250 pessoas, entre participantes, voluntários e lideranças.

FAESC

|

17 de junho 2024

Terceiro painel do Campo Futuro em SC levanta custos de produção de grãos em Araranguá A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o apoio do Sistema Faesc/Senar e do Sindicato dos Produtores Rurais de Araranguá, promoveu nessa quinta-feira (13) o terceiro painel do Projeto Campo Futuro 2024 em Santa Catarina. O objetivo foi levantar os custos de produção de grãos, com foco para o arroz. A programação no estado segue até agosto e envolverá seis cadeias produtivas em oito municípios.

SENAR

|

17 de junho 2024

Oficina ATeG em Itainópolis apresenta técnicas e manejos para apicultura no outono-inverno Reunir apicultores e compartilhar novas técnicas e manejos de outono e inverno para manter e melhorar as colmeias durante essa época do ano. Com esse objetivo o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado) e o Sindicato Rural de Itaiópolis, promoveram a Oficina Técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com foco para a apicultura.

FAESC

|

14 de junho 2024

FAESC apoia pedido da CNA para rejeição da MP do Equilíbrio Fiscal para o agro A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) orienta aos produtores rurais para que confiram a nota técnica, divulgada nesta quinta-feira (6), pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sobre o impacto da Medida Provisória 1.227/2024 para o agro e o produtor rural. A medida modifica a legislação tributária federal e, entre outros pontos, limita a compensação de crédito de PIS/Cofins.

FAESC

|

12 de junho 2024

Equipes dos Sindicatos Rurais aperfeiçoam conhecimentos em encontros virtuais Os dois primeiros encontros reuniram profissionais do oeste, meio-oeste e extremo-oeste, bem como do sul e da serra. O último aconteceu contou com representantes do vale do Itajaí e planalto norte.

FAESC

|

11 de junho 2024

Seguro para a atividade agrícola JOSÉ ZEFERINO PEDROZO, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)